F1, Red Bull: Finalmente de volta ao topo?

Por a 23 Março 2021 17:30

A Red Bull parece pronta para se atirar para a luta pelos títulos deste ano…

Desde há longas temporadas que a formação de Milton Keynes chega à primeira corrida impreparada e incapaz de ombrear de igual para igual com a Mercedes, mas nos testes que decorreram no Bahrein mostrou-se pronta para lançar um ataque à equipa de Brackley.

A Honda, no seu último ano na Fórmula 1, parece ter realizado um trabalho extraordinário na sua unidade motriz, antecipando para este ano o seu projecto de 2022, Mostra um bom salto ao nível de performance e uma fiabilidade aumentada.

No campo do chassis, o RB16B é um claro passo em frente relativamente ao seu antecessor, evidenciando um comportamento sem o nervosismo da traseira que se verificava em 2020, e um nível de apoio aerodinâmico elevado e consistente – parece que Adrian Newey voltou aos seus bons projetos – mostrando ser uma arma letal nas mãos de Max Verstappen.

Nunca na era híbrida a Red Bull tinha sido a mais rápida nos testes e nunca se apresentou tão bem preparada quanto este ano. Se do lado técnico as coisas parecem estar bem encaminhadas, do lado dos pilotos há também motivos para confiança. Verstappen é o “ponta de lança” mas este ano terá de lidar com um muito experiente e talentoso Sergio Pérez que vem para ajudar a colocar pressão na Mercedes. O primeiro contacto com a nova máquina foi positivo para o mexicano, que parece estar a integrar-se bem na equipa. Será a Red Bull capaz de verdadeiramente desafiar a Mercedes? Neste momento parece que sim, mas talvez seja melhor e esperar até o GP de Portugal para tirar conclusões mais sólidas. Mas sem dúvida que a Red Bull está agora melhor do que há um ano.

“É inegável que após o bom andamento no teste de três dias no Bahrein, parece haver algumas vozes entusiasmadas que afirmam que vamos acabar com o domínio de sete anos da Mercedes”, disse Christian Horner. “Mas tivemos uma análise dentro da equipa após o teste e é justo dizer que somos um pouco mais cautelosos nesse tema e não podemos subestimar a dimensão do desafio que nos espera em muitas frentes. Sabemos que a Mercedes não ganhou por engano durante os últimos sete anos; trata-se de uma equipa de qualidade, de classe, que será motivada a voltar forte.”

Portanto, não se pode tomar nada como garantido. E nesta fase é bom que tenhamos uma base sólida a partir da qual possamos desenvolver o carro, em vez de resolver um problema inerente. É claro que a Mercedes está a tentar afastar os holofotes de si própria, o que faz tudo parte do jogo, mas a realidade é que eles são os sete vezes campeões e cabe-nos  colmatar essa lacuna e lutar. Eles tiveram uma das suas épocas mais fortes no ano passado e o carro deste ano é uma evolução disso, por isso vamos ver o que todos nós temos no Bahrein.”

Naturalmente, a grande notícia durante o Inverno foi a chegada de Sérgio à equipa. Ele adaptou-se rapidamente e, apesar da sua experiência, é também um personagem descontraído. Ele sabe o que quer e tem 10 temporadas de F1 no currículo. Quanto ao Max, ele está em boa forma. Ele atingiu todos os seus objetivos de fitness no campo de treino de pré-época nas instalações da Red Bull na Áustria e está mais preparado do que nunca para o início da temporada.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
3 anos atrás

As temporadas anteriores era a Ferrari de pré temporada. Agora esta pré temporada, parece ser a Red Bull. Depois quando começa a contar…é a Mercedes a dominar.

Last edited 3 anos atrás by Roger M
Patucho10
Patucho10
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Pois realmente só conta mesmo quando começar a 1 corrida, esse foi sempre o problema da Ferrari as pre épocas, sempre muito fortes depois ups,.. um banho de realidade! Espero que não se passe o mesmo com a Red Bull, porque sinceramente gostava de ver mais competição na f1 e se aparecer uma nova equipa a lutar pelos primeiros lugares isso então ficava perfeito para os amantes desta modalidade,. Domingo a partir das 16:00H já podemos perceber se é Bluff ou é mesmo real os problemas com a Mercedes.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Uma coisa é certa, seja RB ou Ferrari no topo dos testes, vai sempre haver choro no fórum.

b-vilareshotmail-com
b-vilareshotmail-com
3 anos atrás

Até pode ser, que a Mercedes já vai com vários anos de dominio absoluto e nada é eterno, mas ao mesmo tempo já sabemos que “o primeiro milho é para os pardais”, que só quando os carros começam a correr na primeira prova ai sim começamos a ver a performance ao vir ao de cima… Quer a andar para a frente, quer a andar para trás 🙂 Mas claro quem não gostaria de ver mais pilotos a poderem lutar pelo título? Já cansa o Hamilton passear no parque sem o colega oferecer qualquer luta e os outros a terem o… Ler mais »

an19071747
an19071747
3 anos atrás

A RB nao tem potência para segurar a Mercedes em ritmo de corrida anda tudo a chonar comm aquelas rectas do Bahrein vao levar 0.3s por volta

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado