F1: Red Bull já conquistou quase tanto com a Honda do que com a Renault na era híbrida

Por a 27 Novembro 2021 13:48

O balanço da parceria Red Bull / Honda é claramente positiva e em três anos com o fornecedor de unidades motrizes japonesas, a Red Bull conquistou quase tanto do que em cinco anos com as unidades motrizes da Renault.

A parceria Red Bull / Renault marcou os últimos anos dos V8, com esta dupla a dominar os últimos quatro anos, antes da entrada em cena das unidades motrizes híbridas. Mas a entrada na nova era não correu bem à Renault, que nunca conseguiu encontrar soluções para se tornar competitiva o suficiente para permitir à Red Bull chegar à Mercedes. O casamento de sonho azedou e deu em divórcio litigioso. A Red Bull usou de 2014 a 2018 unidades motrizes Renault, sem bem que de 2016 a 2018 fossem denominadas Tag Heuer, mas a relação estava destinada à separação, tal o coro de críticas das duas partes.

Entrou em cena a Honda, depois de um namoro feito pelo intermédio da Toro Rosso. O plano gizado por Ron Dennis para a McLaren iria ser aproveitado na Red Bull, com a Honda a encontrar um parceiro forte, mas ao mesmo tempo compreensivo das falhas nipónicas. Essa compreensão permitiu à Honda trabalhar mais e melhor (com menos pressão e publicidade negativa) e hoje em dia, os tempos em que os motores da Honda era apenas bons para o GP2 já são um passado que poucos querem recordar.

Os números são claros e, comparando apenas a era híbrida, a Red Bull teve quase tanto sucesso com a Honda do que com a Renault. As unidades francesas permitiram 57 pódios (cinco épocas), contra 43 da Honda (três épocas). No total foram 12 vitórias com unidades Renault / Tag Heuer, contra 27 vitórias com a Honda (para ja). Só este ano a Red Bull conseguiu 21 pódios até ao momento, o melhor registo neste capítulo, bem superior o melhor registo com motores franceses (16 pódios em 2016). No que diz respeito à classificação de final de época, a Red Bull já conseguiu o vice campeonato com a Honda (2020), tal como tinha conseguido com a Renault (2014 e 2016).

Muitos foram os céticos em relação à troca da Renault pela Honda e basta seguir os números para ver que os primeiros tempos não foram os melhores. Tirando o péssimo ano de 2015, com apenas conseguiu três pódios, a Red Bull conseguiu sempre pelo menos 12 pódios. O primeiro ano com a Honda deu nove, mas 2020 deu 13 presenças nos lugares que dão direito a champanhe, tantas quanto em 2017 e 2018 (com unidades Renault). A aposta revelou-se acertada e em três anos a equipa austríaca conseguiu subir o nível e desafiar a Mercedes. As relações são tão boas que, apesar da saída da Honda, a Red Bull vai ficar com uma unidade motriz competitiva, recebendo o “Know How” da marca japonesa. Apesar das dúvidas, a escolha da Honda foi crucial para o ressurgimento da Red Bull. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Honda Power
Honda Power
2 anos atrás

Este texto é a prova de que os números são usados como se quer… segundo o autor, a Renault teve mais conquistas que a Honda, só porque teve mais pódios. Portanto as 27 vitorias da Honda contra as 12 da Renault não tem valor. Portanto a Honda está sujeita a ser campeã de pilotos e construtores e continuar a ter menos conquistas do que a Renault… é que mesmo que nos últimos 2 GPs que faltam, a Honda nunca chegará aos podios conseguidos pela Renault. Numa palavra: ridículo.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A realidade é que a Renault conquistou 4 títulos com a RB – destaque para – com – a RB. Por mais que a RB tentasse vender que foi tudo o carro e outros que tais. Tal como com a Honda, estão a conquistar vitórias e pódios – juntos – e não é a RB a ter o mérito total nesses feitos. Aliás pergunto-me se Horner gostava que no final da temporada, se a RB/Honda perder o título de construtores e/ou o de Pilotos, se gostava que a Honda andasse pelo paddock e pela imprensa a dizer que a culpa… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
Honda Power
Honda Power
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Devias de colocar “off topic” antes do comentário… o texto é sobre a era híbrida…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado