F1, Nico Rosberg: “Um dos maiores feitos dos desporto em geral”

Por a 17 Novembro 2020 16:00

Nico Rosberg elogiou a conquista de Lewis Hamilton e referiu que o feito do britânico é um dos maiores do desporto no geral.

Para se estar na F1 é preciso ser bom. Para vencer é preciso ser muito bom. Para conquistar um título é preciso ser excelente. Conquistar sete, é preciso ser um predestinado. Lewis Hamilton tem quebrado todos os recordes e transformou-se num lenda da F1. Mas Rosberg acredita que o feito do seu antigo colega de equipa e rival vai muito para lá da F1:

“Ninguém jamais teria pensado que os títulos de Michael Schumacher seriam igualados ou quebrados, mas ele conseguiu”, disse Rosberg à Sky Sports. “Acho que não é apenas uma das maiores conquistas da Fórmula 1, mas também uma das maiores conquistas da história do desporto como um todo.”

Quanto ao melhor de todos os tempos, Rosberg recusa escolher um mas coloca Hamilton no restrito lote de pilotos com legitimidade para isso:

“Não vou dizer aqui e agora, se um é melhor do que o outro”, disse ele.” Poderíamos mencionar Schumacher, Senna, Fangio. Eu provavelmente escolheria esses quatro – Lewis, Senna, Fangio e Schumacher. Quem é o melhor? É impossível dizer, mas cada um à sua maneira, todos eles foram inacreditáveis.”

Nico Rosberg é o único piloto que pode dizer que levou a melhor sobre dois dos melhores pilotos de sempre. O alemão deixou a receita do sucesso para levar a melhor sobre Hamilton:

“Para vencer contra ele, é precisa ser 100 por cento perfeito, caso contrário, você não temos hipóteses ”, disse ele.

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pafre
pafre
3 anos atrás

O Nico pode ter vencido o titulo de campeão do mundo em 2016, mas se o motor Mercedes não falha na Malásia, hoje a historia seria totalmente diferente.
Não se pode tirar total mérito ao Nico, mas nunca seria campeão naquele ano sem a falha no motor do Hamilton.
Acredito que o abandono no final do ano revela isso mesmo, incapacidade para lutar de igual com o Hamilton.
Cumprimentos

vasco__moura
vasco__moura
Reply to  pafre
3 anos atrás

Se vamos começar com os “se” a história seria sempre diferente. Por isso andar com essas conversas é só perder tempo.
O Nico já disse várias vezes que se retirou porque aqueles 3 anos a lutar pelo título esgotaram-no mentalmente e ele sentiu que era a altura certa para parar. Decidiu dedicar-se à família e a fazer outras coisas na vida. A vida não é feita só de corridas! E dou-lhe os parabéns por saber se retirar quando está em alta e não se deixar arrastar no plantel como outros

Pity
Pity
Reply to  pafre
3 anos atrás

“Acusar” o motor, não explica tudo. Rosberg começou melhor o ano, Hamilton recuperou e ao chegar à Malásia, Rosberg estava, de novo, na frente, por oito pontos. Se o motor do Hamilton não tivesse estourado, Rosberg teria corrido as últimas corridas de outra maneira, não se tinha limitado a secundar Hamilton, pelo que poderia ser campeão na mesma..

bastos76
bastos76
Reply to  pafre
3 anos atrás

A perda do título de 2016 para o Rosberg é a prova de que Hamilton está um degrau abaixo de Fangio e Schumacher, até mesmo de Senna. Os dois primeiros nunca perderam para um título para um companheiro de equipe (apesar do Shumacher ter sido massacrado pelo Rosberg na Mercedes), e Senna, quando perdeu, perdeu para um bi-campeão mundial (que seria tetra), numa equipe que lhes dava condições iguais. Hamilton perdeu para um companheiro 2º piloto. Não estou diminuindo Rosberg, muito pelo contrário, acho que ele não é devidamente valorizado pelos seus feitos. Porém, a Mercedes claramente o tratava como… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  bastos76
3 anos atrás

Segundo piloto? Só para rir….

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  bastos76
3 anos atrás

A Ferrari não deixava o Rubens Barrichello ganhar uma corrida, menino alemão mesmo que estivesse a traz do seu colega de equipa vinham ordens da Box para o Rubens Barrichello deixar passar o seu colega de equipa. E o menino Alemão quando via que o seu titulo estava em perigo mandava os seus concorrentes diretos para fora de pista, Adelaide 1994 e Jerez 1997.
Ou outras coisas que fez como no Mónaco 2006

MurrayWalker
Reply to  bastos76
3 anos atrás

Schumacher foi batido por 30 pontos (75 na moeda atual) por Irvine em 99. Claro que todos sabemos que foi por ter estado 6 grandes prémios de fora. Mas também todos sabemos porque razão Rosberg bateu Hamilton em 2016. Porque o Lewis teve problemas mecânicos em 6 grandes prémios. E nem sequer estou a contabilizar os problemas de embraiagem nos arranques. Nesse ano, apenas o McLaren de Alonso teve pior fiabilidade. Desses 6 grandes prémios, Rosberg ganha 5. Só não ganha na Malásia, mas ainda assim ganha nessa corrida 15 pontos ao Lewis. As outras 4 vitórias do Nico, são… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Comentário Clássico de Fanboy, que não consegue admitir que quando o seu piloto favorito perde é porque o que ganhou foi melhor! Quando o LH ganha, é um predestinado, é o melhor de sempre, o carro não importa, etc etc etc, mas quando perde a culpa nunca é dele… Claro que o LH, se ganhou o que ganhou, foi por mérito próprio, porque trabalhou mais que os outros para isso, independentemente de ter tido sorte, melhor carro ou qualquer outra coisa. Mas quando perde, também deverá ser porque quem ganhou foi melhor, certo? Dizer, que numa temporada onde o campeão,… Ler mais »

Flat out!
Flat out!
Reply to  ManelDasBombas
3 anos atrás

Tão bem escrito esse comentário.
Não podia estar mais de acordo com tudo o que escreveu.

MurrayWalker
Reply to  ManelDasBombas
3 anos atrás

Meu caro. Eu apenas apresentei factos irrefutáveis. Não é uma questão de ver a F1 por um funil. Por exemplo, em 2011, Button bateu o Hamilton aos pontos porque o Hamilton fez uma época absolutamente horrível. Independentemente da fiabilidade dos carros. Logo Button nesse ano foi claramente melhor que Hamilton. Agora, não me venham dizer que em 2016, o Nico foi melhor que o Lewis. Mas nem de perto nem de longe. Das 9 vitórias do Nico (não 10 como refere). Coincidência do camandro, 8 delas foram quando Hamilton teves problemas. Com a fiabilidade igual em ambos os carros, tinha… Ler mais »

bastos76
bastos76
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

As tuas contas estão boas, mas estranho que o 1° piloto receba equipamento pior. Será que a pressão do Rosberg obrigou o Hamilton a forçar demais o equipamento? O Lagaffe riu do termo “2° piloto”, talvez tenha lembrado que a Mercedes dava alguma liberdade de disputa ao Rosberg, algo que o Barrichello (por exemplo) nunca teve. Mas ser 2° piloto não é só entregar posição de pista para o 1°. O 1° piloto recebe as melhores estratégias, o carro é desenvolvido para o seu gosto, recebe mais atenção da equipe, melhores engenheiros, etc. Até onde sei, o Hamilton tinha tudo… Ler mais »

Flat out!
Flat out!
Reply to  pafre
3 anos atrás

“Não se pode tirar total mérito ao Nico, mas nunca seria campeão naquele ano sem a falha no motor do Hamilton.”
Acabou de o fazer….
Só uma pergunta. Os problemas mecânicos num desporto como a F1 não fazem parte do jogo? Não são para todos, ou são exclusivos só para alguns?
Não sendo um fã de LH, não tenho problema algum de dizer que é excelente, atualmente o melhor e mais completo, sendo já um dos melhores da historia do desporto, mas nesse ano em concreto Rosberg foi melhor. Assim sendo entrou na restrita galeria dos campões do mundo.
Simples

MurrayWalker
Reply to  Flat out!
3 anos atrás

Então colocamos Nicholas Latifi e Ayrton Senna no McLaren de 88. Senna domina todas as 16 provas, mas tem problemas mecânicos em 8 delas, que o obrigam a perder uma enorme quantidade de pontos. Como os outros carros estão todos longe da performace do McLaren. Nicholas Latifi ganha as 8 provas em que Senna teve problemas e fica em 2º atrás do Senna, em todas as outras provas que o brasileiro não teve falhas mecânicas. Conclusão: Nicholas Latifi é campeão e bate Senna com todo o mérito, a fiabilidade não interessa para nada. Isto é apenas parvo. Se a falta… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
MurrayWalker
Reply to  Flat out!
3 anos atrás

Então colocamos Nicholas Latifi e Ayrton Senna no McLaren de 88. Senna domina todas as 16 provas, mas tem problemas mecânicos em 8 delas, que o obrigam a perder uma enorme quantidade de pontos. Como os outros carros estão todos longe da performace do McLaren. Nicholas Latifi ganha as 8 provas em que Senna teve problemas e fica em 2º atrás do Senna, em todas as outras provas que o brasileiro não teve falhas mecânicas. Conclusão: Nicholas Latifi é campeão e bate Senna com todo o mérito, a fiabilidade não interessa para nada. Isto é apenas parvo. Se a falta… Ler mais »

jcf
jcf
3 anos atrás

Entre os 7 e os 12 anos, joguei xadrez dezenas de vezes com o meu pai. Ele ganhava sempre! De repente, ao fim de 5 anos, ganhei um jogo! Nunca mais joguei com ele, fiquei esgotado de tantos anos de esforço… mas ganhei e ainda hoje me vanglorio disso. Aproveito sempre para dizer: o primeiro piloto de quem fui fã chamava-se Rosberg… aquele dia de Fórmula 2 no Estoril em 1977… que piloto. Inesquecível Keke, saudades de pilotos assim.

garantia4
garantia4
Reply to  jcf
3 anos atrás

Com o carro do Fred Opert. Um plantel de luxo nesse fim de semana. Até um piloto desconhecido de nome Prost lá andava, colega do Mário Silva. . Infelizmente há poucos relatos escritos desse evento.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  jcf
3 anos atrás

E mesmo que tenha 90 anos, o que é que lhe impede se vangloriar de ter ganho um jogo de xadrez ao pai quando tinha 12? Ganhou ou não ganhou?
Que argumento tão estúpido, enfim. Seguindo essa linha de raciocínio, um ciclista que correu 20 anos e ganhou apenas uma volta à França ao seu maior rival, tem de calar porque apenas ganhou uma vez.

asfalto
asfalto
3 anos atrás

O Rosberg disse tudo, só um predestinado consegue sete títulos.

starfish1977
starfish1977
3 anos atrás

Adoro estas discussões de tanga… Apesar de nunca ter visto o Hamilton na equipa que gosto, sem dúvida que é do outro mundo…. Teve azar quando perdeu mas PERDEU!!! Quem não gosta que inche…. Mas também teve a SORTE de se ter mudado para uma equipa como a Mercedes que está a fazer muita história…. E já agora… adoro quando tentam crucificar o Schumacher… Não, ele não foi o mais gentleman de sempre. longe disso e não concordo com muitas atitudes dele mas…. e há sempre um mas…. Acredito que todos consideram o Senna como um dos melhores de sempre,… Ler mais »

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Parafraseando Nestor Morosini, ilustre jornalista falecido hoje: Se a esta Mercedes tiras o Hamilton, o piloto nº2 pode vencer as corridas e também o Mundial: Nico Rosberg ensina isso.
E eis que nestas  2 frases está condensado o sentido da náusea que atormenta os apaixonados de F1  já vai em 7 anos, e alguns comentários- opiniões, por isso mesmo rebatíveis até ao infinito- sobre a alegada  “inegabilidade” da grandeza do LH.

MurrayWalker
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Existe para aí um outro caso em que até Irvines e Barrichellos podiam vencer mundiais. Mas claro está, esse caso era da equipa do coração, logo esse piloto será de uma “inegabilidade” de grandeza.

Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Já quando o carro era vermelho e o piloto se chamava Schumacher, o discurso muda 180º lol.

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