F1: Mercedes retira recurso à decisão do protesto do GP de Abu Dhabi

Por a 16 Dezembro 2021 11:04

Já existiam rumores que isso poderia suceder: a Mercedes optou mesmo por retirar o recurso sobre o resultado do Grande Prémio de Abu Dhabi. Numa breve declaração emitida hoje, a Mercedes revela congratular-se com o facto da FIA ir investigar os acontecimentos do fim-de-semana passado, retirando por isso a sua ação.

Recorde-se que a Mercedes se opôs vivamente quanto à forma como a Direção de Corrida e os Comissários Desportivos lideram com toda a polémica do fim de semana, protestou, a FIA decidiu contra a sua vontade, e a Mercedes interpôs recurso quanto a essa decisão e agora retira esse mesmo recurso: “Deixámos Abu Dhabi na descrença do que tínhamos acabado de testemunhar. Claro que faz parte do jogo perder uma corrida, mas é algo diferente quando se perde a fé nas corridas.

Juntamente com Lewis, ponderámos cuidadosamente sobre como responder aos eventos na corrida de Abu Dhabi.

Temos sido sempre guiados pelo nosso amor por este desporto e acreditamos que todas as competições devem ser ganhas com base no mérito. Na corrida de domingo, muitos sentiram, inclusive nós, que a forma como as coisas se desenrolaram não era correta.

Agora, a equipa da Mercedes-AMG Petronas trabalhará ativamente com esta comissão para construir uma Fórmula 1 melhor, para cada equipa e cada adepto que ama este desporto tanto como nós. Responsabilizaremos a FIA por este processo e por isso retiramos o nosso apelo.

A Max Verstappen e à Red Bull Racing: gostaríamos de expressar o nosso sincero respeito pelos vossos feitos nesta temporada. Fizeram deste combate pelo título do Campeonato de Fórmula 1 verdadeiramente épico.

Max, felicitamo-lo a si e a toda a sua equipa. Estamos ansiosos por levar a luta a ti na pista, na próxima temporada.

E por último, embora este Campeonato de Pilotos não tenha terminado da forma que esperávamos, não podíamos estar mais orgulhosos da nossa equipa.

Lewis, és o maior piloto de Fórmula 1 na história da Fórmula 1, e expulsaste o teu coração por cada volta desta incrível temporada. És um desportista impecável dentro e fora da pista e entregaste um desempenho impecável. Como puro concorrente e como modelo para milhões de pessoas em todo o mundo, saudamos-te.”

NOTA: Excertos da carta.

A carta completa da Mercedes

Estimada comunidade e adeptos da Fórmula 1,

Deixámos Abu Dhabi na descrença do que tínhamos acabado de testemunhar. Claro que faz parte do jogo perder uma corrida, mas é algo diferente quando se perde a fé nas corridas.

Juntamente com Lewis, ponderámos cuidadosamente sobre como responder aos eventos na corrida final da temporada de Fórmula 1. Sempre fomos guiados pelo nosso amor por este desporto e acreditamos que todas as competições devem ser ganhas por mérito. Na corrida de domingo, muitos sentiram, inclusive nós, que a forma como as coisas se desenrolaram não era a correcta.

A razão pela qual protestámos contra o resultado da corrida no domingo foi porque o regulamento do Safety Car foi aplicado de uma nova forma que afetou o resultado da corrida, depois do Lewis ter estado na liderança e na rota para ganhar o Campeonato do Mundo.

Interpusemos recurso no interesse da justiça desportiva, e desde então temos mantido um diálogo construtivo com a FIA e a Fórmula 1 para criar clareza para o futuro, para que todos os concorrentes conheçam as regras sob as quais estão a correr, e como serão aplicadas.

Assim, saudamos a decisão da FIA de colocar de pé uma comissão para analisar minuciosamente o que aconteceu em Abu Dhabi e para melhorar a robustez das regras, a governação e a tomada de decisões na Fórmula 1. Congratulamo-nos igualmente com o facto de terem convidado as equipas e os condutores a participar.

A equipa da Mercedes-AMG Petronas trabalhará ativamente com esta comissão para construir uma Fórmula 1 melhor – para cada equipa e cada adepto que ama este desporto tanto como nós. Responsabilizaremos a FIA por este processo e retiramos o nosso apelo.

A Max Verstappen e à Red Bull Racing: gostaríamos de expressar o nosso sincero respeito pelos vossos feitos nesta temporada. Fizeram deste combate pelo título do Campeonato de Fórmula 1 verdadeiramente épico. Max, felicitamos-te a ti e a toda a tua equipa. Estamos ansiosos por levar a luta até ti na pista, na próxima temporada.

E por último, embora este Campeonato de Pilotos não tenha terminado da forma que esperávamos, não podíamos estar mais orgulhosos da nossa equipa.

Lewis, és o maior piloto de Fórmula 1 na história da Fórmula 1, e expulsaste o teu coração por cada volta desta incrível temporada. És um desportista impecável dentro e fora da pista e ‘entregaste’ um desempenho impecável. Como puro concorrente e como modelo para milhões de pessoas em todo o mundo, saudamos-te.

Valtteri, tens sido uma parte importante desta equipa, ajudando a conquistar cinco Campeonatos de Construtores em cinco épocas. Um obrigado também para ti.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
35 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Tenho lido e escutado jornalistas de vários pontos do globo, todos felicitam a Max e acham que é um justo campeão. Mas todos também dizem que a gestão do safety car foi claramente ilegal e alertam para o não cumprimento das regras.
No fundo, a última corrida é um espelho da gestão da FIA ao longo do ano com muita incoerência e permeável a terceiros.

Vagueante
Vagueante
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Não se pode ser justo campeão, se só o foi porque as regras não foram cumpridas…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Vagueante
2 anos atrás

Entendo a tua posição rigorosa mas discordo. Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Pelo que ouvi, Masi era o terceiro “na linha de sucessão” do Charlie Whiting, só que os dois que estavam na frente, um foi para a Renault e outro para a Ferrari. Resultado, com o falecimento inesperado do Whiting, só tinham aquele disponível, visivelmente ainda não totalmente preparado.

#99
#99
Reply to  Pity
2 anos atrás

Para mim foi uma surpresa total a sua nomeação.

Honda Power
Honda Power
2 anos atrás

Isto parece o infantário, só chorões… quando a Mercedes, Hamilton incluído, já desistiram de gentar ganhar na secretaria, os fanboys continuam a verter baba e ranho. O artigo 15.3 é claro e não deixa dúvidas a ninguém, excepto aos fanboys. Para além de já varias corridas terem sido decididas com SC nas últimas voltas, e com isso, alterar toda a historia da corrida. Da minha parte vou abrir a terceira garrafa de champanhe, já que é a terceira vez que festejo a conquista do campeonato.

*RPMS*™
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!
Pode-se até dizer que o artigo 15.3 é claro como a água, e saboroso como um bom champanhe… hahahaha

Cumprimentos

gtman
gtman
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

Os maiores especialistas em direito desportivo acham o contrário. Quanto ao champanhe arranjou uma boa razão para alimentar a dependência.

Honda Power
Honda Power
Reply to  gtman
2 anos atrás

Calma, que eu só bebo em ocasiões especiais… e faço questão de festejar com champanhe. Já agora quem são esses especialistas em direito desportivo? O que dizem sobre o artigo 15.3? Consegue dar-me um nome? Ou vai-me dizer que é o afondo, o Osmane, o inoferreira, etc, etc??

Pity
Pity
2 anos atrás

A todos os adeptos de F1, sejam pró ou anti Verstappen, pró ou anti Hamilton: Meus amigos, é tempo de encerrar a questão, como fez a Mercedes. Não se esqueçam do seguinte: na situação inversa, a Red Bull agiria do mesmo modo. Se o Max tem arrancado bem e dominado toda a corrida, com a mesma vantagem que Hamilton teve sobre ele, quando o Latifi se estampou, seria o Hamilton que podia arriscar e o resultado poderia sorrir ao Hamilton. Se tal acontecesse, a Red Bull também protestaria, também ameaçaria com recurso, talvez até avançasse. Esqueçamos as nossas mágoas desportivas… Ler mais »

gtman
gtman
Reply to  Pity
2 anos atrás

se..se…Mas não foi isso que se passou. Um piloto domina a corrida e a arbitragem, contra as regras, deturpa o resultado, objectivamente falando . Garanto-lhe que a imagem da F1 levou a maior machadada alguma vez dada. Até os meus sobrinhos, recém fãs da F1 e do Cenoura-que-leva-uns-tabefes-do-pai exclamaram “que nojice, isto não é desporto”. Estou convencido que a filosofia do país do wrestling vai tentar acabar com a fórmula-desporto e vai implantar a fórmula-espectáculo com guião pré-defenido que dão ao director de corrida para implementar. Este foi o ano do ensaio.

MC
MC
2 anos atrás

A Mercedes e Lewis não querem ganhar na secretaria. Mas Max não terá ganho a corrida devido a uma decisão de “secretaria”? É que quando, para justificar o modo como foi feito o reinicio da corrida, se considera que o art. 15.3 dá poderes ao Diretor de corrida para fazer o que lhe apetecer no que respeita à utilização do safety car, então objetivamente Masi optou por beneficiar Max em detrimento de Lewis (alguém tinha dúvidas qual seria o desfecho da corrida quando o Masi colocou o Max com pneus novos macios logo atrás do Lewis vom pneus duros com… Ler mais »

gtman
gtman
Reply to  MC
2 anos atrás

Mas isso fez ele inúmeras vezes diversas vezes esta época sem ser penalizado além duma série de manobras perigosas….é como diz a “verdade desportiva”. O Masi já começou a cuidar dela há muito tempo e teve um especial cuidado quando mostrou a primeira bandeira vermelha na Arábia Saudita.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Muito bem Mercedes, elegância e classe até na derrota.

*RPMS*™
2 anos atrás

A Mercedes a fazer a única coisa que podia fazer!
O recurso não tinha fundamento, o artigo 15.3 é clarinho que dava para ser defendido em tribunal.
Os altos responsáveis da Mercedes (marca) meteram Toto na linha e resolveram acabar com a palhaçada que seria este recurso, tão simples quanto isso…
Muito bem Mercedes! Muito mal Toto Wolff…

Cumprimentos

gtman
gtman
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Você vive num delírio permanente. O que é clarinho é o contrário do que pretende.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado