F1: Para Lewis Hamilton, o futuro é feito de Circuitos Citadinos
Lewis Hamilton considera que os circuitos citadinos são a melhor solução para o futuro da F1. Apesar de reconhecer a importância das pistas tradicionais mais míticas, o piloto britânico lembrou que o mais importante do desporto são os fãs e com circuitos citadinos é mais fácil a F1 aproximar-se dos fãs.
“Sou um pouco da velha guarda”, disse ele. “Por isso, claro, adoro a história, particularmente em certos circuitos, mas quanto mais velho fico, mais percebo que o desporto é para as pessoas. Ir para o meio do nada onde há muito poucas pessoas, sem grandes condições, onde não há uma grande comunidade talvez não seja o ideal. Para nós, pilotos, pilotar numa pista histórica é fixe – mas é sobre as pessoas.”
“E as pessoas fazem o espetáculo. Já vivemos uma pandemia, e quando ninguém está na pista não havia ambiente. Era como um dia de teste. Não foi agradável. E agora vemos centenas de milhares de pessoas aparecerem na corrida, entusiasmadas, ansiosas por mais. Os adeptos estão no centro do que este desporto é”, disse ele. “Penso que, estando em cidades onde podemos realmente envolver-nos nas comunidades e, na verdade, ter também um impacto. Adoro o Nurburgring, por exemplo, mas não há lá uma comunidade diversificada. Não estamos a ter impacto lá. Em Miami, podemos fazer algo. Conheci um grupo de miúdos de diversas origens, que agora querem entrar engenharia, ciências matemáticas e tecnologias. Por isso, é muito mais fixe para mim”.
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???
Parece que pilotar e competir é secundário… o importante é ter público para assistir à “feira das vaidades”…
O Hamilton está-se a esquecer que não foi o “público” que criou a Formula 1… e com essa filosofia, fica claro que o futuro da F1 é …deixar de ser uma competição para ser um entretenimento…
Já o “episódio” do último GP de 21 foi uma demonstração dessa intenção…
PS – Se Hamilton tivesse mais preocupado em pilotar e competir, talvez não andasse a levar uma abada do Russel…
É… se a Mercedes não andasse a fazer testes durante todo o fim de semana, talvez que os dois estivessem a par. E se o Hamilton não tivesse sido prejudicado, involuntariamente, pelo safety car duas vezes, também poderiam estar mais próximos mas, claro, isso não conta..
O Hamilton tem uma advogada aqui em Portugal e não sabe!
Mas o argumento desta advogada não convence, não passa do se, se, se…
Ora “se” a Mercedes anda sempre em testes (mesmo nas qualificações e nas corridas), o Hamilton com a experiencia que tem deveria de ser capaz de dar melhor feedback que o Russell…mas não é isso que se tem visto!
Cumprimentos
O Hamilton e o Russell têm tido carros com afinações diferentes, na maior parte das vezes. O feedback que cada um dá, só a equipa sabe mas, claro, os anti aproveitam tudo para deitar abaixo o Hamilton e, repito, as circunstâncias da corrida não lhes interessam.
E não, não sou advogada do Hamilton, nem de nenhum outro, só que eu sei ver as corridas, não olho só para a classificação final.
Você a arranjar desculpas para o LH não há igual…diz o povo e com razão, pior cego é aquele que não quer ver. Já que sabe ver corridas, aproveite para saber o que a equipa disse sobre as diferenças de afinação em Imola por ex…
Muito bem observado. Cumprimentos
Ficou “zangadinha”….
Sim… com um pouco de sorte podia ter conseguido mais alguns pontos… mas ele não parece estar a fazer nenhum esforço para isso… e Russel está com a “pica” toda…
Já lhe disse noutro comment que não vejo nele a atitude mais correcta nesta fase… é só isso que eu gostava de ver…
Não, não fiquei zangadinha, mas não percebo o que há de mal na atitude dele em relação ao carro e à equipa.
Terminada a corrida em Miami, silêncio absoluto do GOAT, nem 1 palavra à equipa, nem sequer uma resposta às palavras de conforto do “engenheiro que o tem levado ao colo toda a vida. A mostrar que é um “líder” e um “team player”. Antes houve um episódio muitíssimo revelador. O Russell com um mínimo de lucidez decidir e a responder ao eng. que não ia entrar para o pit stop, queria ficaria na pista à espera de algum eventual SC. E a diva? Completamente confuso, sem reagir, quando lhe dizem ” That´s your choice!”. Imagine-se o que seria haver proibições… Ler mais »
Primeiro é de celebrar que um piloto tenha opinião. Não tem de ser robots únicamente concentrados más corridas. A parte humana conta muitíssimo.
Segundo a F1 existe para o público, seja pela TV ou ao vivo. Sem público seria um troféu igual a tantos outros que pouco interesse têm.
É evidente que pilotar não é secundário, isso já é deturpação de hater ou de incapacidade de leitura. Não sei qual é pior
Não… não é de celebrar… qualquer um tem “opinião”… uma opinião bem fundamentada é que é de celebrar…
E não… a F1 não foi criada para o público… o público é que se sentiu atraído pela F1…
“E as pessoas fazem o espetáculo. Já vivemos uma pandemia, e quando ninguém está na pista não havia ambiente. Era como um dia de teste. Não foi agradável.”
Quando se diz que um dia de teste não é agradável… o que é que se está a dizer?
A deturpação de Hater e incapacidade de leitura ficou bem patente na sua resposta…
O Hamilton não devia estar bom da cabeça, quando disse isso.
Acho que está a ser bastante sensato. Mesmo que eu não esteja de acordo. Basta ver a corrida do México. Não é um circuito citadino mas está totalmente dentro da cidade. É um show incrível mas o circuito com as novas alterações é horrível como competição.
Até mesmo o Estoril como localização é bem mais interessante que o AIA.
E sim tem sentido aproximar as pessoas do desporto. A televisão não basta.
O problema é que geralmente os circuitos citadinos são horríveis e daí discordar da sua opinião.
A única vantagem que eu encontro, é em termos comerciais / turísticos para o comércio local. Em contrapartida, e dependendo da cidade, o fecho da zona do circuito durante uma semana, no mínimo, prejudica o normal funcionamento do local.
Também não “engulo” essa de ser mais fácil o público ir a um circuito citadino do que a um convencional, já que a maioria dos espectadores não são habitantes da região. O que é preciso, é bons acessos.
Acho que o potencial comercial pode mudar muito significativamente. Particularmente se for uma cidade/zona rica. Até pode ser prejudicial para os habitantes mas isso não tanto no show da F1. A respeito dos acessos do público discordo. É verdade que o público mais apaixonado vai a qualquer lado e aceita sofrer umas tantas horas no carro. Mas o público médio não aceita passar esse inferno. Ajuda imenso ir de metro ou táxi. Posso falar pelo efeito na Cidade do México, é incrível a forma como vibram com a corrida e não entendem nada de F1!! Tenho as minhas reservas para… Ler mais »
Eu cá discordo, pois com carros cada vez mais rápidos, sediar Grande Prémios em circuitos citadinos irá aumentar os custos com medidas de segurança a longo prazo. Para além disso, muitos Autódromos poderão ser mais eficientes economicamente apostando em abrir a pista ao público como em Nürburgring, e apostar mais em bancadas provisórias e lugares ao ar livre como em relvados.
Por exemplo, em vez de construir monstruosas bancadas para apenas encher durante um fim-de-semana anual. Poderiam construir bancadas provisórias como em Miami, que seriam depois aproveitadas para outros eventos. Para além de aumentar o número de zonas verdes com declive, onde os Espectadores se poderão sentar para assistir à corrida.
Eu cá acho totalmente ao lado este comentário, mas isso é uma opinião pessoal, até porque quem apela à segurança não pode dizer isto pois com os carros a evoluir os circuitos citadinos tornam se muito perigosos, para além disso o público quer ver grandes corridas independente do local até porque spa é muito mais atraente que Miami em termos de corrida, e ainda numa nota mais pessoal que acho que a F1 é dos desportos que o público tem menos influência no resultado por isso…
Querem ver grandes corridas? Como se justifica a presença de circuitos sem qualquer interesse como o de Barcelona, Hungaroring ou esses novo citadinos do médio oriente ou Ásia? Quantos circuitos há na Europa melhores que Zandvoort? O interesse comercial está aí desde sempre. Claro que Spa é melhor mas dá muito menos retorno financeiro.
Concordo contigo na segurança e até na qualidade na corrida. É raro o citadino de jeito.
Então o teu futuro é a Fórmula E. Vejo mais futuro nas corridas virtuais.
Discordo. Mas é a opinião dele, por isso, respeita-se. Vários circuitos tradicionais há maneiras de haver proximidade com os fãs, não há necessidade de ser um circuito citadino para isso.
A parte gira é que Hamilton limitou-se a dar a sua opinião e vá-se lá saber porquê, é atacado pelos haters. Até parece que só eles é que podem opinar. Como se nota que ele é mesmo grande, provoca uma urticária que é vê-los espumar de raiva. hahahaha
Eu acho é que tu andas a sonhar com “haters” neste fórum.
Mas isso se calhar é normal, vindo do único forista cujo o próprio nick é em homenagem ao seu ódio de estimação… “hahahaha”
Cumprimentos
Tanto espelho partido…
A parte gira é andar aqui neste fórum e ver todos os dias o quão bajulador tu és quando se trata de LH e hater quando não se trata de LH. Por LH, dá a sensação que vendias a tua própria mãe. Quer dizer isso não é giro, é esquisito. Muito esquisito mesmo.
Estás para o LH como o Martin Bormann estava para o AH, ou o Goebels, ou o Goering… Um verdadeiro “sycophant”.
A generalidade dos adeptos de F1 não gosta destes circuitos “improvisados” no meio das cidades… era previsível essa reacção… os “haters” estão dentro da tua cabecinha… sentados no “monolugar inferior”…
Umas aulinhas de compreensão de português são tão necessárias…
Pior que um hater é um hater burro. É aqui há tantos..
Falou o mestre…
Olha o hater burro que mencionei!
com ou sem joias ??? acho que já metes nojo . com a mania que és o maior…. apesar de seres um dos melhores pilotos de sempre , tens uma personalidade muito fraquinha… dedica-te aos trapos chungas, canta hip-hop …. e vaza….
Que importa as joias ou os trapos sobre a opinião do tipo de circuitos para o futuro? O que realmente mete nojo é esse ódio visceral. Gajo frustrado.
Não podia estar mais de acordo. O futuro passará por circuitos citadinos com toda a certeza. Espero é que não seja ao estilo de Miami