F1: Será desta, Ferrari?

Por a 11 Fevereiro 2020 17:00

2020 será de uma importância crucial para a Ferrari. A equipa continua a apostar tudo na reconquista do título, que tem escapado na última década.

É preciso recuar até 2008 para veremos o último título da Ferrari. Kimi Raikkonen foi o último homem a levar o tão desejado troféu para Maranello. Desde então, Fernando Alonso e Sebastian Vettel estiveram perto de o conseguir em algumas ocasiões, sem no entanto concluírem a tarefa com o sucesso desejado. De 2009 a 2019 a Ferrari foi vice-campeã por cinco vezes, três vezes consecutivas nas últimas épocas.

Não faltam recursos à Ferrari, nem talento dentro e fora de pista. Falta algo que tem sido o segredo do sucesso da Mercedes e que foi o segredo da Red Bull antes da era híbrida… estabilidade e rumo.

Na Ferrari temos visto algo semelhante a navegação à vista, com uma equipa que anda ao sabor da maré, com uma estrutura volátil e pouco estável. Desde 2009 que a Ferrari viu como líder, Stefano Domenicali, Marco Mattiacci, Maurizio Arrivabene e agora Mattia Binotto. Durante o mesmo período a estrutura da Red Bull manteve praticamente inalterada, com pontuais mudanças, mantendo Christian Horner, Adrian Newey e Helmut Marko como homens fortes e na Mercedes Ross Brawn começou o projeto, que foi continuado por Toto Wolff com a ajuda de Niki Lauda, lidando de forma impecável com a saída dos homens fortes da área técnica. Pode ser esta a grande diferença entre as três equipas que são consideradas atualmente as maiores da F1.

Na Ferrari temos visto capacidade técnica, evoluções interessantes, talento ao volante dos monolugares, mas tem faltado sempre algo. As constantes mudanças e alterações na estrutura chegaram ao ponto de Binotto afirmar várias vezes este ano que a Ferrari, equipa com mais anos de F1 do que qualquer outra equipa, é uma estrutura jovem, ainda a aprender.

A Ferrari apresentará hoje o seu novo monolugar, um conceito que apostará mais em apoio aerodinâmico, ao contrário do modelo anterior que apostou na velocidade de ponta. Ou seja, no último ano desta regulamentação, a Ferrari vai apostar num conceito diferente (mais uma mudança de rumo). A McLaren fez o mesmo em 2013 e foi o início de um ciclo negativo que só em 2019 começou a ser contrariado.

Não se pretende dizer que a Ferrari cometerá os mesmo erros da McLaren, mas sim apenas mostrar que a Scuderia tem um potencial tremendo, uma base de adeptos como mais nenhuma equipa, com uma paixão inabalável e ainda assim continua a cometer erros e a não definir o seu rumo. A saída de Arrivabene pode ter feito sentido, mas foi mal acautelada e obrigou Binotto a prestar atenção a demasiadas coisas, diminuindo a eficiência da sua ação, algo confirmado pela necessidade da Scuderia fazer novos ajustes. É esta quase incessante necessidade de mudar e ajustar chefias que tira o foco da equipa.

No ano passado o grande problema da Ferrari não foi o facto do carro ser fraco em curva, mas sim as más decisões estratégicas e desportivas. Antigamente também as evoluções não chegavam com a eficiência desejada, mas agora esse capitulo parece ter sido finalmente encerrado. Mas falta à equipa italiana marcar pontos de forma regular, evitar erros, manter a pressão sobre os adversários, mesmo em momentos menos positivos. Só assim a Ferrari poderá finalmente acabar com o reinado da Mercedes, que tem dado lições de como lidar com fases negativas e regressar mais forte.

O desafio de 2020 não é tanto o de colocar uma máquina competitiva ao serviço dos pilotos. Será acabar definitivamente com os erros, hesitações e ter uma época sem sobressaltos. Será evitar decisões que levem os pilotos a tomarem atitudes egoístas ou pouco ponderadas. Uma época que possa ser uma base sólida para receber as regulamentações 2021, que possa permitir à Ferrari capitalizar todo o seu potencial e finalmente fazer frente à Mercedes.

A Ferrari apresenta hoje o seu novo carro, mas os fãs têm a esperança que com a nova máquina, venha uma nova atitude e uma nova forma de pensar o futuro e que as inúmeras lições do passado tenham sido aprendidas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado