F1: O legado de Bruce McLaren

Por a 2 Junho 2020 10:00

No dia que se celebra 50 anos da sua morte, o legado de Bruce McLaren continua vivo e o seu nome é já um dos maiores da história do automobilismo mundial. Um homem de grande caráter que marcou a todos os que com ele conviveram:

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
3 anos atrás

Formou uma das maiores equipas de corridas do mundo moderno : Indy Car, Can Am, F1, F2, F Tasman, F3, FA, F 5000, F Atlantic, Protótipos À europeia , carros de super desempenho.Fizeram de tudo nos anos 60 e 70. A sua morte não representou uma quebra mas sim um progresso pelas mão de Tyler Alexander, Teddy Mayer etc. Depois especializaram-se na F1 e na Indy que davam mais dinheiro. Fittipaldi deu-lhes o primeiro titulo na F1 em 74, e podiam ter ganho mais cedo se tivessem tido um Stewart por exemplo. No final dos 70 o team entrou em… Ler mais »

jcf
jcf
Reply to  can-am
3 anos atrás

Muito boa publicação, can-am! E exatamente por ser boa é que merece eu dar a minha visão dos 80s com Dennis. Os McLaren TAG Porsche eram (bastante) superiores por 2 fatores: os sistemas de injeção e controlo de consumo de combustível dos motores, mérito do fabricante Bosch e da experiência de trabalho da Bosch nos motores dos Porsche 956, e ainda a extraordinária e inovadora aerodinâmica concebida por John Barnard, que depois todos tentaram imitar. Os McLaren Honda tinham uma superioridade a nível de motor, chassis e aerodinâmica em 88 e 89, não era só motor. O carro de 88… Ler mais »

can-am
can-am
Reply to  jcf
3 anos atrás

Discordo apenas num ponto :em termos aerodinâmicos os Mclarens dos anos 80 eram autênticos tijolos.Muito básicos e com soluções super conservadoras. Viviam essencialmente do bom motor, chassis, mecânica, etc. Foi o último team a levantar os bicos e a sofisticar os fluxos aerodinâmicos, vortices etc.Tinham as frentes bem mais largas que a concorrência, como se vê facilmente em imagens, Mas como tinham mais cavalitos debaixo do pé podiam sempre andar com mais asa e logicamente ganhavam aos outros que tinham “menos pano” para trabalhar. Esses carros para mim foram bem pouco interessantes.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  can-am
3 anos atrás

O Dennis foi e será sempre um arrogante mas teve um período onde foi o melhor manager da F1 há que reconhecer o mérito. Basicamente sempre procurou ter os melhores pilotos, motores e engenheiros do seu lado o que nem sempre conseguiu com as consequenciais lógicas. A respeito dos carros. O M23 foi uma excelente copia evoluída do Lotus 72, assim como o FW07 uma copia evoluída do Lotus 79. Em ambos os casos o brilhantismo das copias não está na aerodinâmica mas sim no chassis e qualidade de construção. Curiosamente o M23 até tinha conceitos errados sobre os fluxos… Ler mais »

jcf
jcf
Reply to  can-am
3 anos atrás

Ron Dennis revigorou a McLaren na primeira metade dos 80’s. A Hercules Aerospace trouxe uma qualidade notável na construção dos chassis e a McLaren de Dennis inovou ao ser a primeira equipa a construir o chassis em fibra de carbono. Dennis trouxe John Barnard que inovou na aerodinâmica nos sidepods junto às rodas traseiras (formato garrafa coca cola, como foi popularizado), inovação aerodinâmica dos McLaren dominadores de 1984. Cumprimentos.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  jcf
3 anos atrás

Sem dúvida. Eu concordo contigo que a Mclaren dos 80/90s não é só motor.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  jcf
3 anos atrás

A respeito do Mp4/4 há umas polémicas muito giras sobre quem é o pai do carro. Sempre pensei que fosse o Murray mas recentemente num fórum onde estão ex-engenheiros da Mclaren vi-me obrigado a reconhecer que o mérito tem de ser no mínimo partilhado com Steve Nichols ou mesmo todo.

jcf
jcf
3 anos atrás

Está um pouco esquecido, o tempo passa. Bruce McLaren podia ser um excelente piloto de corridas e foi. Podia ser um excelente pilotos de testes e foi. Podia ser um excelente engenheiro e foi. Podia ser o mais organizado e competente chefe de mecânicos duma equipa de F1, e foi. Podia ser o mais direto colaborador do diretor técnico duma equipa de F1. Podia ser o presidente duma grande empresa multinacional… e não só foi como a criou. Podia ser o grande chefe mas ia à fábrica meter as mãos na massa junto com os operários… até operário ele podia… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

excelente…. grande equipa que infelizmente se está a perder lentamente….

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Das pessoas ligadas à F1 mais interessantes, desde a maneira como criou a equipa, como tinha uma grande proximidade com todos, com a mecânica, o facto de ser piloto… Adorava poder ter visto o que seria a Mclaren caso ele não tivesse falecido.

Pity
Pity
3 anos atrás

A McLaren comemorou esta efeméride com a inauguração de uma estátua ao seu fundador
https://www.gpupdate.net/nl/f1-nieuws/378683/mclaren-onthult-standbeeld-bruce-mclaren-op-vijftigste-sterfdag/

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado