F1: Quando Toto Wolff quase morreu no Nordschleife
Antes de se tornar num dos melhores chefes de equipa da F1, Toto Wolff tentou ser piloto de competição, mas aprendeu da pior forma que para chegar ao topo, é preciso ser muito bom. O Nürburgring Nordschleife foi palco da última corrida do austríaco.
Em conversa no BBC’s Desert Island Discs, Wolff recordou o aparatoso acidente de 2009 em que temeu pela sua vida:
“Dizia-se que só os locais podiam ser realmente rápidos”, disse Wolff. “E havia profissionais que tinham muito sucesso a nível internacional, que conduziam no Nordschleife e nunca conseguiam aproximar-se dos locais. Por isso, disse a mim próprio, ‘vou mostrar-lhes que consigo bater os recordes’ . O Niki [Lauda] teve lá o seu acidente grave, quando quase morreu nas chamas. Ele disse-me: ‘Não sejas estúpido. Ninguém quer saber do tempo por volta no Nordschleife. Podes matar-te’.”
“O carro nunca me pareceu estável, havia qualquer coisa, os pneus não eram suficientemente bons para este tipo de downforce”, acrescentou. “E, eventualmente, quando fui para a corrida, comecei a volta e senti que algo estava errado. Foi aí que percebi que é preciso ser profissional, devia ter parado a volta e regressado às boxes.”
Seguiu-se um acidente, depois de um furo, em que os sensores registara 27G, batendo nas proteções da pista a mais de 300km/h:
“Estava gravemente ferido mas, instintivamente, desliguei-me do rádio e saí. Encontraram-me atrás dos rails, com o capacete posto, deitado na relva. Pensei que estava morto. Pensei que se isto acabasse em paralisia, seria a ideia mais estúpida da minha vida. Lembro-me de ter sido levado para o hospital, de ter feito uma ressonância magnética e de ter dito a uma enfermeira: ‘Diga-me se está tudo bem com a minha coluna. O médico disse: ‘Tem algumas fraturas, mas a medula espinal não está afetada’.
Foram 15 minutos horríveis [à espera de notícias]. E sim, foi nesse momento que disse a mim próprio, nunca mais [para] as corridas de competição.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






