F1: O que esperar de Sérgio Pérez na Red Bull?

Por a 18 Dezembro 2020 16:00

Está finalmente confirmada a ida de Sérgio Pérez para a Red Bull. Mas o que significa isto para a equipa austríaca? O que Pérez traz de novo à equipa?

Corria o ano de 2012 e um jovem mexicano dava nas vistas na Sauber. O seu nome era Sérgio Pérez. As suas prestações foram espantosas e os três pódios conquistados (Malásia, Canadá e Itália) colocaram-no nas bocas do mundo. Nesse mesmo ano a McLaren viu sair Lewis Hamilton para a Mercedes e abria-se uma vaga de sonho para Pérez, que assinou pela equipa de Woking para 2013.

Mas o sonho depressa se tornou em pesadelo. A equipa sem confiança no conceito de 2012, apesar dos bons resultados, fez um carro do zero e o resultado foi dramático. Um carro fraco, pouco competitivo, o que deixou Pérez numa situação delicada. A relação com Jenson Button também teve momentos tensos em pista e começaram a surgir rumores sobre a postura pouco adequada do mexicano dentro da equipa. De forma algo precipitada, Pérez foi dispensado no final de 2013, para dar lugar ao promissor Kevin Magnussen.

Pérez ficou de malas feitas e parecia que a sua caminhada na F1 tinha terminado, mas foi contratado pela Force India e aí mostrou todo o seu talento. Mais maduro, mais consciente das suas capacidades, tornou-se no melhor piloto da equipa, tendo como colegas Nico Hulkenberg, Esteban Ocon e Lanco Stroll. O primeiro pódio pela equipa veio logo em 2014 (Bahrein), seguindo-se mais um na Russia (2015), Mónaco (2016), Baku (2016 e 2018), Turquia (2020) e a tão desejada vitória no Bahrein esta época.

Pérez é um piloto diferente do que era em 2012. Não é mais o irreverente que tentava ultrapassagens à minima oportunidade. Ver Pérez em 2012 foi um regalo, com grandes manobras, mas o seu tempo na McLaren e a quase saída da F1 fizeram dele um piloto mais ponderado, mais calculista, menos dado arriscar. A qualificação sempre foi o seu ponto mais fraco, mas ciente disso, sabendo também que não podia lutar pelas posições de top, apostou sempre em afinar o carro para o domingo, onde é um dos melhores. A gestão que faz dos pneus é das melhores e isso permite à equipa ter uma flexibilidade na estratégia que poucos pilotos permitem.

A Red Bull procurava um bom número dois. Talvez tenha isso e muito mais. Pérez traz experiência, traz maturidade para aguentar o confronto interno com Max Verstappen. Não ficará preocupado se levar três ou quatro décimas na qualificação do seu colega enquanto não se adaptar à nova máquina. Pérez já sabe o que quer do carro e gosta de estar preparado para a corrida. Isso é bom para a Red Bull pois ganha um piloto que facilmente trará muito pontos à equipa, que permitirá pressionar mais a Mercedes e obrigará Verstappen a estar no seu melhor. Desde a saída de Daniel Ricciardo que a Red Bull se tornou numa equipa apenas virada para Verstappen. Não se espera que o cenário mude de figura, mas a entrada de Pérez dará certamente mais preocupações ao holandês.

Pérez tem um prémio merecido pela sua regularidade e por ter sido sempre um dos melhores do segundo pelotão. Volta a uma equipa de topo, que certamente lhe permitirá lutar por pódios e consolidar a sua posição na F1. A Red Bull fica com uma dupla muito forte, com a velocidade pura de Verstappen e a inteligência e gestão de corrida de Pérez, além de espicaçar Max a fazer mais e melhor. Parece ser a opção acertada por parte da Red Bull. 2021 trará mais respostas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MLS_OLD
3 anos atrás

Vai levar uma cossa do Verstappen….

Cágado1
3 anos atrás

Será de certeza um contrato de 2º piloto. Bater o Max em treinos vai ser muito difícil. Terá de conseguir fazê-lo algumas vezes, para nãos estar sempre sujeite a ordens de equipa, a não ser que consiga estratégia de corrida que crie gaps suficientes para o porem a salvo. Vai ser difícil, mas vai ser interessante. Espero que tenhamos um Max sem erros, para a luta não ser manchada por essa vertente que ainda não está erradicada da sua pilotagem.

amspeed
amspeed
3 anos atrás

Não era muito apreciador do Peres , mas tenho a impressão que vai surpreender muita gente !!!

no-team
3 anos atrás

Perante o fantasma do Max na RB, não é fácil encontrar um piloto que chegue motivado e sinta que nada tem a perder, o Pérez encaixa aqui que nem uma luva. Ninguém está á espera que bata o Max, por outro lado o seu estatuto permite-lhe não ter de provar nada a ninguém, faz-me lembrar um pouco quando o Button se juntou ao Hamilton na Mclaren em 2010. Para além disto o Pérez tem muitos anos de F1, a RB tem apostado em dois pilotos jovens, mas talvez essa não seja a melhor combinação para fazer a equipa evoluir, sempre… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Foi contratado para segundo piloto, para ajudar Max, roubando pontos aos adversários para a RB poder dizer que tem o “mais jovem campeão de F1 de sempre” que a RB adora fazer.

Se importunar alguma vez o Max, em seguida vai ter Helmut Marko à perna a criticá-lo dia sim, dia também.

RogerM
RogerM
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Curiosamente não o vejo preocupado com os jogos de bastidores e hierarquias da dupla da Mercedes. O hipócrita do costume.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado