F1, Q&A Lando Norris: “Foi apenas mais um fim de semana em que vim para vencer”
O piloto britânico da McLaren, Lando Norris, mostrou-se radiante após vencer o Grande Prémio de São Paulo. Norris falou sobre o seu desempenho, as dificuldades sentidas e o que espera das próximas corridas.
P: Quão satisfeito se sente este domingo à noite?
R: “Estive bastante satisfeito durante todo o fim de semana, honestamente. Foi um ótimo dia e um ótimo fim de semana no geral. Diria que foi desafiante. Foi difícil na pista, mas isso torna tudo melhor.
Penso que foi uma corrida bem executada: bom arranque, boas paragens nas boxes, boa estratégia, ritmo decente. O ritmo não foi tão bom quanto eu gostaria, por isso há algumas coisas a analisar, mas, de resto, em todas as sessões em que precisava de estar no topo, estive. Foi por isso que vim ao Brasil. Estou muito feliz.”
P: Mencionou que teve algumas dificuldades neste fim de semana. Quais foram elas, tendo em conta o seu domínio?
R: “Quer dizer, acho que todos nós… somos pilotos, então vamos sempre reclamar de alguma coisa! O equilíbrio do carro estava complicado — tenho a certeza de que os outros disseram o mesmo.
Na semana passada, quando estava mais satisfeito com o equilíbrio, ganhámos por 30 segundos; neste fim de semana, ganhámos por 10, e o Max estava a aproximar-se rapidamente.
O ritmo não estava noutro nível, e nós definimos padrões altos, como equipa. Ganhar por 10 segundos — vou parecer um idiota a dizê-lo — mas queríamos um pouco mais. Tive de lutar bastante com o carro para conseguir esses 10 segundos. Foi mais complicado do que gostaria, mas estou muito feliz com o resultado e orgulhoso de toda a equipa pelo trabalho que fizeram.”
In it together 🧡#McLaren | #BrazilGP 🇧🇷 pic.twitter.com/4LT1MKVGN6
— McLaren (@McLarenF1) November 9, 2025
P: O ritmo com os pneus médios foi muito bom. Como se comparou com o ritmo dos macios?
R: “Não foi tão bom. Mesmo o último stint não foi tão forte. Achei que o primeiro stint foi muito, muito bom — e foi também quando tinha pneus em melhor estado em relação aos outros.
O meu último conjunto de médios já tinha sete ou oito voltas de uso, por isso não foi tão eficaz como um conjunto novo. Ainda assim, o ritmo com os médios durante todo o fim de semana foi excelente; com os macios, aceitável. Com os duros, não sei — nunca os usei. Há sempre pequenas coisas a melhorar. Como equipa, procuramos sempre formas de evoluir, especialmente quando lutamos por vitórias e campeonatos. Temos de procurar todos os detalhes.
Definitivamente senti-me melhor com os médios, mas veremos o que conseguimos fazer da próxima vez.”
P: Lidera o campeonato por 24 pontos. Este fim de semana representa um ponto de viragem para si?
R: “Não. Foi apenas mais um fim de semana em que vim para vencer e obter o máximo de pontos possível — e consegui. Fiz o mesmo no fim de semana passado. Nenhum deles é um ponto de viragem. São resultados consistentes, que é exatamente o que preciso e pelo que luto em cada corrida.
Estou muito contente, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Não vale a pena ficar demasiado entusiasmado por enquanto.”
Sundays are for champagne spikes 🍾#McLaren | #BrazilGP 🇧🇷 pic.twitter.com/J0hIHCiOLR
— McLaren (@McLarenF1) November 9, 2025
P: Olhando para a próxima corrida em Las Vegas, as condições mais frias esperadas poderão ajudar ou prejudicar a McLaren?
R: “Prejudicar, com certeza. Foi a nossa pior corrida no ano passado, por isso não estou propriamente entusiasmado. Temos trabalhado muito para melhorar esse tipo de situação. Sabemos que a Mercedes foi incrivelmente forte lá no ano passado, tal como a Red Bull e a Ferrari.
Acho que estávamos no fundo desse grupo de quatro. Vamos ver o que acontece. Melhorámos bastante este ano, por isso não quero ser demasiado negativo. Há muito pelo que ansiar.
Sabemos que Abu Dhabi e o Catar são corridas favoráveis para nós; Las Vegas, um pouco menos, já que tem sido uma das nossas pistas mais difíceis nos últimos dois anos. Vamos esperar para ver.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Canam
10 Novembro, 2025 at 13:13
Campeonato parece estar entregue. O que era previsível.