F1: Recordar Gilles Villeneuve

Por a 19 Janeiro 2021 10:15

Nem sempre o talento é recompensado com os louros merecidos. Nem sempre a determinação e a coragem acabam em vitória. Nem sempre a vida parece justa. Mas no final a justiça aparece de uma forma ou outra.

A história de Villeneuve é um pouco assim. Um talento enorme que não conseguiu reflectir esse talento em títulos. Mas que a justiça da vida e do desporto fez questão de compensar com um lugar na história do desporto motorizado.

Os números são injustos com o talento do canadiano. É certo que só venceu 6 vezes mas o que mostrava em pista era muito mais que isso. Uma força de vencer, uma capacidade de luta, uma vontade de ir cada vez mais rápido e uma espetacularidade que lhe rendeu muitos fãs. Muitos dirão que era vontade a mais. Que foi esse estilo, sempre agressivo, sempre no máximo que o impediu de ganhar mais vezes. Também teve o azar de conduzir carros que quase sempre eram muito inferiores aos dos rivais. Mauro Forghieri, que desenhou vários carros para a Ferrari afirmou que Villeneuve era capaz de colocar carros em posições onde não mereceriam estar.

Prost na altura disse que Gilles foi o “último grande piloto. Nós somos apenas bons profissionais”.

“Nenhum ser humano é capaz de fazer milagres, mas Gilles faz-nos desconfiar disso” disse Jaques Laffite.

Para a história fica o talento de um piloto que nunca conseguiu ganhar o merecido título, talvez por ter sempre conduzido no limite. E naquela altura o limite era muito estreito, a margem de erro era mínima e o erro pagava-se muito caro. Ainda assim o canadiano nunca deixou de acelerar. Para além disso será sempre lembrado como um homem de bom carácter, simpático e embora muito competitivo, sempre leal com os adversários. Gilles Villneuve será sempre um dos grandes nomes da F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
3 anos atrás

Gilles Villeneuve foi o piloto que gerou a minha paixão pela F1. Em 1980, quando comecei a ver as emissões em directo, eu interessava-me pela F1; depois de reparar no que Villeneuve fazia com o Ferrari 126CK, passei a ser um tifoso completo. Gilles Villeneuve recebe a apreciação que lhe é devida porque viveu e pilotou numa época em que o piloto era importante. Se fosse hoje, Villeneuve teria sido despedido da Ferrari, toda a gente o ridicularizaria pelos erros nas redes sociais e acusá-lo-iam de ser um fraco e mau piloto por ter aceitado ser o n.º 2 do… Ler mais »

necax007
necax007
3 anos atrás

Um piloto tão rápido, tão mágico, que é quase unanime o preferido de toda a minha geração. Foi a par de Senna e de Stefan Bellof, os pilotos que mais emoção me causavam. Infelizmente tiveram os 3 o mesmo destino. Não posso dizer que o canadiano foi o melhor de sempre. Não o será certamente porque não conquistou títulos. Mas conquistou o coração de todos os que o viram correr. Usando as palavras do meu pai, o meu companheiro de sempre de F1: “Este canadiano só ao entrar no carro, mete-lhe mas 50 cavalos!”

necax007
necax007
3 anos atrás

Um piloto tão rápido, tão mágico, que é quase unanime o preferido de toda a minha geração. Foi a par de Senna e de Stefan Bellof, os pilotos que mais emoção me causavam. Infelizmente tiveram os 3 o mesmo destino. Não posso dizer que o canadiano foi o melhor de sempre. Não o será certamente porque não conquistou títulos. Mas conquistou o coração de todos os que o viram correr. Usando as palavras do meu pai, o meu companheiro de sempre de F1: “Este canadiano só ao entrar no carro, mete-lhe mais 50 cavalos!”

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado