F1: O que nos pode reservar a Silly Season de 2021?
É verdade que a época 2021 ainda não começou , mas o potencial da Silly Season deste ano é grande, olhando apenas para os pilotos que ficam sem contrato em dezembro. O que nos reserva o mercado deste ano?
São 10 os pilotos que ficam sem contrato no final desta época, quase meio plantel que poderá levar a novas mudanças drásticas na grelha para 2022.
Lewis Hamilon, Valtteri Bottas, Sérgio Pérez, Lance Stroll, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Kimi Raikkonen, Antonio Giovinazi e George Russell tem apenas mais um ano de contrato e têm os próximos meses para resolver o seu futuro.
Vamos ao caso mais simples em primeiro lugar. Lance Stroll deverá ver o seu contrato renovado na Aston Martin, até porque quem paga o cheque ao fim do mês é o seu pai. A escolha de Sérgio Pérez para sair da equipa e dar lugar a Sebastian Vettel é a prova de que Stroll, por motivos óbvios, está de pedra e cal na Aston Martin.
Yuki Tsunoda tem apenas um ano de contrato mas apenas um ano muito mau poderá impedir o japonês de se manter na equipa sediada em Faenza na próxima época.
A partir daqui as indefinições começam. Será que Kimi Raikkonen vai querer entrar na nova era ou se vai despedir da F1 no final deste ano? Giovinazzi poderá manter o seu lugar graças à ligação da Ferrari à Sauber mas o italiano ainda não mostrou nada de mais e na F2 há um tal de Robert Shwartzman, da academia Ferrari que já mostrou muito potencial, tal como Callum Ilott que ficará parado este ano. Com Giovinazzi a não mostrar o brilhantismo necessário para equipas de topo, poderá ter de dar o lugar a um jovem talento.
Pierre Gasly renovou com a Alpha Tauri mas já entendeu que as possibilidades de ir para a Red Bull não são claras. Foi “esquecido” para a vaga de Alex Albon, apesar da excelente época e por isso a permanência na equipa pode ser uma hipótese ou… Esteban Ocon está também no último ano de contrato. Fernando Alonso estará na equipa por dois anos e em teoria Ocon deverá ter a renovação assegurada pelo talento que já demonstrou mas para os dois pilotos, este ano é de grande importância. A Renault parece fazer questão de ter um piloto francês no seu alinhamento e talvez esta dupla possa estar na luta pela vaga na Renault. Mas para Gasly há ainda uma réstia de esperança na Red Bull. Já lá vamos.
Para Sérgio Pérez a missão é muito “simples”… não dar hipótese à Red Bull de não renovar o seu contrato. O mexicano tem acordo por apenas um ano mas se fizer o que tem feito até agora, a renovação pode ser algo óbvio para a equipa.
Agora chega a parte mais complicada. Hamilton e Bottas têm apenas mais um ano de contrato. A renovação de Hamilton foi dura e demorada e poderá demonstrar que a relação entre as partes está a chegar ao fim. Em 2022, Hamilton terá 37 anos e há jovens talentos que precisam ser aproveitados para o futuro. Também Bottas tem feito contratos de apenas um ano mas a sua prestação não convence os fãs e apesar de garantir um bom ambiente na equipa e do talento que tem , a Mercedes terá forçosamente que renovar a sua dupla, a mais velha do grid, e introduzir sangue novo. Russell, também em último ano de contrato, é um dos talentos mais cobiçados da F1 e aguarda pacientemente por uma vaga na Mercedes. A entrada de uma nova era poderá abrir as portas para o britânico, mas há um Max Verstappen na equação. O holandês poderá ficar livre se a Red Bull não apresentar a performance desejada e a Mercedes poderá aproveitar e assegurar o jovem holandês de 23 anos. Uma dupla Verstappen Russell garantiria o futuro, mas talvez não o bom ambiente desejado. A combinação Verstappen/Bottas seria do mesmo calibre da atual, enquanto uma dupla Russell/Bottas parece menos provável. Algo aparentemente impossível será a dupla Hamilton /Verstappen.
A situação de Verstappen poderá mudar muito o mercado, e parece óbvio que a saída da Red Bull só acontecerá para a Mercedes. Se tal acontecer, não é descabido a Red Bull tentar pescar Russell, ou então promover novamente Gasly ou Albon para fazer dupla com Pérez (se este justificar a escolha como se espera).
Muito pode acontecer e aqui estamos apenas no campo da especulação. O que parece garantido é que não veremos mudanças na Ferrari, McLaren, Aston Martin e Haas.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Ainda é demasiado cedo para se começar com esse tipo de conjecturas. Ainda nem sequer se realizaram os testes de inverno…