F1: McLaren pede empréstimo ao Banco Nacional do Barhein

Por a 25 Junho 2020 11:30

A McLaren continua a procurar soluções para a sua situação financeira e poderá recorrer a um empréstimo.

Durante esta semana soube-se que o plano de colocar à venda 30% das ações da empresa sofreu um revés. Os proprietários dos títulos da empresa recusaram a ideia e propuseram uma solução diferente algo que não foi aceite pela McLaren que assim colocou uma ação em tribunal para que os títulos fossem cedidos para assim proceder a venda.

Apesar da ação judicial poder manter-se, a McLaren olha para outras possibilidades e um empréstimo ao Banco Nacional do Barhein está em cima da mesa. No entanto, o banco é parte do fundo soberano Mumtalakat, do Bahrein, que já tem uma participação de 57,7% na empresa, o que levou a temores de que o empréstimo pudesse dar mais vantagem ao fundo. O mesmo fundo recusou injetar mais dinheiro na McLaren depois de ter injetado 300 milhões de libras, juntamente com os restantes acionistas, para fazer face a uma reestrutração da divisão dos supercarros, dinheiro que foi canalizado para a sobrevivência da equipa nos últimos meses, devido à pandemia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Palavra de honra que assim que li o cabeçalho mandei Ganda gargalhada. McLaren com muita pena minha mas neste momento é a equipa em pior condições financeiras do plantel. Ate Williams esta bem melhor. Ingleses não dão dinheiro vão as arábias. Nas arábias devem dar o guito e ficam safos… Mas da maneira como estão devem ficar safos uns 15 dias… Mas os 300 milhões foram para onde? Estamos a falar de 300 milhões… Não é coisa pouca. O Zak Brown tal como o antecessor cantavam de alto que não precisavam de main sponsor… Tinham a Honda a meter guito.… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Está? Porquê? Conheces os Estados Financeiros da cada uma das equipas? Sabes identificar dentro do grupo Mclaren onde estão os ativos e os passivos? Eu adoraria saber.
Fico à espera dos teus dados

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Sim, ninguém quer um departamento que tem sido o sustento da equipa. Vê-se que entendes imenso de negócios. Os 300 milhões são para pagar os salários de todo o staff/trabalhadores/etcs e sabes o que são fornecedores? É que eles precisam de peças e materiais para construir os seus super-carros. Tal como precisam de pagar os empréstimos que tiverem, tal como precisam de pagar as contas para manter tudo a funcionar. Isso e continuar a pagar os investimentos que fizeram para melhorar as instalações. Não sei como é no teu planeta, mas no nosso isso tudo custa muito dinheiro, especialmente quando… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

300 milhoes so serviram para 4 meses??? Mas voces pensam que a mclaren automovel tem uma dimensao da mercedes ou renault. Nem 4 mil empregados tem. E mesmo que ganhassem todos 10 mil por mês sobrava muito dinheiro para fornecedores. Algo ali se passa muito estranho…e se calha ha ali um buraco negro como no bes. Por algum motivo os bancos britanicos nao emprestam dinheiro a mclaren. Mas é preferível andar de olhos fechados e falar dos negocios das outras equipas. P.S. zak brown defendia com unhas e dentes um tecto orcamental mais baixo do que o orcamento mais baixo… Ler mais »

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Vendo o panorama financeiro da Mclaren…apesar de ser algo de difícil concepção imediata…deveria deixar a F1 momentaneamente ou reduzir a sua presença a nível oficial, e concentrar-se na sua divisão automóvel. Que está em franco crescimento. E ai talvez retornar como equipa oficial, e até quem sabe, como construtor de motores.

Jorge
Jorge
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Está em franco crescimento? Penso que o maior problema neste momento é mesmo a divisão de estrada e não tanto a F1, pelo menos era o que vinha nas noticias a semana passada.

RogerM
RogerM
Reply to  Jorge
3 anos atrás

Mas sem a divisão automóvel…como espera que a Mclaren sobreviva mais umas décadas? Muitos especialistas elogiam a rápida ascensão da Mclaren no mundo automóvel, cada vez melhorando no quesito de qualidade de construção. O problema que pode estar a acontecer no seu ramo automóvel…poderá ter sido a estratégia de apostar em modelos desportivos de grande produção…em vez de apostarem em modelos de nicho de mercado e mais exclusivos.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Podem é ter modelos a mais mas o Longtail ou o Senna são exactamente modelos de nicho super exclusivos.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  RogerM
3 anos atrás

O importante é entender o potencial de cada sociedade. A de F1 e a dos supercarros.
Em teoria poderia bastar abrir o capital de uma das sociedades a investidores externos para apoiar os recursos da mesma. O que parece estranho na noticia é haver uma divisão entre os gestores da Holding e dos sócios e isso é que é sempre muito perigoso.
Se sair da F1 dificilmente regressam, as mudanças tecnológicas são incríveis como se vê no caso da Renault.

Lagaffe
Lagaffe
3 anos atrás

Vamos lá ver. Uma sociedade não pode obrigar os respetivos sócios a vender as suas ações. E mesmo que as venda a receita iria para os sócios e não para o grupo. Ou seja há términos financeiros que não estão bem explicados na notícia.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Lutas de poder, uma quer vender acções para ter liquidez, outra não quer vender para não perder poder dentro do grupo. Continuem assim e vai tudo pelo cano.

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

É Só rir…. a equipa que não precisava de ter um grande patrocinador a tenir…..

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado