F1: Proibição dos túneis de vento viável… a longo prazo

Por a 19 Novembro 2020 13:30

Uma das medidas pensadas para diminuir os custos da competição na F1 é a proibição dos túneis de vento, algo que a curto prazo preocupa as equipas.

Os túneis de vento são estruturas onerosas e que obrigam a um investimento tremendo por parte das equipas. A F1 pretende acabar com isso mas as equipas receiam que a medida pode ser contraproducente se aplicada de forma errada:

“Acho que houve um amplo acordo de que isso acontecerá a longo prazo”, disse Toto Wolff ao Motorsport.com, “mas é uma mudança tão grande que também envolve certos aspetos de segurança. Não devemos esquecer que esses carros são os mais rápidos do planeta, com mais downforce, e não queremos experimentar na pista com os pilotos, carros com base em CFD.”

“Acho que definir uma meta como 2030 para banir túneis de vento é um caminho que funciona para todos e vai nos ajudar a tornar o desporto mais sustentável do lado financeiro”.

O diretor executivo da Renault, Marcin Budkowski, também falou sobre a potencial proibição.

“Não é um assunto novo, já foi falado há algum tempo”, disse ele. “Acho que a chave para esse tipo de reestruturação técnica significativa é fazer isso com bastante antecipação. Hoje os túneis de vento são uma parte essencial do desenvolvimento de um carro de F1, e o risco de fazer tudo com a simulação numérica é que chegamos à primeira corrida e se o carro se comporta de forma completamente diferente do que se espera, passamos por momentos difíceis até voltar ao caminho pretendido O risco é que as pessoas percam a correlação com a pista, e o túnel é um elemento importante nesse aspeto. A F1 adora um desafio, e acho que se nos disserem que em 10 anos iremos acabar com algo que é essencial para o desenvolvimento, vamos acelerar a parte de simulação, por isso acho que é viável. Cada vez que esse tópico surgiu antes, a ideia e banir os túneis em dois anos ou três o que não era realista. Portanto, como um objetivo para 10 anos, que está em linha com a mensagem de sustentabilidade que estamos a construir em torno da F1, é uma perspetiva realista.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Pois…
Qualquer dia descobrem que para tornar a F1 mais barata … o melhor mesmo é banir os carros…
O dinheiro que gastam a montar “circo” deve dar para os túneis…

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Viva a evolução tecnológica. Também podemos voltar ao chassis tubular e motor dianteiro de 8 cilindros em linha, travões de tambor, jantes raiadas com pneus diagonais e volante em madeira de 4 braços. Já agora, capacetes tigela, óculos de aviador e t-shirt. Grande F1 com máquinas barulhentas e velozes, com espaço para os pilotos arrumarem o seu valente par de côcos.

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Viva a evolução tecnológica. Também podemos voltar ao chassis tubular e motor dianteiro de 8 cilindros em linha, travões de tambor, jantes raiadas com pneus diagonais e volante em madeira de 4 braços. Já agora, capacetes tigela, óculos de aviador e t-shirt. Grande F1 com máquinas barulhentas e velozes, com espaço para os pilotos arrumarem o seu valente par de côcos.
Já agora, será que esses senhores idiotas americanos que mandam na F1 têm noção dos acidentes que já ocorreram por erros de aerodinâmica?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado