F1: Mercedes, a equipa perfeita?

Por a 30 Abril 2019 12:10

A Mercedes continua a escrever história. Nunca ninguém na F1 tinha feito quatro dobradinhas consecutivas nas quatro primeiras provas. E a equipa germânica está apenas a mais uma dobradinha de igualar o recorde de cinco, algo apenas conseguido pela Ferrari e… pela Mercedes.

Mas estas conquistas dos flechas de prata, poderão dar uma visão diferente da F1. É sabido que o carro tem uma importância fulcral para o sucesso de uma equipa e de um piloto. É costume dizer-se que um piloto médio num bom carro pode ser campeão, mas um excelente piloto num carro mau não tem qualquer hipótese.

Mas a Mercedes tem mostrado que para vencer é preciso um bom carro, mas não tem de ser o melhor. A Mercedes tem colocado em pista um nível inigualável em todos os aspectos da corrida. Tem uma excelente dupla de pilotos, tem engenheiros e mecânicos de topo, estrategas de topo e uma organização que dá estabilidade e garante eficiência no uso dos recursos. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas são apenas os “pontas de lança” numa equipa que trabalha de forma harmoniosa. É preciso recuar até ao GP da Áustria em 2018 para vermos um erro da equipa. É esta consistência que tem feito a diferença. É a capacidade de tirar o máximo proveito do que cada corrida tem para dar, é a capacidade de trazer acelerar o processo de desenvolvimento de novas partes para melhorar o carro.

São raros os erros da equipa nas boxes, nas estratégia, e ainda mais raro ver um novo componente ser colocado no carro sem que traga resultados.

A Mercedes tem andado sempre muito perto da perfeição, algo que é difícil de atingir na F1. É por isso fácil de dizer que são a melhor equipa da actualidade. Tem mais recursos e mais orçamento, mas conseguem colocar esses recursos em prática e com resultados, algo que nem todas as equipas fazem com tanta eficiência.

Lewis Hamilton enalteceu isso mesmo no fim da corrida em Baku:

“Este é um óptimo resultado para a equipa. Acho que a equipa está mais forte do que nunca. O Valtteri e eu tentamos sempre andar nos limites do carro e estamos a conseguir ter boas prestações, assim como a equipa nos pitstops, os engenheiros e todos na fábrica. Acho que nunca nos apresentamos a este nível antes e estou muito grato pelo trabalho duro de todos.”

Parar a Mercedes será uma tarefa complicada e que exigirá nada menos do que … perfeição.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado