F1: Proibição dos túneis de vento viável… a longo prazo
Uma das medidas pensadas para diminuir os custos da competição na F1 é a proibição dos túneis de vento, algo que a curto prazo preocupa as equipas.
Os túneis de vento são estruturas onerosas e que obrigam a um investimento tremendo por parte das equipas. A F1 pretende acabar com isso mas as equipas receiam que a medida pode ser contraproducente se aplicada de forma errada:
“Acho que houve um amplo acordo de que isso acontecerá a longo prazo”, disse Toto Wolff ao Motorsport.com, “mas é uma mudança tão grande que também envolve certos aspetos de segurança. Não devemos esquecer que esses carros são os mais rápidos do planeta, com mais downforce, e não queremos experimentar na pista com os pilotos, carros com base em CFD.”
“Acho que definir uma meta como 2030 para banir túneis de vento é um caminho que funciona para todos e vai nos ajudar a tornar o desporto mais sustentável do lado financeiro”.
O diretor executivo da Renault, Marcin Budkowski, também falou sobre a potencial proibição.
“Não é um assunto novo, já foi falado há algum tempo”, disse ele. “Acho que a chave para esse tipo de reestruturação técnica significativa é fazer isso com bastante antecipação. Hoje os túneis de vento são uma parte essencial do desenvolvimento de um carro de F1, e o risco de fazer tudo com a simulação numérica é que chegamos à primeira corrida e se o carro se comporta de forma completamente diferente do que se espera, passamos por momentos difíceis até voltar ao caminho pretendido O risco é que as pessoas percam a correlação com a pista, e o túnel é um elemento importante nesse aspeto. A F1 adora um desafio, e acho que se nos disserem que em 10 anos iremos acabar com algo que é essencial para o desenvolvimento, vamos acelerar a parte de simulação, por isso acho que é viável. Cada vez que esse tópico surgiu antes, a ideia e banir os túneis em dois anos ou três o que não era realista. Portanto, como um objetivo para 10 anos, que está em linha com a mensagem de sustentabilidade que estamos a construir em torno da F1, é uma perspetiva realista.”
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Pois…
Qualquer dia descobrem que para tornar a F1 mais barata … o melhor mesmo é banir os carros…
O dinheiro que gastam a montar “circo” deve dar para os túneis…
Viva a evolução tecnológica. Também podemos voltar ao chassis tubular e motor dianteiro de 8 cilindros em linha, travões de tambor, jantes raiadas com pneus diagonais e volante em madeira de 4 braços. Já agora, capacetes tigela, óculos de aviador e t-shirt. Grande F1 com máquinas barulhentas e velozes, com espaço para os pilotos arrumarem o seu valente par de côcos.
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Já agora, será que esses senhores idiotas americanos que mandam na F1 têm noção dos acidentes que já ocorreram por erros de aerodinâmica?