F1: Sam Michael pede mudanças mais profundas

Por a 13 Agosto 2019 16:00

O ex-director técnico da Williams e ex-director da McLaren falou sobre os possíveis impactos das mudanças na F1 em 2021.

O australiano acredita que será preciso fazer mais para que a competição fique mais apelativa, especialmente para o jovens fãs.

Michael defende que o regresso ao efeito solo é uma boa medida:

“O que eles [F1] estão a tentar fazer, acho que é bom”, disse Michael ao Speedcafe. “Suponho que através dos estudos realizados serão capazes de provar que melhoraram a capacidade dos carros de andarem mais perto. Se eles conseguirem será excelente. Seria lógico esperar então que isso melhorasse as corridas.”

No entanto Sam Michael acredita que a F1 nestes moldes, irá ser sempre tendencialmente aborrecida, pois num desporto tão evoluído tecnicamente, os engenheiros terão sempre muitas ferramentas que permitirão controlar as novas variáveis, que lhes serão colocadas e responderão como têm feito até agora. Se assim não fosse, os engenheiros não estariam a fazer o seu trabalho de forma correcta. O controlo quase absoluto da maioria das variáveis retira a imprevisibilidade desejada. Michael acredita que é preciso fazer mudanças mais profundas:

“Há duas coisas em que há dificuldade em mudar na Fórmula 1”, sugere, “uma é a ordem da grelha, porque é muito tradicional, tem sido assim desde o início da Fórmula 1, e a outra coisa é a distância da corrida.”

“Eu consideraria fazer isso [inverter a ordem da grelha de partida]. Eu também consideraria corridas sprint, potencialmente dividindo-as em duas, fazendo o que eles fizeram aqui nos Supercarros, onde eles efectivamente têm uma corrida de sábado e domingo, o que eu pessoalmente acho mais divertido.”

“Mas novamente isso vai contra o tradicional grand prix e faz uma rotura com os anos 50. Se continuarmos a tentar envolver os jovens no desporto e mantê-los entretidos, eles não terão a capacidade de concentração para ver um grande prémio de 300 quilómetros”, disse ele. disse. “Se eles assistirem, verão o início, e só ficarão entretidos se tivermos uma situação como o Grande Prémio da Alemanha, onde é imediatamente aparente que este será um grande prémio excepcional.”

“Mas será uma corrida em 20, o resto do tempo eles vão desligar. Se o automobilismo em geral, e F1 como o auge, quer continuar a atrair um público jovem, eles têm que fazer coisas para manter a sua atenção.

“O desafio existe para todos os desportos”, admite ele. ” Uma das coisas em que a F1 é muito boa internamente é a mudança. Todo o modelo de negócios da Fórmula 1 passa pela gestão de mudanças. Não importa se é o último no grid ou o primeiro no grid, se não se mudar e melhorar, morre-se.”

“O que é realmente notável sobre a Fórmula 1, embora internamente seja pró-mudança, [com mudanças a nível técnico], na verdade é muito má a aplicar essa filosofia ao desporto em si.”

“Eu acho que se conseguirem implementar a mentalidade [de mudança] interna real nas equipas de F1 para a parte desportiva, como um todo, a F1 transforma-se em 12 meses”, conclui. “Se eles não fizerem isso, correm o risco real a longo prazo no que diz respeito ao entretenimento que o desporto é capaz de dar.”

Será que a F1 precisa de uma mudança tão radical no seu formato para continuar a agradar aos novos públicos? Sebastian Vettel avisava para os riscos de mudar em demasia a F1, esquecendo o seu ADN. A F1 terá de encontrar o caminho certo, de forma a não perder fãs e trazer novos seguidores. Não é fácil este compromisso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado