F1: Pirelli explica “tempestade perfeita” que derrotou a Ferrari

Por a 5 Setembro 2018 09:49

Para que se perceba um pouco melhor a complexidade de um Grande Prémio de Fórmula 1, nos dias de hoje, há que ficar a conhecer a explicação dada pela Pirelli relativamente à forma como a Ferrari perdeu para a Mercedes o GP de Itália. Segundo Mario Isola, Diretor de Corrida da Pirelli, tudo se deveu a uma “tempestade perfeita” de circunstâncias que colocaram dificuldades adicionais às equipas e sem estas terem a informação toda, algumas forma surpreendidas, e acima de todas elas a Ferrari.

Todos se lembram que a primeira sessão de treinos livres ficou marcada pela chuva, e também todos se recordam que o segundo treino livre ficou marcado pelo acidente de Marcus Ericsson e pela consequente bandeira vermelha que cortou tempo à sessão. E está aqui parte da explicação do sucedido como refere Mario Isola ao Motorsport: “Com a chuva de sexta-feira, as equipas tiveram que concentrar todo o seu trabalho no carro no segundo treino livre, mas aí houve o acidente de (Marcus) Ericsson, pelo que as equipas tiveram apenas uma hora para testar o carro em formato de qualificação, e também procurar rodar stints mais longos com o carro pesado e o tanque cheio. Mas só conseguiram fazer no máximo 10 voltas, tentando daí extrapolar o que poderia acontecer depois, mas isso não é linear” começou por dizer Isola.

E neste contexto, Kimi Raikkonen foi o piloto a quem se notou mais o desgaste dos pneus, porque rodava à frente e porque isso decidiu-lhe o destino da corrida. Especialmente prejudicado na corrida por causa das circunstâncias únicas que enfrentou. E o facto da Ferrari não ter ‘treinado’ muito com os pneus macios, confiando neles, foi-lhes fatal…

Repare-se que enquanto Raikkonen rodou 23 voltas com pneus super macios, Hamilton colocou 31 voltas nos pneus e quando passaram para os macios, que foram até ao fim da corrida, o finlandês terminou-a com 33 voltas nos seus pneus enquanto Hamilton só tinha 25, e isto fez toda a diferença na fase decisiva da contenda. Basta ter visto como os pneus traseiros do Ferrari de Raikkonen terminaram…

Como se não bastasse, o finlandês teve que se defender muito tempo de Hamilton e antes, Bottas serviu de tampão ao piloto da Ferrari, que saiu da sua boxe quatro segundos na frente de Hamilton, que o inglês recuperou num instante graças ao colega. Foi um fantástico jogo de equipa: “O composto macio é mais propenso a bolhas devido ao baixo desgaste, e como o pneu se desgasta pouco, isso resulta no maior aquecimento do pneu, e o resultado desse aquecimento suplementar são bolhas. Quando se segue de perto o carro da frente (como aconteceu com Raikkonen face a Bottas) os carros perdem apoio aerodinâmico e isso tem que ser compensado nos pneus, com estes a deslizarem mais”. Portanto, como se percebe, foram as circunstâncias da corrida a definir a derrota da Ferrari. E claro, o erro de Vettel, pois com o alemão naquela luta (mesmo que ficasse em terceiro após Della Roggia) as coisas poderia ter sido bem diferente. Mas não foram…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado