F1, Mika Hakkinen: “Três corridas em Silverstone não agradará a todos”

Por a 23 Abril 2020 13:40

A busca por soluções para o calendário da F1 poderá implicar repetir pistas, o que poderá não agradar a todas as equipas, como apontou Mika Hakkinen.

O ex-piloto da McLaren levantou uma questão pertinente que já Tiago Monteiro tinha referido na sua entrevista ao AutoSport... Repetir provas poderá não agradar a todas as equipas.

Sabemos que cada equipa segue a sua filosofia e que cada carro tem os seus pontos fortes e fracos. Por exemplo, a Ferrari apostou no ano passado num carro com menos apoio, mas mais velocidade de ponta, e essa escolha é feita de forma consciente. Os engenheiros analisam as pistas do calendário de forma a entender se essa aposta pode ser benéfica ou não. Claro que depois a parte mais complicada é passar a teoria para a prática, mas na mente dos engenheiros é feita uma “aposta” que tem tudo para ser vencedora. Ora se no caso de uma equipa que aposta no mesmo conceito, se é obrigada a correr este ano três vezes em Silverstone, ou duas vezes em Barcelona, pistas que exigem mais apoio aerodinâmico, é fácil entender que essas equipas ficarão a perder, pois não se prepararam para esse cenário. Também não podemos esquecer a parte humana, o piloto, que tem pistas preferidas e outras em que não consegue estar ao mesmo nível.

Mika Hakkinen deu o seu ponto de vista, especificando Silverstone, a pista que deverá receber mais corridas este ano, pelas condições que tem e para poupar dinheiro:

“É um lugar bonito, uma pista bonita para correr. Mas, pensando na corrida, do ponto de vista do piloto, quando eu corria e fomos a Silverstone, eu sabia que tinha um bom carro. Mas em algumas pistas de corrida não conseguimos ter uma frente boa, perdia tempo e ficava muito frustrado. Portanto, as equipas que têm problemas na pista de Silverstone e sabem que podemos ter três GPs seguidos por lá, não ficarão felizes. Se sabemos que o nosso carro não será rápido lá, é muito frustrante.”

“Mas também pode ser uma oportunidade para as equipas encontrarem soluções técnicas para resolver seus problemas em Silverstone. É algo complicado.”

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total wrc
total wrc
4 anos atrás

Não há duas corridas iguais , hoje um piloto pode fazer pole e vitoria e na semana seguinte nem sequer estar nos pontos , e as equipas que possam estar menos bem num fim de semana podem tentar melhorar os pontos menos bons para a próxima corrida , penso que em caso de ser extremamente necessário será uma solução melhor do que não haver de todo corridas .

Pity
Pity
Reply to  total wrc
4 anos atrás

Sim, e em Silverstone muito depende do estado do tempo, mas eu percebo o Hakkinen. Nem todas as equipas se dão bem em todos os circuitos, logo, se alguma não se dá bem com Silverstone, está tramada quantas vezes quantas as corridas lá disputadas… a não ser que as condições meteorológicas se alterem e possam beneficiar disso mesmo.

jem
jem
4 anos atrás

É fácil. Façam uma prova em seco (se for possível), uma com a pista bem molhada (nem que seja artificialmente) e outra com uma mistura das duas. E naturalmente com 3 sessões de treinos com as devidas especificações.

zedasrodas
4 anos atrás

Já pensaram em fazer corrida em situação normal e outra no sentido inverso ?

Pity
Pity
Reply to  zedasrodas
4 anos atrás

Penso que o sentido inverso está posto de parte, por questões de segurança. As escapatórias estão desenhadas para um sentido, fazê-lo em sentido contrário poderia, em caso de despiste, atirar o piloto contra um muro e não para a escapatória. Pelo menos foi o que eu percebi de um vídeo que apareceu aqui há dias.

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