F1: Sem o limite orçamental a “Haas já não estaria cá”, diz Günther Steiner

Por a 8 Janeiro 2024 13:28

O responsável da Haas admitiu que o limite orçamental ajudou a sua equipa a manter-se na Fórmula 1, apesar de insistir que o aumento no valor máximo, e não abrangido pelo limite orçamental, para melhorar as fábricas das equipas (CapEX), não é a melhor solução para os problemas da sua estrutura. 

Steiner salientou anteriormente ter ficado surpreendido pela falta de melhoria do desempenho do VF-23, o carro da temporada de 2023, tendo a Haas terminado no último lugar do mundial de construtores e com vários problemas para resolver no seu monolugar tendo em vista a próxima época, mas mesmo assim, considera o chefe de equipa, é possível estar próxima da concorrência em 2024, em resultado do limite no valor a investir no desenvolvimento igual para todas as estruturas.

Sem o regulamento financeiro em vigor, a Haas podia ter fechado portas ou ter sido vendida, assegura Günther Steiner. “Em geral, sem o limite orçamental, penso que a Haas já não estaria cá”, disse Steiner no mais recente episódio do podcast KTM Summer Grill. “Tal como algumas outras equipas, porque a diferença era demasiado grande e tudo se resumia a saber quanto dinheiro se podia gastar”. 

Steiner voltou a referir que “2020 e 2021 foram anos muito difíceis” para a Haas, não sabendo se a equipa podia “continuar na Fórmula 1 ou não, mas em 2022, passamos a estar, não diria mega fortes, mas bastante fortes e queríamos construir a partir daí. No início de 2023, continuamos a trabalhar nesse sentido e voltamos bem, mas depois – não vos quero maçar com essa história – não tomou o melhor rumo, mas penso que o limite orçamental, em regra, é muito bom para a Fórmula 1”.O responsável da Haas salienta que não se “deve apenas ao limite de custos”, mas também à “distribuição mais equitativa dos prémios” da Fórmula 1.

Ao abordar o tema do CapEx, Steiner voltou a reforçar, que apesar de poderem investir mais nas fábricas do que inicialmente previsto, é preciso que as equipas tenham dinheiro para aproveitar a alteração regulamentar da FIA. E se isso for possível, melhorar as instalações vai requerer mais elementos para trabalhar nos diversos departamentos e esse custo – com o pessoal – é abrangido pela regra do limite orçamental, uma vez que é dinheiro gasto com as operações da equipa. Não sendo, na opinião do responsável da Haas, a melhor solução encontrada para fazer evoluir as infraestruturas das equipas.

Foto: Zak Mauger / LAT Images

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×