F1, Remi Taffin: “Estamos à frente da Mercedes e da Honda”

Por a 23 Janeiro 2020 13:15

 Remi Taffin, chefe do departamento responsável pelo desenvolvimento da unidade motriz da Renault, considera que apenas a Ferrari tem alguma vantagem sobre os franceses.

A Renault não tem tido vida fácil nesta era turbo-híbrida, com problemas no desenvolvimento da sua unidade motriz e dificuldade em apanhar os adversários. Mas nos últimos dois anos, os franceses têm feito bons desenvolvimentos na sua unidade e agora já têm argumentos ao nível de performance para se bater de igual para igual, embora a questão da fiabilidade continue a ser uma dor de cabeça.

Apesar disso, Taffin diz que apenas a Ferrari está na frente neste momento:

“Estamos numa batalha renhida com a Mercedes e a Ferrari no desempenho do motor”, avalia Taffin. “A Mercedes está um pouco atrás de nós, a Ferrari está um pouco à frente. A Honda está um passo atrás. Mas hoje já não falamos de diferenças de 50 quilowatts [68cv]. Com a Ferrari, a Mercedes e nós, temos entre cinco e dez quilowatts [13cv] de diferença. A Honda, talvez esteja 15 ou 20 quilowatts [27cv] atrás.”

Taffin confirmou que o programa de desenvolvimento de motores da Renault em 2019 foi afetado pelos problemas no Bahrein. Uma falha no MGU-K na unidade Renault do McLaren de Carlos Sainz foi seguida por problemas na unidade de Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo no Bahrein.

A Renault foi forçada a redesenhar o MGU-K: “Isso nos impediu-nos de construir um motor melhor. A última especificação que estreou em Monza estava prestes a ser aprovada quando esse problema aconteceu. Adiou a produção da versão C. Essa é a diferença entre a Fórmula 1 e o resto: não somos mais inteligentes, mas somos mais rápidos. O tempo é o nosso maior inimigo. Por outro lado, quando fizemos a análise das falhas, encontramos coisas que nos ajudaram no desenvolvimento do motor”.

Com este discurso parece algo estranho que a McLaren tenha resolvido deixar a Renault e juntar-se à Mercedes em 2021. A Renault neste momento apenas fornece motores à McLaren e em 2021 deixará de ter clientes. Assim, parece claro que a Renault terá de apresentar resultados, em especial no desenvolvimento do chassis.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado