/formula1/f1/f1-regresso-a-2021-pilotos-com-mais-dificuldades-em-ultrapassar-este-ano/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=f1-regresso-a-2021-pilotos-com-mais-dificuldades-em-ultrapassar-este-ano&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=f1-regresso-a-2021-pilotos-com-mais-dificuldades-em-ultrapassar-este-ano
F1: Regresso a 2021? Pilotos com mais dificuldades em ultrapassar este ano | AutoSport

F1: Regresso a 2021? Pilotos com mais dificuldades em ultrapassar este ano

Por a 23 Março 2023 14:58

É verdade que o número de ultrapassagens não é diretamente proporcional à qualidade de uma corrida, mas é também verdade que as ultrapassagens são um tempero importante no espetáculo. E este ano, o número de manobras tem sido reduzido e o problema pode estar nas mudanças feitas nos regulamentos técnicos do ano passado para este ano.

Muito se falou das alterações ao fundo dos carros para evitar que o porpoising, que foi tema central durante a primeira metade do ano passado. Essas alterações poderão ter originado truques das equipas que aumentaram a quantidade de ar sujo produzido pelos carros.

Um dos objetivos principais dos novos regulamentos implementados no ano passado era diminuir a quantidade de turbulência provocada pelos carros para assim facilitar as perseguições e melhorar o espetáculo. Mas no ano passado, as alterações ao regulamento técnico que exigiram uma subida de 15 mm das extremidades do fundo plano poderão, segundo a Auto Motor und Sport, estar a afetar esse objetivo.

Carlos Sainz afirmou no final da segunda corrida do ano: “Tive a sensação de que havia mais turbulência em pista. Quase parecia nos carros antigos”.

Charles Leclerc também admitiu o mesmo: “Eu poderia ter ido um pouco mais rápido, mas quando estava a menos de um segundo do Carlos, sentia a turbulência do carro à frente”. Assim, é possível que o “ar sujo” produzido este ano seja maior e afete a performance dos carros nas perseguições.

As extremidades dos fundos com complexos arranjos para criar vórtices de ar que selam o fundo dos carros poderá estar a comprometer a filosofia inicialmente pensada e a FIA poderá ter de intervir e pedir mudanças para minimizar esse efeito. A confirmar-se essa mudança, restará entender quando será feita… e quem vai sofrer mais com ela.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
leandro.marques
2 meses atrás

La se preparam eles para tentar premiar quem foi incompetente com mais uma decisão totó.

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
2 meses atrás

Sergio Pérez viu-se aflito.

Last edited 2 meses atrás by Cavaleiro do Asfalto
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1