F1, Sondagem: Qual o melhor estreante até agora?

Por a 17 Agosto 2025 10:45

A temporada de 2025 da Fórmula 1 trouxe uma das levas mais promissoras de estreantes dos últimos anos, com sete nomes em destaque, incluindo Franco Colapinto, que entrou na Alpine a partir da sexta prova. Uma excelente “colheita” que promete talento tanto para o presente como para o futuro.

Entre os rookies, Kimi Antonelli (Mercedes) e Isack Hadjar (Racing Bulls) têm-se destacado de forma consistente, tanto em qualificação como em ritmo de corrida. Antonelli, apontado como a maior promessa, já somou 64 pontos e conseguiu como melhor resultado o 3º lugar no Canadá. Sofreu uma queda de rendimento após uma atualização da Mercedes que piorou o carro, perdendo parte do ímpeto mostrado no arranque da temporada.

Hadjar (22 pontos), por sua vez, impressiona pela rapidez e consistência. Apesar de ter começado com um acidente na primeira corrida, pontuou pela primeira vez na terceira jornada e, desde então, tem-se tornado no piloto mais regular da Racing Bulls. O seu melhor resultado até agora é um 6º lugar em Mónaco, e o jovem piloto já foi associado à Red Bull.

Gabriel Bortoleto (Sauber) tem apresentado uma trajetória ascendente ao longo da época, impulsionado pelas melhorias no carro da equipa. Começou de forma discreta e com alguns erros, mas desde a atualização do seu monolugar tem sido um dos rookies mais consistentes, com destaque para o 6º lugar na Hungria.

Oliver Bearman (Haas) revela alguma inconsistência, mas também uma velocidade assinalável. De todos os estreantes, é talvez o menos regular, mas demonstra grande potencial. Com 8 pontos até ao momento e melhor resultado de 8º lugar na Austrália, Bearman mostra que, limando as arestas típicas da idade, poderá alcançar um nível elevado. Consideramos Bearman rookie, apesar de já ter feito três corridas em 2024.

Jack Doohan (Alpine) teve apenas seis corridas para mostrar o seu valor e acabou por não pontuar, sendo afastado para dar lugar a outro piloto relativamente inexperiente, Franco Colapinto, que já não se pode considerar rookie. O mesmo se aplica a Liam Lawson, apesar de ser a sua primeira época completa na F1 (já tinha 11 corridas feitas antes desta temporada), com um arranque demasiado curto na Red Bull e um trabalho de reconstrução de confiança ao longo da primeira metade do ano, com alguns sinais promissores nas últimas corridas.

O AutoSport desafia agora os leitores a eleger o melhor estreante da temporada até ao momento.

Fotos: MPSA e Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

5 comentários

  1. Cágado1

    15 Agosto, 2025 at 20:39

    Diria que tirando os pilotos da Alpine (cuja instabilidade não ajuda), todos têm estado bem para rookies. Hesito entre o Hadjar (para minha grande surpresa, que o considerava demasiado instável) e o Bortoleto (que tb está a exceder as minhas expectativas – já altas).

  2. Pity

    15 Agosto, 2025 at 20:42

    Neste momento, ainda é Hadjar. Levo em conta não só o desempenho, mas também o que o carro permite.

  3. [email protected]

    15 Agosto, 2025 at 23:59

    Com o carro que tem Antonelli deveria estar andando bem a frente dos demais rookies e não é o caso. Os destaques são realmente Hadjar, Bortoleto e Bearman. Bearman ainda precisa sim de mais consistência e Bortoleto se continuar nesta espiral ascendente pode até ser o melhor até o fim do ano, mas para mim até aqui, meu voto é no Hadjar.

  4. Danny Ric Fan Club

    17 Agosto, 2025 at 12:21

    É o Isack Hadjar.
    Podia ser o Antonelli, que até já tem um pódio – mas, como alguém disse antes de mim, com o carro que tem podia e devia fazer melhor. O Bortoleto é daqueles pilotos que são endeusados quando fazem um bom resultado, mas quando erram varre-se convenientemente o erro para debaixo do tapete. Está muito atrás da nulidade que é o companheiro de equipa no campeonato. O Bearman é bom mas inconstante, e não tenho dados suficientes para avaliar o Jack Doohan – a não ser o facto se ter ficado, sistematicamente, muito atrás do Gasly. O Hadjar é rápido, consistente e tem uma condução agradável de se ver, por isso é, na minha opinião, o melhor estreante até agora.

  5. Pity

    17 Agosto, 2025 at 12:57

    Tendo já dado o meu voto, que coincide com os restantes comentadores, devo lembrar que o Antonelli teve dois abandonos por problemas de fiabilidade, o que ajuda à sua má classificação no campeonato. Não justifica tudo, mas contribui.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado