F1: Mudanças nas infraestrutras da Audi para breve

Por a 21 Janeiro 2026 11:58

A Audi prepara-se para a sua primeira temporada como construtor de Fórmula 1, após a transição da antiga estrutura da Sauber, anteriormente cliente da Ferrari, para uma equipa de fábrica com motor próprio. Este processo tem implicado profundas mudanças organizacionais, técnicas e logísticas, com especial foco na integração entre as bases da Suíça e da Alemanha.

A nova estrutura da Audi assenta na ligação entre as instalações da Sauber Engineering, em Hinwil, e o centro de desenvolvimento de unidades motriz da Audi, em Neuburg. Para garantir uma comunicação eficaz entre as duas equipas, foram instalados sistemas permanentes de videoconferência, assegurando uma ligação contínua entre os departamentos de chassis e de motores.

Mattia Binotto, diretor operacional e técnico do projeto, considera que as infraestruturas de Neuburg cumprem plenamente as exigências da Fórmula 1 moderna, dispondo dos dinamómetros, espaço e recursos necessários. Já em Hinwil, a situação é diferente. Apesar de no passado ter sido uma das fábricas mais avançadas da grelha — com investimentos que remontam à era BMW —, o crescimento das equipas e a expansão do projeto Audi tornaram evidente a falta de espaço.

Entre as principais necessidades está a construção de um edifício para acolher um novo simulador de grande dimensão, bem como o reforço da capacidade de produção de componentes em materiais compósitos, essenciais para garantir rapidez, controlo de qualidade e eficiência de custos. A equipa necessita também de mais espaço para os engenheiros, acompanhando o aumento do efetivo técnico.

A Audi, em conjunto com a Sauber, está a planear a ampliação do campus de Hinwil, com novos edifícios e instalações, de forma a responder às exigências de uma equipa de fábrica de Fórmula 1.

Apesar dos desafios, a marca alemã acredita que dispõe das bases humanas, técnicas e organizacionais para ter sucesso. O plano estratégico aponta para um horizonte de cinco anos até atingir a competitividade ao mais alto nível. A prioridade imediata passa por garantir fiabilidade, terminar corridas e desenvolver progressivamente a unidade de potência para enfrentar os construtores mais experientes.

“Em Neuburg, a infraestrutura é tudo o que precisamos. Estamos ao nível certo, com os dinamómetros e o espaço necessários”, explicou Mattia Binotto. “Em Hinwil, pelo contrário, ainda nos falta espaço. Encomendámos um novo simulador, mas precisamos de um edifício para o instalar, porque é muito grande.”

“Temos de expandir a nossa capacidade de fabrico, sobretudo na área dos compósitos, que é essencial na Fórmula 1 para a rapidez, qualidade e controlo de custos. Também precisamos de mais espaço para os engenheiros. No geral, é necessário ampliar os edifícios e o campus atual. O que eu sei é quem é a Audi e o que representa. Temos uma grande equipa, com muita energia, totalmente focada no nosso futuro e no nosso sucesso.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado