F1: Quando terminam os contratos com os atuais circuitos do calendário?
Com o arranque das obras para modernizar o circuito de Monza – realizou-se hoje a cerimónia oficial – os italianos tentam manter duas provas no calendário da Fórmula 1, apesar de todo o interesse que existe em torno da competição. São muitos os promotores que querem receber o mundial e alguns com argumentos muito fortes ou bolsos muito fundos.
Em Espanha, Madrid quer organizar um Grande Prémio num traçado citadino, deixando de parte o circuito permanente de Jarama – a norte da capital – mas ainda não é uma realidade, porque o processo não está a ser bem conduzido, segundo Carmelo Sanz de Barros. Mesmo que assim seja, o Circuito de Barcelona-Catalunha tem acordo com a Fórmula 1 até ao final de 2026.
Mais pressionado para manter o seu lugar no calendário, como tem acontecido nos últimos anos, continua a Spa-Francorchamps, mesmo que os contratos de Suzuka e Silverstone estejam mais perto do final, sem confirmação de qualquer renovação. São duas provas emblemáticas para a competição: a primeira continua a ser a ‘casa’ da Honda, que se manterá na F1 após 2026 e consegue sempre apresentar uma multidão em cada GP; o segundo circuito é o berço da própria competição mundial e não fazia sentido não organizar uma prova no Reino Unido, onde a maior parte das equipas têm a sua sede, ou procurar outro circuito para substituir Silverstone.
A terminar em 2025, o contrato com Spa-Francorchamps pode ser mais difícil de renovar, pelo menos com corridas anuais. É muito falado para ser um traçado que pode receber a F1 de dois em dois anos.
Os circuitos com contratos mais longos são o Barém e a Austrália, mas o traçado citadino de Las Vegas, que se estreou este ano no calendário, deverá receber a competição durante mais 10 anos depois de terminar o atual acordo comercial. 2025 é ainda, oficialmente, a data final de contrato – depois de três provas organizadas – mas há um plano para a renovação a longo prazo.
Confira a tabela seguinte:
| GP | Circuito | Final de contrato |
| Japão | Suzuka | 2024 |
| Grã-Bretanha | Silverstone | 2024 |
| Bélgica | Spa-Francorchamps | 2025 |
| Mónaco | Monte Carlo | 2025 |
| Itália | Monza | 2025 |
| México | Hermanos Rodriguez | 2025 |
| Itália | Imola | 2025 |
| Países Baixos | Zandvoort | 2025 |
| China | Xangai | 2025 |
| EUA | Las Vegas | 2025 (plano para se manter durante mais 10 anos) |
| Azerbaijão | Baku | 2026 |
| EUA | COtA, Austin | 2026 |
| Espanha | Barcelona | 2026 |
| Singapura | Marina Bay | 2028 |
| Áustria | Red Bull Ring | 2030 |
| Brasil | Interlagos | 2030 |
| Abu Dhabi | Yas Marina | 2030 |
| Arábia Saudita | Jidá e futuro circuito de Qiddiya | 2030 |
| Canadá | Montreal | 2031 |
| EUA | Miami | 2031 |
| Hungria | Hungaroring | 2032 |
| Catar | Lusail | 2032 |
| Barém | Sakhir | 2036 |
| Austrália | Albert Park | 2037 |
Foto: Ryan Pierse/Getty Images/Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Leandro Marques
8 Janeiro, 2024 at 18:15
Por favor não deixem cair Spa, Monaco, Suzuka e Monza. Podem rodar todos os que quiserem mas estes deveriam ser sempre permanentes. O do uk, devido aos lobbies, nunca cairá.