F1, Nico Rosberg: “Talvez não tivesse o mesmo talento de Lewis Hamilton”

Por a 13 Abril 2020 16:35

A luta Lewis Hamilton vs Nico Rosberg foi a única rivalidade verdadeiramente intensa na era híbrida da F1. Rosberg admitiu que não teria o mesmo talento de Hamilton, numa entrevista recente.

Rosberg teve de trabalhar muito para conseguir superar Hamilton, um esforço tremendo ao qual se seguiu a saída da F1, numa espécie de reconhecimento de que não teria capacidade para manter o nível. O alemão falou sobre a necessidade de equilibrar os objetivos pessoais de acordo com as capacidades de cada um, sem foco excessivo nos resultados e referiu o seu caso:

“Temos de encontrar um equilíbrio. Um objetivo é melhorarmos e tirar o melhor proveito de suas opções. Algumas pessoas correm e talvez não tenham o talento de um Lewis Hamilton, onde eu me posso incluir.”

“É por isso que não é realista para mim ser campeão mundial nove vezes, assim como ele pode ser capaz de fazê-lo. Essa não é a minha ambição. A minha ambição é tirar o melhor proveito de mim mesmo e foi isso a que me propus. Além disso, há um objetivo concreto como resultado.

“Mesmo que tenha problemas no motor, se tiver como objetivo melhorar, ainda posso ficar feliz quando analisar como consegui fazer tudo de maneira tão brilhante nesse dia e durante o ano todo.

“Eu também estava muito focado no resultado. Obviamente, isso acontece porque tudo o que me rodeava falava sempre sobre isso. Tudo o resto não importa.”

“Como atletas, precisamos tentar encontrar o equilíbrio e continuar a melhorar as próprias habilidades. Foi isso que aprendi ao longo do tempo. Eu progredi, mas é muito difícil fazer grandes progressos. Acho que os atletas mais bem-sucedidos têm esse equilíbrio e não apenas o foco nos resultados.”

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jem
jem
4 anos atrás

Talvez?

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  jem
4 anos atrás

Tirou-me as palavras da boca. Foi logo o que me realçou de sobremaneira nesta entrevista.

zedasrodas
4 anos atrás

A Pascoa é tempo de reflexão,
numa próxima explicará como foi «campeão».

Pity
Pity
4 anos atrás

É de louvar reconhecer isso… publicamente porque, na verdade, ele admitiu essa realidade quando decidiu abandonar.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
4 anos atrás

Muito gostam de perverter as razões do abandono do Rosberg! Rosberg não abandonou por ter menos talento, abandonou porque cumpriu o seu sonho, não tinha mais nada a provar e estava psicologicamente esgotado.
É óbvio que ele sempre soube ter menos talento natural que Hamilton. Correram desde putos.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
4 anos atrás

Já aqui dei a minha opinião sobre o abandono do Rosberg, mas vou repeti-la: O Rosberg foi criado no meio das corridas, o pai foi campeão de F1, depois teve uma equipa no DTM (para mal dos pecados do Lamy : ), é natural que ele se entusiasmasse e quisesse experimentar, mas também pode ter sido influenciado pelo pai, que gostaria, como muitos pais, que o filho seguisse as suas pisadas. A coisa foi correndo mais ou menos bem até chegar à F1, onde entrou na equipa com que o pai fora campeão. Só que a F1 exigia mais do… Ler mais »

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  Pity
4 anos atrás

Foi preciso mais que esforço para ele derrotar o Hamilton.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
4 anos atrás

Não tinha talento! Um piloto que bateu Hamilton e Schumacher! Nem digo nada.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Rosberg sabe perfeitamente que sem aquele motor rebentado, não teria sido campeão.

2fast4u
2fast4u
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Começou mais cedo, quando mudaram a equipa de engenheiros das 2 boxes 😉

peudreot106rallye
Reply to  2fast4u
4 anos atrás

mas afinal eram os engenheiros os talentosos?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Mas foi. E poupar o material também faz parte das corridas.
E no entanto não é preto no branco pois com certeza que se o motor não tivesse rebentado Rosberg tinha feito um esforço superior ao que fez, pois só tinha que terminar em segundo o resto das corridas.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Bora dizer a mesma mentira vezes sem conta que já é verdade…

Ele nem passou a reta final do campeonato a gerir nem nada….

Enfim.

MurrayWalker
Reply to  Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Claro! Geriu a parte final, da mesma forma que geriu as 8 corridas entre Barcelona (5ªprova) e a Alemanha (12ªprova), ou seja, perdeu-as todas. Excepto a que conseguiu meter o colega fora de pista. Geriu-as tão bem, que até perdeu toda a vantagem de 43 pontos que chegou a ter sobre o Hamilton. No final da época ganhou 9 corridas, em que em 6 delas o Hamilton teve problemas. Mais duas (Monza e Suzuka) em que o hexacampeão se afundou na largada. Só restou a vitória limpinha em Singapura. Nem nos melhores sonhos do alemão aconteciam tanto problemas do outro… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

A diferença, é que após a Malásia, Rosberg sabia que bastava ser segundo em todas as corridas para obter o título, e foi o que ele fez.

MurrayWalker
Reply to  Pity
4 anos atrás

Após a Malásia não. Após o Japão sim, bastavam segundos lugares.

Mas se a norma até ao Japão, foi ganhar apenas as corridas em que Hamilton tinha problemas (excepto Singapura). Porque razão após Suzuka, só não as ganhou porque estava a gerir?

Pity
Pity
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

Ok… fique na sua, eu fico na minha 🙂 Seria muito chato que tivéssemos todos a mesma opinião.

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  Pity
4 anos atrás

Desculpe mas a verdadeira “diferença” é que ele sabia que o máximo que conseguiria em condições normais era o tal ser segundo. Mesmo que não “bastava” fosse suficiente era quase impossível fazer melhor, ou então repetiria a “desportiva” manobra de Barcelona.

2fast4u
2fast4u
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

Para não falar da pole no Mónaco

peudreot106rallye
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Já esteve aqui um Português que trabalhou na Formula 1 e explicou que o Hamilton fazia mais Revs que o Rosberg para conseguir uns pózinhos importantes.Eram apenas mais 1000rpm que o red line, o carro continuava a dar-lhe potència mas a fiabilidade era menor e o motor ia durar menos corridas. mas como veio com um nickname ninguém lhe ligou…

MurrayWalker
Reply to  peudreot106rallye
4 anos atrás

Mas foi só em 2016 que o Hamilton utilizou esse esquema? é que em todas as outras 12 épocas que leva de F1, a fiabilidade dos seus motores é idêntica à dos seus colegas de equipa.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
4 anos atrás

Isso só o engrandece mais.
Um piloto medíocre, como muitos acham, venceu, com o mesmo material, os dois pilotos com mais títulos de sempre.
E convém não esquecer que Rosberg venceu no Mónaco consecutivamente uma data de vezes.

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
4 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

*RPMS*™
4 anos atrás

Rosberg pode ter menos talento do que Hamilton e no conjunto das épocas em que foram companheiros de equipa o inglês levou a melhor.
Mas em 2016, quer os fãs de Hamilton queiram ou não, Rosberg foi o melhor e foi um justíssimo campeão do mundo batendo o inglês de forma limpa e com todo o mérito!

Cumprimentos

MurrayWalker
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Afirmar que o Rosberg em 2016 foi melhor que o Hamilton só pode querer dizer duas coisas. Que não viu o campeonato desse ano, ou que já se esqueceu do que viu. Como eu sei que o meu caro viu, seguramente que já se esqueceu do que se passou. A maioria dos fãs de Hamilton e daqueles que não o são, apenas se lembram do motor rebentado na Malásia, mas a história da malapata do Hamilton em 2016, começou muito mais cedo. Austrália – Sai da pole e na primeira curva após a largada, leva um chega para lá do… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

Mas o Hamilton não era o do carro 44? É que o que eu vi no Gp de Espanha foi o carro 44, que ia atrás do companheiro de equipa, colocar o carro que ia a sua frente fora de prova… Mas pronto, quando não se consegue ver as corridas com isenção e dar mérito ao adversário resulta nesse tipo de exercícios. Hamilton é um excelente piloto, ninguém coloca isso em causa, mas o “endeusamento” que alguns dos seus fãs querem fazer dele não os leva a reconhecer que os outros, por vezes, também podem ser melhores. A temporada de… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

E viu muito bem, só não viu foi a razão pela qual o carro 44 embateu no outro Mercedes. Nem tudo foi sorte, nem tudo foi azar, mas que as falhas mecânicas e quase todos os azares ocoreram do mesmo lado, é um facto. Foi vencedor ponto final. Justo? nem de perto nem de longe. Como já referi noutro post, das 9 corridas que venceu, o Hamilton teve problemas em 6. Se os azares mecânicos e outros que o Hamilton teve, tivessem ocorrido no carro do Rosberg. O campeonato teria ficado no bolso do Hamilton lá para os lados de… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Em Espanha, Rosberg saiu melhor do que Hamilton e assumiu o comando. Na 3ª curva Hamilton tentou passar, Rosberg fechou, Hamilton foi obrigado a ir à relva, perdeu o controlo do carro e, por isso, bateu em Rosberg. A culpa é, portanto do Rosberg, que, se não tivesse fechado, não teria sido tocado.

MurrayWalker
Reply to  Pity
4 anos atrás

Nesse incidente, todas as ações do Rosberg foram em controlo total do carro. Já o Hamilton após ter colocado as 4 rodas na relva, limitou-se a ser um passageiro. O nosso colega forista sabe tão bem isso como nós, apenas suprimiu essa parte por razões óbvias.

*RPMS*™
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

É o seu ponto de vista e o da forista Pity. A situação de Espanha pode, no máximo, ser considerado um incidente corrida, nunca culpa exclusiva do Rosberg. Aliás, o próprio site oficial da F1 fala apenas numa penalização nessa corrida ao Magnussen por ter causado uma colisão. Nada fala em penalizar o Rosberg por ter causado o que quer que fosse. Felizmente, os comissários não eram os prezados foristas MurrayWalker e a Pity, senão, provavelmente o Rosberg ainda estaria a cumprir prisão perpétua por ter levado com o carro do piloto do qual vocês são adeptos confessos e, pelos… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Todos sabemos que não exisiram penalizações, como noutras inúmeras situações também não existiram. O facto é que quando Hamilton inicia a ultrapassagem, o espaço está todo lá e Rosberg tem o dever de lhe deixar espaço para caber um carro. Não se trata de uma tentativa de ultrapassagem por fora onde quem está a ser ultrapassado pode fazer um hang-out. Um incidente de corrida em que a responsabilidade é toda do Rosberg.

*RPMS*™
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

É a sua opinião. Eu mantenho a minha.

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Sou adepta, mas não incondicional. Se fosse incondicional, não teria atribuído ao Hamilton a culpa no incidente com o Albon no Brasil. Eu sei ver corridas com olhos de ver, sem opiniões pré-concebidas.

peudreot106rallye
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

pixote, qq piloto sabe que tem de se manter em pista

peudreot106rallye
Reply to  Pity
4 anos atrás

e o Hamilton queria passar por onde? ok, só corri em Jarama. mas aquela curva é muito parecida com a 3 do estoril . NinguÉm passa ali!

peudreot106rallye
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

Tira o capacete para veres melhor..em 2016 e no final de 2015.

asfalto
asfalto
4 anos atrás

Acredito que o talento natural do Hamilton seja ligeiramente superior, mas se o Rosberg tivesse a equipa do lado dele como o Hamilton sempre teve, o Hamilton era arrasado, e nesse aspeto o Rosberg foi superior porque superou o Hamilton com todo o ambiente na equipa a favor do Hamilton, e para isso é preciso ser o que o Hamilton nunca conseguiria ser, basta ver aquele episodio no Mónaco onde nem queria ir ao pódio por a equipa não fazer algo para o Rosberg não ganhar.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Quer se goste dele ou não ganhou o campeonato e de forma bem merecida.

Lembro me de entrevistas onde ele falava que até o emagrecer não sei quanto o ajudou a ganhar décimas.

Ganhou por trabalho muito árduo e etc e tal.

Hamilton tem muito talento mas trabalho árduo não sei bem se terá.

Essa do motor partido… Enfim…

Ficou em que lugar o rosberg nesse GP?? Ficavam com uma diferença assim tão abismal??

Passou a reta final do campeonato a gerir a vantagem. Se precisa se ainda teria ganho um GP ou outro.

nuno-mike
nuno-mike
4 anos atrás

Nenhum piloto de F1 é campeão do mundo só porque tem o melhor carro. Tem de ter muito talento, mesmo que na grelha haja outros com um pouco mais. É inegável que Lewis Hamilton é um portento, um dos melhores pilotos de sempre da categoria, porque ganhou corridas sempre por onde passou, tendo ou não o melhor carro. E isso só valoriza o feito de Nico Rosberg. Depois há uma característica do ser humano muito variável que é a motivação. Para uns, demonstrar que consegue subir o monte as vezes que forem precisas é um motivo suficiente para o fazer,… Ler mais »

peudreot106rallye
4 anos atrás

about Button: “he didn’t want to stay at Brawn with Rosberg, who’s not as highly rated as Lewis but might be just as quick. Jenson may have thought that it’s better to get beaten by Lewis than get beaten by Nico”.

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