F1: Que equipas poderão receber Daniel Ricciardo?

Por a 24 Agosto 2022 16:30

Olhando para o mercado de pilotos, Daniel Ricciardo não tem propriamente um “cardápio” apetitoso para a escolha da sua próxima equipa. O australiano e a McLaren chegaram a um entendimento e Ricciardo deixará de ser piloto da equipa em 2023, abrindo as portas a Oscar Piastri, que deverá ser o piloto que se segue… se o imbróglio legal o permitir.

Ricciardo não tem muitas escolhas interessantes pela frente e para se manter na F1, terá de dar forçosamente um passo atrás. Red Bull, Ferrari, Mercedes e Aston Martin nem sequer são hipóteses, pois já têm as duplas acertadas para a próxima época. Alpha Tauri também não deverá ser o destino, pois implicava voltar ao reino da Red Bull, o que não parece viável. Assim, sobram quatro hipóteses para Ricciardo: Alpine, Alfa Romeo, Haas e Williams.

A Alpine poderá ser a hipótese mais forte. Apesar do divórcio surpreendente (ainda no tempo da Renault) para rumar à McLaren, Ricciardo saiu da equipa francesa com nota positiva e a sua postura nunca foi colocada em causa. Deu sempre tudo pela equipa e conseguiu bons resultados. Assim, a Alpine pode ser a hipótese mais forte. Até porque muito mudou na Alpine desde a sua saída e um regresso não teria uma carga emocional tão forte. Mas há ainda o “caso Piastri” por resolver, com a Alpine a querer levar o caso a tribunal, o que pode atrasar as negociações e Ricciardo não pode perder o comboio, pois há poucos lugares disponíveis.

A Alfa Romeo é também uma hipótese interessante. Com Valtteri Bottas assegurado para o futuro, Zhou Guanyu, que está a fazer uma boa época, pode ver o seu lugar a ficar em risco. Zhou tem muito dinheiro, mas Ricciardo traz experiência e talento, pelo que uma troca, no plano desportivo, seria bem-vinda. A Alfa já mostrou potencial para fazer mais e melhor, mas tem faltado fiabilidade. Ao nível de ritmo puro, a Alfa podia e devia estar mais acima na tabela. Assim, seria uma hipótese interessante para o australiano. Mais ainda, com o anúncio da parceria com a Audi, Ricciardo poderá olhar a longo prazo com a estrutura suíça, apesar de ter 36 quando a marca alemã entrar na F1. Mas a Alfa é uma boa opção para Ricciardo e Ricciardo é uma opção muito apetecível para a Alfa, mesmo que Zhou esteja bem.

A Haas seria sempre uma solução de recurso para Ricciardo. Apesar de ter evoluído bem este ano, não mostra capacidade de crescer como equipa e enfrenta sempre os mesmo problemas de falta de orçamento. Apenas um projeto mais interessante poderia convencer Ricciardo a apostar na Haas, o que para já não parece o caso.

A Williams também poderá piscar o olho a Danny Ric, mas, tal como a Haas, o projeto tem alguma “falta de sal”. A Williams não conseguiu sair do fundo da tabela e embora tenha evoluído, está ainda longe de poder garantir pontos de forma consistente. Para Ricciardo optar pela Williams, Alpine e Alfa Romeo teriam de estar de portas completamente fechadas. Mas talvez tenha alguma vantagem sobre a Haas neste capítulo.

Assim, Ricciardo será o alvo da luta das equipas do meio / fundo da tabela. Um piloto com a capacidade e a experiência de Ricciardo seria uma mais-valia tremenda, dentro e fora de pista. Alpine e Alfa Romeo parecem ser as candidatas mais lógicas, mas neste mercado já vimos mudanças pouco lógicas, pelo que tudo pode acontecer. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado