F1: Sainz nunca conseguiu encontrar o equilíbrio certo no seu carro

Por a 5 Dezembro 2018 13:55

Carlos Sainz teve uma passagem algo atípica pela Renault. Não se pode dizer que o espanhol tenha estado mal, mas não mostrou todo o potencial que evidenciou na Toro Rosso.

O espanhol entrou na F1 sob a sombra de Max Verstappen. Todos olhavam já para Max como a futura estrela da F1 e muito esqueceram-se de olhar para o outro lado da box, onde Carlos Sainz dava os primeiros passos na F1, corria o ano de 2015. Verstappen evidenciou-se de forma clara, marcando 49 pontos, mas os 18 pontos de Sainz não podem ser menosprezados, pois o espanhol teve 8 abandonos, contra cinco de Verstappen.

Os dados estatísticos poderão enganar, mas Sainz mostrou qualidade no seu primeiro ano na F1 e assim continuou a fazer na Toro Rosso. A mudança para a Renault não foi pacifica, mas o piloto conseguiu mudar-se para uma equipa com mais recursos no final de 2017 e este a época de 2018 ao serviço dos franceses. Mas aí o cenário mudou um pouco de figura e Sainz não evoluiu como se esperava. Alternou boas exibições com fins de semana apagados e Nico Hulkenberg, voltou a ser o homem mais forte da marca do losango.

Sainz explicou alguns dos problemas que enfrentou, especialmente em qualificação:

“Quando se tratou de encontrar os limites do Renault, tive algumas dificuldades”, disse Sainz, quando questionado pela autosport.com. “Eu aplicava um pouco mais de pressão nos travões, e o carro ficava logo muito mais instável. É justamente isso que tentei corrigir durante o ano todo – tentando encontrar estabilidade quando tentei encontrar o limite do carro. Estou um pouco confuso com isso. Durante o ano todo foi uma espécie de jogo do gato e do rato em busca do equilíbrio certo. Jogamos muito com os set-ups para minimizar a situação, mas às vezes tive que fazer muitos compromissos para encontrar a estabilidade certa.”

“No geral, não consegui tirar 100% do carro e nunca me senti confortável na qualificação para extrair os últimos décimos. É verdade que em algumas sessões de qualificação consegui fazer um bom trabalho, e fui muito consistente; sempre na Q3, sempre muito perto do limite, mas nunca conseguindo encontrar o décimo que eu consegui tirar no Toro Rosso ou outros carros “.

“Houve altos e baixos durante a temporada, especialmente durante as qualificações”, disse ele. “Acho que durante as corridas eu sempre fui forte, sempre estive lá para marcar pontos. Portanto tenho duas opiniões sobre esta época. 

“Nos fins de semana em que poderíamos ter conseguido muitos pontos, como em Paul Ricard e no México, tivemos uma grande falha de fiabilidade que não nos permitiram ficar um pouco mais alto no campeonato e marcar mais alguns pontos. Eu sei que o que eu fiz a nível pessoal, é muito bom, mas estou desapontado por não ter encontrado aquela ligação com o carro que eu costumava ter na Toro Rosso ou na World Series, para ter um melhor desempenho na qualificação.”

Será Sainz capaz de mostrar mais do que fez na Renault, agora na McLaren, num cenário completamente diferente?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado