F1, Otmar Szafnauer: “Não podemos ser egoístas”

Por a 30 Abril 2020 10:45

Uma nova proposta para um limite orçamental reduzido deverá ser apresentado em breve. Otmar Szafnauer CEO da Racing Point, defende que as equipas não podem ser egoístas.

As equipas grandes querem manter orçamentos fortes, as pequenas querem mais cortes. Este debate tem-se prolongado desde que a questão do limite orçamental foi colocada em cima da mesa. O valor de 175 milhões de dólares foi acordado, mas a crise do coronavírus obriga a repensar o desporto e o limite já foi reduzido para os 145 milhões. As equipas mais pequenas querem 100 milhões, as grandes consideram que é um corte demasiado grande.

Para Szafnauer o meio termo pode ser a solução ideal para todos:

“Acho que teremos uma proposta em breve, até o final desta semana ou no início da próxima semana”, disse Szafnauer no último Sky Vodcast da Sky F1. “Vamos ver o que Jean [Todt, presidente da FIA] e Chase [Carey, presidente da F1] e FOM trazem.”

“Talvez eu seja mais pragmático do que muitos outros, mas acho que o que precisamos fazer aqui é olhar para a totalidade do desporto – não apenas ser egoísta como geralmente somos em relação à nossa própria posição. Sim, as grandes equipes caíram de 175 para algo menor, mas 100 milhões para elas podem ser um pouco longe demais e um corte profundo demais. Então, acho que no meio term está o certo.”

Szafnauer explicou que um limite de orçamento de cerca de 130 milhões “seria adequado para a Racing Point” e que eles seriam capazes de “operar a ness nível com muita facilidade” – embora muitas das equipas maiores pudessem opor-se a tal.

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50F1
50F1
3 anos atrás

Concordo em parte com o limite orçamentário. Creio que deveria entrar tudo, menos o custo de desenvolvimento dos motores. Os motores deveriam ser fornecidos por uma empresa separada da escuderia com orçamento próprio e limitado também. Mercedez e Renault já tem a estrutura física disso e não teriam dificuldades, já a Ferrari não tenho essa informação e a Honda é só fornecedora. Então não teria grandes dificuldades de implementar esta regra. Também gostaria de ver um campeonato de construtores e equipes. As equipes seriam times que compram chassis do mesmo ano(isso é importante) dos construtores e desenvolveriam por conta própria,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  50F1
3 anos atrás

Não percebi essa de “Os motores deveriam ser fornecidos por uma empresa separada da escuderia com orçamento próprio e limitado também”. Explique-me lá como é que a Mercedes, a Renault e a Ferrari, que têm equipa completa, (Chassis e motor) iam resolver a situação. E essa do “grid” com 30 carros, dá vontade de rir, e por duas razões: 1)actualmente só existem dez equipas, portanto, 20 carros, onde é que você vai arranjar os outros dez? E pré-qualificações! Você está a delirar, se pensa que vão surgir catadupas de equipas, a ponto de serem necessárias pré-qualificações. Não estamos nos anos… Ler mais »

50F1
50F1
Reply to  Pity
3 anos atrás

Um exemplo para vc entender melhor vamos pegar o exemplo da renault: O motor é feito em uma fábrica totalmente separada da que produz o motor. Então criar uma subsidiária com limite de gastos, o fornecimento teria de ser pago, entrando portanto no orçamento total fazendo com que o preço do motor seja menor, obviamente exigindo que o preço seja igual para qualquer equipe.Isso atenderia o pleito da Ferrari e Mercedez para terem um teto maior por conta do desenvolvimento do motor. Com a diminuição dos gastos, outras equipes podem entrar no grid dentro das sugestões que coloquei. Hoje e… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  50F1
3 anos atrás

Vamos ver se compreendi: a Renault, porque fabrica os motores numa fábrica diferente dos restantes componentes, teria de vender, ou concessionar essa fábrica a terceiros, é isso? Não estou a ver um construtor sujeitar-se a isso. Nem a Renault, nem a Mercedes,nem a Ferrari, apesar desta ser um caso à parte. Não se esqueça que a Mercedes e a Ferrari já vendem os seus motores a terceiros, pelo que têm retorno do dinheiro que gastam a desenvolvê-los. A Renault é que não terá essa possibilidade, visto ir ficar sem clientes. Esqueça o surgimento de novas equipas nos próximos anos. Com… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  50F1
3 anos atrás

Não concordo em nada equipas poderem comprar carros de outras equipas, isso é muito fácil. É uma Haas mas em que não fazem nada, apenas desenvolvem os updates. Isso faz com que equipas maiores que vendem os chassis, vendam sem os grandes trunfos que os fazem rápidos (por razões óbvias, não vão meter milhões num monolugar e dar a equipas mais pequenas). Para mim as equipas têm de desenvolver o seu próprio chassis, isso é parte da F1 mais importante e só assim teremos no futuro alguma Brawn, alguma RB, alguma equipa que descobre algo inovador e consegue ganhar um… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

100 milhões. A Williams com 120 milhões regrediu de 2018 para 2019 e a ferrari é que é maluca por não aceitar um limite tão baixo.

Ganhem juízo. Ha equipas que mal conseguem dinheiro para evoluir e querem que todas sejam como elas. Ridículo.

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