F1: O que nos pode reservar a Silly Season de 2021?

Por a 13 Fevereiro 2021 18:05

É verdade que a época 2021 ainda não começou , mas o potencial da Silly Season deste ano é grande, olhando apenas para os pilotos que ficam sem contrato em dezembro. O que nos reserva o mercado deste ano?

São 10 os pilotos que ficam sem contrato no final desta época, quase meio plantel que poderá levar a novas mudanças drásticas na grelha para 2022.

Lewis Hamilon, Valtteri Bottas, Sérgio Pérez, Lance Stroll, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Kimi Raikkonen, Antonio Giovinazi e George Russell tem apenas mais um ano de contrato e têm os próximos meses para resolver o seu futuro.

Vamos ao caso mais simples em primeiro lugar. Lance Stroll deverá ver o seu contrato renovado na Aston Martin, até porque quem paga o cheque ao fim do mês é o seu pai. A escolha de Sérgio Pérez para sair da equipa e dar lugar a Sebastian Vettel é a prova de que Stroll, por motivos óbvios, está de pedra e cal na Aston Martin.

Yuki Tsunoda tem apenas um ano de contrato mas apenas um ano muito mau poderá impedir o japonês de se manter na equipa sediada em Faenza na próxima época.

A partir daqui as indefinições começam. Será que Kimi Raikkonen vai querer entrar na nova era ou se vai despedir da F1 no final deste ano? Giovinazzi poderá manter o seu lugar graças à ligação da Ferrari à Sauber mas o italiano ainda não mostrou nada de mais e na F2 há um tal de Robert Shwartzman, da academia Ferrari que já mostrou muito potencial, tal como Callum Ilott que ficará parado este ano. Com Giovinazzi a não mostrar o brilhantismo necessário para equipas de topo, poderá ter de dar o lugar a um jovem talento.

Pierre Gasly renovou com a Alpha Tauri mas já entendeu que as possibilidades de ir para a Red Bull não são claras. Foi “esquecido” para a vaga de Alex Albon, apesar da excelente época e por isso a permanência na equipa pode ser uma hipótese ou… Esteban Ocon está também no último ano de contrato. Fernando Alonso estará na equipa por dois anos e em teoria Ocon deverá ter a renovação assegurada pelo talento que já demonstrou mas para os dois pilotos, este ano é de grande importância. A Renault parece fazer questão de ter um piloto francês no seu alinhamento e talvez esta dupla possa estar na luta pela vaga na Renault. Mas para Gasly há ainda uma réstia de esperança na Red Bull. Já lá vamos.

Para Sérgio Pérez a missão é muito “simples”… não dar hipótese à Red Bull de não renovar o seu contrato. O mexicano tem acordo por apenas um ano mas se fizer o que tem feito até agora, a renovação pode ser algo óbvio para a equipa.

Agora chega a parte mais complicada. Hamilton e Bottas têm apenas mais um ano de contrato. A renovação de Hamilton foi dura e demorada e poderá demonstrar que a relação entre as partes está a chegar ao fim. Em 2022, Hamilton terá 37 anos e há jovens talentos que precisam ser aproveitados para o futuro. Também Bottas tem feito contratos de apenas um ano mas a sua prestação não convence os fãs e apesar de garantir um bom ambiente na equipa e do talento que tem , a Mercedes terá forçosamente que renovar a sua dupla, a mais velha do grid, e introduzir sangue novo. Russell, também em último ano de contrato, é um dos talentos mais cobiçados da F1 e aguarda pacientemente por uma vaga na Mercedes. A entrada de uma nova era poderá abrir as portas para o britânico, mas há um Max Verstappen na equação. O holandês poderá ficar livre se a Red Bull não apresentar a performance desejada e a Mercedes poderá aproveitar e assegurar o jovem holandês de 23 anos. Uma dupla Verstappen Russell garantiria o futuro, mas talvez não o bom ambiente desejado. A combinação Verstappen/Bottas seria do mesmo calibre da atual, enquanto uma dupla Russell/Bottas parece menos provável. Algo aparentemente impossível será a dupla Hamilton /Verstappen.

A situação de Verstappen poderá mudar muito o mercado, e parece óbvio que a saída da Red Bull só acontecerá para a Mercedes. Se tal acontecer, não é descabido a Red Bull tentar pescar Russell, ou então promover novamente Gasly ou Albon para fazer dupla com Pérez (se este justificar a escolha como se espera).

Muito pode acontecer e aqui estamos apenas no campo da especulação. O que parece garantido é que não veremos mudanças na Ferrari, McLaren, Aston Martin e Haas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

Ainda é demasiado cedo para se começar com esse tipo de conjecturas. Ainda nem sequer se realizaram os testes de inverno…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado