F1: Os cinco piloto mais subestimados para Daniel Ricciardo

Por a 15 Abril 2020 12:45

Numa altura em que os temas começam a escassear é bom ver este tipo de iniciativas. Daniel Ricciardo resolveu puxar da memória e relembrar os cinco pilotos mais subestimados na sua opinião.

Daniel Ricciardo tem já 171 GP no seu currículo, tendo partilhado a pista com 62 pilotos. A pergunta da moda tem sido, quais os melhores de sempre, mas Ricciardo resolveu falar dos mais subestimados. Eis o seu top5:

Marcus Ericsson

Marcus sempre foi rápido quando estávamos a começar. Fazer a pole em Macau 2009, na F3, quando estávamos lá … não és um piloto domingueiro se fazes a pole em Macau e seis de nós no grid naquele ano acabaram por chegar à F1. Como jovem, Marcus era muito cotado e senti que essa reputação não durou muito quando ele estava na Fórmula 1. A velocidade, porém, estava definitivamente lá. Na temporada de 2018 na Alfa Romeu, vimos isso no início do ano contra Charles (Leclerc), mas com o decorrer da temporada, Charles estava obviamente a melhorar e, desde então, provou que é um piloto de primeira linha. Mas a velocidade de Marcus, provavelmente terá sido um pouco subestimada.

Jules Bianchi

Não é que Jules tenha subestimado. mas nunca conseguimos vê-lo num carro de topo, então talvez as pessoas não tenham entendido o quão bom ele seria. Pensamos no seu percurso naquela Marussia, no Mónaco em 2014, os primeiros pontos da equipa … Mónaco é como Macau, não é sorte ter um bom resultado lá. Foi absolutamente por mérito. Como júnior nos karts, Jules era o melhor. Conheci-o num treino na Formula Medicine em Viareggio, na Itália e todos, mesmo naquela idade (17 anos), todos o tratavam como se ele fosse um piloto de F1. Sinto que o Charles está a fazer agora o que Jules faria… é como se o Charles fosse a versão adiada do que Jules teria feito, com o sucesso que estava a conseguir.

Vitantonio Liuzzi

Foi o meu primeiro companheiro de equipa na F1 Ele era, do que as pessoas sempre disseram, um dos melhores pilotos de kart de todos os tempos. Até em revistas australianas de karting, Liuzzi estava nos anúncios… ele era como o Schumacher do kart naquela época. Ele chegou a F1 tão claramente desenvolvido, mas nunca deu certo. Mas ele era rápido. e ser estreante ao lado dele na HRT, serviu um pouco para me abrir os olhos. Ele estava no final de sua carreira na F1 e posso admitir agora que talvez eu o tenha subestimado um pouco e fui apanhado de surpresa pela sua velocidade. Provavelmente o seu ritmo de corrida tenha decepcionado, mas a capacidade que ele tinha de ser rápido numa volta chamou-me à atenção. Lembro-me em Budapeste no meu primeiro ano de 2011, e achei que tinha acertado minha volta de qualificação e ele conseguiu fazer melhor, e eu pensei ´este tipo é rápido ‘.

Roberto Merhi

Dois pilotos da Marussia no meu Top5! Merhi fez apenas um ano na F1 em 2015, mas antes da F1 competimos na Fórmula Renault italiana em 2007 quando me mudei para a Europa. Nós éramos os dois estreantes que mais deram nas vistas, sem ter o melhor equipamento, então ele estava no meu radar imediatamente. Fizemos a Eurocup no ano seguinte com o (Valtteri) Bottas. mas eu considerava o Merhi a maior ameaça. Ele era parecido com o Max (Verstappen), na medida em que ele podia simplesmente atirar o carro e ter um controlo fantástico – ele tinha a velocidade e coragem. As coisas pioraram para ele quando a gestão de pneus se tornou mais importante – o seu estilo combinava com a Fórmula Renault, porque essa era a maneira mais rápida de guiar esses carros – com excesso de velocidade constante. Ele foi dos melhores nesse estilo de pilotar, o que era impressionante. mas tal não foi traduzido para F1. Os pneus estavam sempre no fio da navalha, super sensíveis e mais frágeis. Acho que essa abordagem talvez não tenha funcionado.

Jenson Button

Como um campeão do mundo pode ser subestimado? Jenson teve alguns grandes anos na F1, mas acho que em 2011 quando ele era companheiro de equipa do Lewis (Hamilton) na McLaren, levou a melhor sobre o Lewis e isso não é tarefa fácil, como todos sabemos. Foi o que o colocou na minha lista. Ele levou a melhor em circuitos ‘reais’ como Suzuka e o seu ritmo de corrida naquele ano … ele estava no seu melhor em 2011. Ele também fez as coisas um pouco diferente da maioria dos outros. ele tinha uma boa equipa ao seu redor e ele era discreto, não dava problemas e era tranquilo. Ele ainda é o melhor que eu já vi em condições de pista mista.. E aquela vitória no Canadá 2011… duas corridas antes de iniciar a minha carreira. Na verdade, foi uma das melhores corridas de todos os tempos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
4 anos atrás

Uma apreciação muito curiosa, especialmente quanto ao Marcus Ericsson, piloto que sempre pensei ser melhor do que muita gente dizia.
Dá que pensar sobre o modo como muitos de nós formamos o nosso julgamento sobre os pilotos.

Cágado1
4 anos atrás

O ano de 2011 que o Ricciardo refere foi o ano que me fez finalmente mudar a minha opinião sobre o Button e passar a respeitá-lo. Quanto aos restantes, anoto uma opinião que prezo.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Ericsson tinha muito a fama de pagante… Mas lembro que esse super piloto da Mercedes werlein não se distancia a assim tanto dele e as vezes até era o contrário.

RogerM
RogerM
4 anos atrás

Um dos Pilotos mais subestimados dos últimos anos? Kamui Kobayashi é um deles. Infelizmente nunca teve um carro vencedor quando esteve na F1. Tinha um estilo de condução irreverente. E acredito que muito possivelmente teria sido campeão no seu auge na F1.

dumberdog
dumberdog
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Talvez o melhor piloto japonês de sempre na minha opinião e também o autor da volta canhão na qualificação das 24h de Le Mans 2017.

dumberdog
dumberdog
4 anos atrás

Para mim outros pilotos como o Romain Grosjean, o Sergio Perez, o Kevin Magnussen, o Pierre Gasly ou até o Vitaly Petrov poderiam figurar nesta lista.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  dumberdog
4 anos atrás

O Grosjean até há 5 anos atrás sim. Mas de a uns anos para cá não, tem cometido muitos erros. Não consegue sobressair em relação ao colega… Gostava dele e na lotus quase que acompanhava o raikkonnen e na era híbrida ainda fez uns brilharetes e até subiu ao podium. Mas nesta altura da carreira e com a experiencia que tem já se pede mais. Ainda me lembro do erro em safety car em Baku, do despite contra o muro no Brasil ainda antes do grid sequer estar completo, dos peões no meio da pista em Barcelona onde podia ter… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  dumberdog
4 anos atrás

O Grosjean é o contrário, tem fama de ser bom piloto porque fez algumas boas corridas com a Lotus, mas vendo a quantidade de erros e como anda a ser batido em toda a linha pelo Magnussen… Nem sei como ainda anda na F1.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado