F1, Presidente da Ferrari incisivo:”Pilotos devem focar-se em pilotar e falar menos”

Por a 10 Novembro 2025 12:57

Mais tensão no seio da Ferrari? John Elkann, presidente da Ferrari, pediu aos seus pilotos para se focarem mais na pilotagem e falarem menos, depois de mais um fim de semana difícil para a Scuderia. Os dois carros terminaram a corrida mais cedo, com danos provocados por incidentes.

Ferrari caiu para a quarta posição

Charles Leclerc ficou fora de prova devido a um toque de Kimi Antonelli, provocado por Oscar Piastri, numa altura em que lutava pelos lugares do pódio, após uma qualificação positiva (3º lugar) e até inesperada, dada a prestação da equipa até esse momento. Leclerc não conseguiu capitalizar o andamento demonstrado, sem culpa própria.

Já Lewis Hamilton, que não conseguiu uma prestação tão boa na qualificação (13º), viu o seu arranque ficar comprometido com um toque de Carlos Sainz (incidente de corrida). Seguiu-se mais um toque, desta vez de Hamilton, no carro de Franco Colapinto, que partiu a asa dianteira que danificou o fundo do carro, comprometendo a performance da equipa. Hamilton desistira a meio a prova, sem andamento para almejar um resultado positivo.

O resultado deste fim de semana foi claramente abaixo das expetativas. 6 pontos conquistados, que resultaram na queda da Scuderia para o quarto posto na tabela dos construtores. Com 362 pontos, está atrás da Mercedes (398) e da Red Bull (366). São 36 pontos de distância para o segundo posto.

Recado de Elkann para os pilotos

Elkann usou um discurso duro para classificar a prestação da equipa em São Paulo e deu o exemplo da equipa do WEC, que conquistou o título mundial de construtores (e de pilotos), como a prova de que quando a equipa está unida, os resultados aparecem:

“Vencemos o campeonato do mundo de endurance, o que foi uma emoção tremenda. Vencermos os títulos de construtores e de pilotos” disse à Sky Sports italiana. “Uma bela demonstração de quando a Ferrari está unida é possível fazer coisas grandiosas. O Brasil foi uma enorme desilusão. Olhando para o campeonato de Fórmula 1, podemos dizer que os nossos mecânicos estão a ganhar o campeonato com o seu desempenho e tudo o que fizeram nas paragens nas boxes.

Se olharmos para os nossos engenheiros, não há dúvida de que o carro melhorou. Se olharmos para o resto, não está à altura. E temos certamente pilotos que precisam de se concentrar em pilotar e falar menos, porque ainda temos corridas importantes pela frente e não é impossível conquistar o segundo lugar. No Bahrein, ganhámos o título do WEC. Quando a Ferrari está unida, os resultados aparecem.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

9 comentários

  1. Canam

    10 Novembro, 2025 at 13:16

    A equipa tem tido azar com toques recorrentes, mas o carro é pouco competitivo. O mais fraco deste ciclo regulamentar. Dos pilotos o Leclerc tem estado bem, o Hamilton parece realmente em fase final de (longa) carreira.

  2. Pity

    10 Novembro, 2025 at 14:36

    Ah! Os mecânicos são bons, os pilotos é que não prestam, é isso? E os projectistas, como é que são?
    Se o carro fosse bom, os pilotos não falavam (=se queixavam) tanto.
    Claro que o Brasil foi desilusão, mas não foi culpa dos pilotos.
    Se o Elkann está tão descontente com os pilotos, se acha que eles são o problema, troque-os pelos campeões do WEC, talvez fique melhor servido 🙂 🙂 🙂
    Alguém que diga a esse senhor que os pilotos não fazem milagres.

  3. [email protected]

    10 Novembro, 2025 at 14:47

    Os pilotos nao fazem milagres! Fazem fazem veja-se Verstappen fa-los quase todos os fim de semana. O resto e conversa.

  4. Pity

    10 Novembro, 2025 at 16:36

    Sim, Jacinto. O Verstappen faz tantos milagres, que nem passou da Q1. Se a equipa não tivesse alterado as afinações e trocado o motor, ele, quando muito, teria chegado em 10º, talvez 9º, porque é o Verstappen, não mais. Sem um carro minimamente competitivo, nenhum piloto consegue brilhar.

  5. Lagafe

    10 Novembro, 2025 at 21:43

    Tv o Elkman devesse estar calado..

  6. Scirocco

    11 Novembro, 2025 at 6:55

    A questão aqui não é de quem J. Elkann está a falar mas de quem ele está a omitir. Vasseur está cada vez mais sozinho e a continuar assim será substituído para a próxima temporada por outro chefe de equipa. O carro está francamente além daquilo que são as aspirações da equipa, e os pilotos francamente desmotivados, além de que no caso do Hamilton parece haver um claro apagar da sua forma. Quanto ao WEC podíamos falar muito, mas o azar da Ferrari na F1 é que não há BoP…

  7. Totalwrc

    11 Novembro, 2025 at 8:44

    O problema mesmo é de toda a estrura da equipe , nunca alguma vez uma equipq de F1 falho tanto nas taticas como a FERRARI e falando da parte tecnica o monolugar vermelho está uns quantos passos atraz da concorrencia direta , portanto na minha opinião os pilotos falam porque se veêm privados de material de primeira em comparação com os adversarios e a frustação leva a falar para enviar recados para dentro que ao que parece fez alum feito , talvez o não desejado mas que chegou isso chegou , agora a ver se em 2026 a FERRARI começa bem melhor que nas anteriores temporadas porque já teve muito tempo de aprender .

  8. Cágado1

    11 Novembro, 2025 at 10:58

    Ainda por si creio que não é correcto nas críticas. O Leclerc não é um tipo de andar a falar muito mal e acho que deta vez nem sequer disse nada de errado do carro, apenas falou sobre o acidente em que teve um tremendo azar, o que é normal.

  9. Ricfil

    11 Novembro, 2025 at 13:48

    [email protected]

    O carro é competitivo. Ninguém tem é culpa que coloquem o Verstappen a correr contra nados-mortos no segundo carro – o que o faz parecer mais talentoso do que o é na realidade.

    E ainda o comparam com um Senna… O tipo tem a mesma quantidade de épocas do que o Ayrton, com muito mais corridas por cada época, e está a calendários de distância do recorde de poles do Ayrton. Vitórias não se podem comparar – tendo em conta a disparidade da fiabilidade de outrora e dos dias de hoje. E ainda assim tendo em conta a disparidade do número de GPs a distância não é muita.

    Embora talentoso, entre penalizações que deviam chegar e não chegam e títulos oferecidos – temos um talento “extraordinário” inventado na secretaria.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado