F1: Quanto pesa a inovação da McLaren?

Por a 20 Outubro 2022 18:22

Foi anunciada hoje uma inovação que será implementada nos monolugares da McLaren nos treinos até ao final do ano. Um par de painéis dinâmicos que permitirão mostrar publicidade e alterar o que é mostrado segundo a vontade da equipa. Esta tecnologia está a ser desenvolvida e poderá ser implementada a tempo inteiro a breve trecho.

Este já é um projeto antigo que vem sendo desenvolvido pela Seamless Digital, uma subsidiária da Silverstone Paint Technology (SPT), responsável pelas tintas aplicadas na grande maioria dos carros de F1 da atualidade. O projeto vem desde os tempos da Manor, numa altura em que o CEO da SPT pensou numa solução que permitiria apresentar vários patrocinadores sem a necessidade de remover e recolocar autocolantes, numa equipa que tinha dificuldades em encontrar patrocinadores principais e em que os patrocinadores tinham uma presença algo pontual. A Manor, entretanto, acabou, mas a ideia continuou e a Seamless Digital foi desenvolvendo o produto, com o apoio da McLaren, que detém agora a exclusividade.

Mark Turner CEO da SPT explicou o que foi feito:

“Já trabalhamos com 70% da grelha, fornecendo pinturas de desempenho e revestimentos estéticos, por isso estamos sempre a procurar reduzir a massa ou melhorar o acabamento superficial”, disse Turner, citado pelo autosport.com. “Conhecemos bem o que é a procura de uma massa aceitável. Assim, desde os trabalhos de pintura mais pesados de 2021, que eram de mais de três quilos, estão agora reduzidos a cerca de 1000 gramas. Isso deu-nos o ponto de referência como a nossa métrica para o que parece ser o sucesso deste sistema. Assim, com o sistema [dinâmico] na McLaren, falamos de cerca de 200 gramas. Mas continuamos a iterar o design”.

A Seamless Digital também analisa o funcionamento do sistema em capacetes no futuro – onde os painéis podem ser muito menores.

“Nos capacetes são 16 gramas de massa total do sistema”, diz Turner. “Isso é apenas uma pequena percentagem do que o capacete leva em tinta – e isso inclui a cablagem e a eletrónica de controlo que produzimos internamente. O consumo de energia é também realmente baixo. E tudo isso pode ser integrado sem prejuízo para a aerodinâmica. Os painéis também tiveram de ser alimentados para não consumirem indevidamente nada do carro.”

“Poderíamos ter painéis de 90cm por 50cm, mas não pensamos que essa seja uma forma eficiente de fazer as coisas. Por isso, não prevemos ter grandes áreas como uma tampa de motor repleta de painéis. Mas o que se quer fazer é ver como se integra isto sem problemas na pintura, tê-la como parte da pintura, e analisar onde é que ela é melhor aplicada numa perspetiva de desempenho.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

A McLaren sempre na crista da onda, quando se trata de inovação revolucionária. De recordar que foi a primeira a usar a fibra de carbono, e a ter o chão da box sempre limpo.

Last edited 1 ano atrás by Pity
RedDevil
RedDevil
Reply to  Pity
1 ano atrás

Não é bem “na crista da onda”… é uma inovação que não vem acrescentar nada… aliás… este tipo de inovação deixa-me algumas dúvidas em relação ao futuro da F1… possivelmente, deixará de ser uma “competição” e passará a ser um “entretenimento”…
E ter “o chão da box sempre limpo”… é apenas não ser “porco”… também não é inovação… no entanto… “ser porco” será sempre “moda”…
PS – Gostava mesmo era de ter a “velha” McLaren (e Williams) dos anos 80…

Pity
Pity
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

O chão da box limpo não tem a ver com ser porco, mas sim por ser mais fácil detectar qualquer fuga de fluídos dos carros.
Quanto à inovação, acrescenta sim, basta ler com atenção a explicação dada no texto.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Pity
1 ano atrás

Sim… e o chão das “oficinas portuguesas” cheio de óleo queimado e beatas… se não é porque são porcos… é para detectar o quê?
O ambiente oficinal(industrial) “limpo e arrumado” é uma realidade muito anterior à existência da McLaren… pode ler um bocadinho sobre a história da Toyota e do Kaizen…
Achei piada foi o facto da McLaren ter “300” coisas em que foi brilhante na F1 e a Pity gosta é de paineis publicitários e “soalho flutuante”…

Pity
Pity
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Está a desconversar, paciência.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Pity
1 ano atrás

Não… não estou…
Apenas, não gosto de coisas que estão relacionadas com “publicidade” e “show off”… e vejo a F1 actual a cair muito para esse lado… e quando vejo fans de f1 a dar apoio a essas tretas… armo-me em “estúpido”…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado