F1: Som do motor Audi entusiasmou

Por a 21 Janeiro 2026 12:16

A Audi tornou-se a primeira equipa de Fórmula 1 a testar em pista o seu monolugar para 2026, o R26, oferecendo também uma antevisão do novo som dos motores que irão marcar a próxima era da categoria. Jonathan Wheatley, diretor de equipa, destacou a melhoria no tom sonoro das novas unidades motrizes, classificando-o como “realmente bom”.

Durante o evento de apresentação do Audi R26, vários membros da equipa sublinharam que o novo som dos motores é mais agressivo e envolvente. Uma das principais razões para esta mudança poderá ser a eliminação do sistema MGU-H, responsável por recuperar energia do calor dos gases de escape. Como o sistema de escape influencia diretamente o ruído produzido, a sua alteração terá impacto no som final, apesar de os motores continuarem a ser V6.

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto mostrou-se entusiasmado com a nova sonoridade, descrevendo a experiência como emocional e marcante. Já Nico Hülkenberg reconheceu que o som é diferente, mas preferiu reservar uma avaliação mais completa para depois de acumular mais quilómetros em pista.

Em 2026, a Audi será um dos cinco construtores de motores na Fórmula 1, juntamente com a Mercedes, Ferrari, Honda e a nova parceria Red Bull-Ford.

“Uma coisa que foi evidente no nosso shakedown é que o motor soa realmente bem. Esta geração de motores parece ter um som mais agressivo”, afirmou Jonathan Wheatley.

“É definitivamente mais agradável do que no ano passado. Quando liguei o carro e saí da garagem, senti-me emocionado. Pensei: ‘Isto é um momento incrível, vai fazer história’”, confessou Gabriel Bortoleto.

Nico Hülkenberg acrescentou que as novas unidades de potência “soam um pouco diferentes”, mas explicou que prefere avaliar melhor depois de mais tempo ao volante.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado