F1: McLaren quer falar com a FIA e acabar com a “lei da rolha”!

Por a 21 Julho 2025 13:15

O diretor da equipa McLaren, Andrea Stella, solicitou uma reunião com a FIA após a controvérsia sobre os comentários de Oscar Piastri pelo rádio no Grande Prémio da Grã-Bretanha. Piastri recebeu uma penalização de 10 segundos por travagem irregular atrás do safety car e expressou frustração após a corrida, evitando qualquer tipo de declaração, afirmando que não podia falar livremente sem correr o risco de ser banido devido aos regulamentos da FIA.

Stella enfatizou a necessidade de os pilotos poderem expressar-se honestamente sem medo de punição, ao mesmo tempo que continua a apoiar um diálogo respeitoso com a FIA. Ele espera trabalhar em colaboração para rever as restrições atuais.

“Numa situação tão tensa, aconselhamos sempre os nossos pilotos a reverem primeiro as imagens e só depois reagirem”, afirmou Stella. “Mas se já não é permitido fazer declarações honestas porque se pode meter em problemas, isso é uma questão diferente. Precisamos de reexaminar isso. Queremos fazê-lo em conjunto com a FIA. Não queremos iniciar um conflito, e não há conflito de interesses aqui. Todas as partes têm o mesmo interesse. Sempre cooperamos com a FIA e os comissários.”

A questão decorre do Artigo 12.2.1.f do Código Desportivo da FIA, que proíbe declarações que causem «dano moral» à FIA ou aos seus membros. Max Verstappen também criticou a regra, alegando que ela silencia os pilotos. Embora a regra tenha como objetivo coibir abusos, há cada vez mais pedidos por uma abordagem mais equilibrada que permita críticas construtivas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

8 comentários

  1. F1 FOR FUN

    21 Julho, 2025 at 13:21

    É uma ditadura, é normal no médio oriente de onde o MBS é nativo.

  2. Pity

    21 Julho, 2025 at 14:33

    Há situações e situações, há casos e casos, não se pode pôr tudo no mesmo saco. Pegando no caso da penalização do Piastri e pondo-me na sua pele, seria legítimo ele poder dizer que .
    Já se dissesse que , aí já poderia ser considerado, pelo tal artigo, como ofensa à idoneidade dos comissários.
    De qualquer forma, os pilotos devem ser livres de dizerem o que lhes vai na alma, desde que não insultem, que, para mim, deve ser o único travão. Os pilotos são seres humanos, têm sentimentos, não são robôs.

  3. Pity

    21 Julho, 2025 at 14:44

    Dei barraca, já que utilizei aquilo que considerei aspas, mas que afinal não eram, e o texto ficou imperceptível. Como não se pode editar, aqui vai a rectificação:
    1º parágrafo: … que” não concordo com a penalização, sinto-me injustiçado, os comissários foram duros demais”
    2º parágrafo: dissesse que “os comissários penalizaram-me deliberadamente”

  4. Donadel

    21 Julho, 2025 at 15:09

    Esse novo espaço de comentários é só rídiculo… Lembra os anos 90, mas estamos em 2025 e até a versão anterior estava muito melhor do que a atual! O diretor do site deveria ter vergonha da mudança que fez. Cada vez menos tenho vontade de postar cá!

  5. asfonseca

    21 Julho, 2025 at 17:11

    @Donadel Completamente de acordo, umas semanas atrás disse o mesmo e basta verificar a diminuição do numero s comentários.
    Na altura chamei a atenção através de email para a direcção do Autosport, disse:
    “A recente alteração relativamente aos comentários foi desastrosa….nota-se a redução dos comentários e debates de ideias.”,
    a resposta foi :
    “Muito obrigado pelo contacto. Vou ver o que diz… Na verdade, até ao momento, a nossa intervenção no site foi nenhuma. E o mesmo posso dizer na área editorial. A nossa primeira missão é conhecer bem o que temos na mão. Depois, sim, existirá uma intervenção”.
    Disseram que não mexeram, provavelmente algo que já estaria planeado, mas esperemos que resolvam.

  6. Canam

    21 Julho, 2025 at 18:25

    Se a lei da rolha existisse só na F1, estávamos bem. A F1 sempre foi de espinha baixa e cumpridores de tudo o que o poder manda. Hoje a censura e autocensura estão em todo o lado, infelizmente. Noutros tempos havia liberdade de expressão. Hoje …só para alguns !

  7. F1 FOR FUN

    21 Julho, 2025 at 19:35

    Ainda vai acabar como o site das motas, sem comentários, quando o acesso aos dois devia ser único.

  8. Nrpm

    22 Julho, 2025 at 1:13

    Donadel, completamente de acordo com a questão do péssimo novo formato dos comentários do AS.
    A administração devia perceber o quão ridículo ser tornou este formato de regressão. O anterior era mais versátil e flexível, permitindo correções e edição.
    Optaram por uma coisa 80’s, que hoje em dia não se entende.
    Para não haver má interpretação tenho a dizer á Direção do AutoSport que leio o jornal há 47 anos, e quero que este meio de divulgação do Motorsport seja eficaz, competente, relevante e interventivo.
    Não se esqueçam disso.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado