F1, Testes de Barcelona: Penúltimo dia deixou excelentes indicações

Por a 8 Março 2018 18:38

1624 voltas. Mais 300 voltas dadas ao circuito da Catalunha em relação ao dia de ontem. Vettel pode ter sido o destaque do dia mas há motivos de satisfação um pouco por todo o paddock, embora uns mais que outros. Uma sessão que decorreu sem problemas de fiabilidade e apenas com uma Bandeira vermelha.

 

Vettel conseguiu o melhor tempo e o maior número de voltas dadas (quase empatado com Verstappen) e sai de Barcelona com a sensação de dever cumprido. Ao contrário de ontem, em que a Ferrari fez tempos menos exuberantes, hoje o final da manhã foi para Vettel e a Ferrari mostrarem que têm o suficiente para se bater com a Mercedes e a Red Bull, ao contrário do que Lauda disse. E não foi só em stints curtos que Vettel esteve em evidência. Na simulação de corrida pudemos ver que Vettel rodou o segundo de três stints  com uma média por volta de 1:22, baixando esse registo para 1:21 no último stint (ambos com médios), com uma nota para pontas finais ligeiramente mais rápidas o que pode mostrar que o carro italiano sabe preservar as borrachas. No geral um dia muito positivo para a Scuderia.

 

Mercedes e Red Bull apostaram em distâncias maiores. Bottas foi aquele que fez a simulação mais bem conseguida, tendo rodado no último dos três stints no 1:19, com médios. A regularidade e a forma como Bottas foi baixando os registos, enquanto o carro ficava mais leve é digna de nota. O trabalho de Hamilton deve  ter sido diferente do de Bottas, pois os seus tempos por volta não foram tão constantes quanto os de ontem.   Verstappen também acumulou muitas voltas mas na sua simulação de corrida não conseguiu ser tão regular quanto os pilotos acima mencionados e o ritmo ficou ao nível do Ferrari. Mas de realçar que nos 3 casos todos acabaram as “corridas” com tempos por volta abaixo do que vimos no GP do ano passado. Os três principais favoritos confirmaram hoje as suas credenciais.

 

McLaren teve finalmente um dia sem problemas e embora tenham ficado duas horas nas boxes durante a manhã, conseguiram o maior número de voltas num dia de testes, desde 2014. Vandoorne também fez simulação de corrida que foi interrompida pela bandeira vermelha, mas pudemos ver no geral ritmo menos conseguido até à parte final onde conseguiu tempos ao nível da Red Bull. Mais uma vez a base do chassis pareceu prometedora mas o que continua a complicar a vida à McLaren são os pormenores e hoje uma paragem desastrosa mostrou que ainda é preciso limar muitas arestas que podem custar muito caro.

 

Haas e Toro Rosso foram outros dos destaques do dia. Haas conseguiu o segundo melhor tempo e Magnussen confirmou em pista que o carro “nasceu” bem e parece mais estável que o antecessor. A distância de 1.2 seg para Vettel ainda é grande mas não será certamente esse o campeonato da equipa americana. A Toro Rosso teve outro dia imaculado e um terceiro lugar final nos tempos,, embora atrás de Magnussen, que usou borrachas mais duras para fazer o seu melhor registo. Há quem suspeite que a Honda tem usado um motor por dia mas para já é apenas uma suspeita.

Renault apostou no início do dia em trabalho de performance e viram-se tempo por volta mais baixos que até então. A equipa estreou uma nova asa dianteira e começa agora a mostrar um pouco mais a nível de tempos. O que se viu até agora é interessante e tem tendência a melhorar. Quartos e quinto na tabela de tempos são para já um bons indicadores.

Force India teve um dia com muitas voltas e pelo que se viu em pista, o carro tem uma boa base, mas precisa de mais para ser realmente competitivo. O carro apresenta o típico chassis da Force, com muita estabilidade, o que dá confiança aos pilotos mas falta algo, que deverá chegar com o novo pacote aerodinâmico em Melbourne.

Williams e Sauber são aquelas que para já parecem estar piores. A Sauber já admitiu que está numa fase de aprendizagem e o novo carro é ainda complicado de gerir quer para a equipa quer para os pilotos, e já são vários os casos de saídas de pista da Sauber, mas hoje o resultado final até nem foi mau, embora o 7º tempo feito com os pneus mais macios e pouca carga de combustível mostre a distância que a equipa ainda tem para a concorrência.

A Williams está a demorar a mostrar tempos por volta competitivos. Tem amealhado muitas voltas mas os tempos têm ficado um pouco aquém do desejado.  O piloto com o melhor tempo da equipa para já é… Kubica, seguido de Stroll e Sirotkin.  Hoje Stroll ficou a 3 segundos da frente mas o FW41 não deve ser máquina para estar tão distante dos outros. Será preciso esperar até Melbourne para entender verdadeiramente do que será capaz este novo carro.

Amanhã será o último dia de preparação antes do tão ansiado início do campeonato.

 

 

Resultados de hoje:

1) Vettel, Ferrari, 188 voltas, Hiper-macios – 1:17.182;

2) Magnussen, Haas, 153 voltas, Super-macios – 1:18.360;

3) Gasly, Toro Rosso, 169 voltas, Hiper-macios – 1:18.373;

4) Hulkenberg, Renault, 79 voltas, Hiper-macios – 1:18.675;

5) Sainz, Renault, 69 voltas, Hiper-macios – 1:18.725;

6) Vandoorne, McLaren, 151 voltas, Hiper-macios – 1:18.855;

7) Ericsson, Sauber, 148 voltas, Hiper-macios – 1:19.244;

8) Hamilton, Mercedes, 84 voltas, Médios – 1:19.296;

9) Bottas, Mercedes, 97 voltas, Médios, 1:19.532;

10) Kubica, Williams, 73 voltas, Super-macios – 1:19.629;

11) Perez, Force India, 159 voltas, Hiper-macios – 1:19.634.

12) Verstappen, Red Bull, 187 voltas, Macios – 1:19.842;

13) Stroll, Williams, 67 voltas, Ultra-macios – 1:20.262.

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chicanalysis
6 anos atrás

Há também que suspeite que a McLaren está a usar um chassis por dia (hoje até terão sido dois) mas são só suspeitas.
Não sabia (sinceramente) que as equipas podiam trabalhar nos carros a noite toda, pois só assim se explica que a STR tenha o carrinho pronto com um motor fresco todas as manhãs.
Alguém me pode confirmar?

2fast4u
2fast4u
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Parece-me mais provável que arrisquem em andar com uma configuração de motor que permita ser mais rápido. Como disse o Alonso, em Melbourne é que se vai ter a certeza do andamento do motor Honda. É que uma coisa é dar 40 ou 50 voltas, ou mesmo que sejam 100, outra é ter um motor que seja competitivo e aguente ao mesmo tempo 5 GPs mais treinos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Vou só deixar isto aqui:

10) Kubica, Williams, 73 voltas, Super-macios – 1:19.629;
13) Stroll, Williams, 67 voltas, Ultra-macios – 1:20.262.

Just sayin´

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

A questão aqui é se o Kubica estaria em condições físicas de aguentar as corridas inteiras porque em termos de velocidade e controlo do carro não há qualquer dúvida quem é melhor.

2fast4u
2fast4u
Reply to  jaguar-r1
6 anos atrás

Ele fez 73 voltas. Seriam suficientes para completar um GP…

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