F1: Mattia Binotto não acredita no novo chassis mais leve da Red Bull

Por a 30 Agosto 2022 19:30

Há já algumas semanas que se tem falado de um suposto novo chassis da Red Bull. Desde o início da época que as equipas têm tentado baixar o peso dos carros e a Red Bull sempre foi uma das equipas a procurar soluções de forma mais célere e os rumores de um novo chassis mais leve surgiram recentemente, algo que Mattia Binotto não acredita.

A nova era da F1 trouxe-nos carros, infelizmente, mais pesados, com o peso mínimo a situar-se nos 798 kg. Todas as equipas gostam de ter carros abaixo do limite estabelecido para depois poder colocar lastro em zonas especificas, de forma a garantir o melhor equilíbrio do carro. Este ano, tal não tem sido possível e do que se sabe, apenas três equipas têm carros no limite mínimo imposto: a Alfa Romeo, a Aston Martin e a Williams. Da Ferrari e da Alpha Tauri os dados são mais dúbios, mas suspeita-se que a Red Bull tenha um dos carros mais pesados da grelha, (805 kg), a par da Mercedes. A situação da Red Bull já foi pior no início da época e o peso do RB18 chegou a ser consideravelmente superior ao mínimo (alguns rumores referiram 13 kg acima do mínimo).

A melhoria de forma da Red Bull deveu-se ao aperfeiçoamento da fiabilidade, mas o chassis também foi evoluindo, com pequenos incrementos a cada corrida. A Ferrari optou por uma abordagem diferente, trazendo grandes pacotes de melhorias de forma mais espaçada. Mas a verdade é que a Ferrari parece ter estagnado e a Red Bull continua a evoluir, de tal forma que na última corrida cilindraram a concorrência. Muitos dizem que a equipa introduziu o “tal” novo chassis mais leve na Bélgica, outros dizem que esse será introduzido por altura do GP de Singapura. A Red Bull refuta a ideia e Christian Horner afirmou que o chassis de Spa é em tudo semelhante ao da Hungria.

Mattia Binotto não acredita muito na teoria do novo chassis mais leve, por um motivo simples… o limite orçamental. Com os 140 milhões de dólares que as equipas podem gastar por ano, o responsável da equipa italiana diz que ficaria muito surpreendido se a Red Bull (ou outra equipa) apresentasse um chassis mais leve, pois com a gestão necessária para manter os custos controlados, tal seria muito complicado de conseguir:

“Não posso saber o que estão a fazer, se têm um chassis mais leve ou não”, respondeu Binotto quando confrontado com o assunto. “Mas de modo geral, o limite orçamental é sempre uma preocupação – penso que já o mencionámos ao longo da época. Agora temos os regulamentos técnicos, desportivos e financeiros, que podem fazer a diferença entre as equipas na forma como os interpretam e os executam. Sabemos que precisamos de ter uma FIA muito forte para nos certificarmos de que a fiscalização é eficiente. Caso contrário, o regulamento em si não será justo e equitativo.”

“Não posso falar sobre a Red Bull, mas como Ferrari, nunca seriamos capazes de introduzir um chassis leve ou um chassis diferente durante a temporada, simplesmente por causa do limite orçamental. E ficaria muito surpreendido se houvesse uma equipa capaz de o fazer”, afirmou o chefe da Ferrari. “Se assim for, mais uma vez, é temos de reavaliar o regulamento. Será suficientemente justo? Será o policiamento suficiente? Esse é o grande ponto de interrogação. É um regulamento muito verde neste momento, o número de pessoas na FIA que o monitorizam é muito pequeno, por isso, tem de melhorar para o futuro. Porque seria mau se um campeonato fosse de alguma forma ditado pelos regulamentos financeiros e não pelas [regras] técnicas ou desportivas” concluiu Binotto.

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Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

E não é só pelo orçamento deste ano, mas também pelo do ano passado. A RB esteve na luta com a Mercedes e teve de gastar muitos recursos. Mas este ano apresenta-se como a melhor (de longe) e ainda consegue introduzir um chassi completamente novo sem ultrapassar o limite? E nem sequer precisa dele, vendo a diferença brutal entre o RB e o resto da concorrência, este RB dá 1 segundo à Ferrari e 1.8s ao resto do plantel.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Não acredita, ou diz em público que não acredita? Já viram algum director desportivo da Ferrari a rebaixar publicamente os adversários como o fazem o Toto ou o Mark e o Horner ? “Ditado pelos regulamentos financeiros”. Isso vai dar a uma questão, a questão principal: se os actuais proprietários da Ferrari, com os bónus de presença e outros, não recebessem, como recebem, 38% do bolo de $ das equipas, aceitariam o que se tem visto nestes anos? Esta Directiva Técnica 39, os sensores de 2018, a selagem do fundo 2017, etc., etc.,etc. ?? E juntamente com este pensamento maldoso… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by jo baue
RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Sim…depois de ver Spa… para quê um chassis mais leve?
Este “anedota” em vez de fazer alguma coisa pela Scuderia (despedir-se… por exemplo) anda é a dar entrevistas e a debitar postas de pescada…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Há tanta malta que não gosta do Binotto que dá-me prazer defendê-lo.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Lagaffe
1 ano atrás

Eu vejo é muitos a defendê-lo…
Mas sim… continue a defendê-lo porque irá ter muitas alegrias no futuro… as vergonhas do presente já estão grantidas…

garantia4
garantia4
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

— O problema era o Team principal, mudaram o TP
— O problema era o piloto Vettel, mudaram o piloto
–O problema era o carro, mudaram o carro
Factos após a 13ª corrida ( antes do desastre de Spa) :
2017= HAM 238
Vettel 235 pontos ( -3 )
2018 = HAM 231
Vettel 214 (-17)
2022= Max 258
Leclerc 178 (-80)
Com o é que é, qual é o pior Ferrari entre o SF 70H, o SF71H e o F1-75 ? Ah pois, lá vem a conversa da fiabilidade..

jacinto-18
jacinto-18
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Boa abordagem. Parabéns. Defendo desde há muito que a dupla da Ferrari é boa mas não o suficiente para incomodar Verstapen. Das duas uma ou a Ferrari descobre um talento puro. Ou tem que contratar Verstapen.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

O problema é que, por aqui e pelas bandas da Pérfida Albion, tornou-se numa espécie de passatempo achincalhar o Vettel – quando ele fez tanto ou mais que o Alonso para elevar a Ferrari e dar luta à principal adversária. Um erro do Vettel ainda hoje é exibido e apontado de forma acusatória como prova de fragilidade psicológica, de incompetência, de falta de talento, etc., etc., enquanto um erro semelhante do Leclerc é convenientemente omitido (e até, numa determinada fase, se procurou culpar a equipa por ele!). O problema da Ferrari nunca foi os pilotos, mas o modelo de gestão… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

Obrigado. Pois o Max é fortíssimo, e dá ideia de pouco permeável à pressão, mas a prova do 9 será quando estiver na cadeira eléctrica de Maranello. O vettel no fim de 2020 deixou uma msg ao Predestinado ( palavra de Bin8), era mais ou menos: Ao Charles, és o piloto com mais talento que encontrei nestes 15 anos. Não o desperdices. Mas, faças o que fizeres, certifica-te de ser feliz e sorrir.” À época parecia ser um adeus cheio de respeito, agora soa como um sinistro aviso… Vê as fotos dele dos últimos tempos..

RedDevil
RedDevil
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Pois… é que em 2018 o problema não era o chefe de equipa… mas os fans do Vettel fizeram parecer isso… Em 2017 e 2018… o elo mais fraco foi o Vettel… e em 2019 só não foi o Vettel porque o Binotto roubou-lhe o lugar de “elo mais fraco”… Sim… os carros de 2017 e 2018 eram melhores que o actual… desde o primeiro momento que vi o F75, vi logo que iria ter problemas em circuitos de alta velocidade… é um “balão”… Neste momento a Scuderia não tem muita remissão… está toda “contaminada”… para a “endireitar” vai fazer… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Surprise.. Serás possivelmente o 1º que diz que o carro deste ano pré-Spa era pior que os outros 2. Do Mónaco a Silverstone; dos H aos S da Pirelli; na corrida ou na qualificação ( 9 poles), tal é muito discutível, se bem que o F1-75 seja menos fiável ( e porquê?). Repara, se este obtiver + 3 vitórias será o número mais alto (7) desde 2008. Sim, desde 2008. Vettel ( aquele que ganhou 4 campeonatos de seguida ) / Chefe de equipa. Exemplo 1: Se o Leclerc em Monza, no sábado/10 de setembro de 2022, ainda na luta… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  garantia4
1 ano atrás

No fundo… não me interessa muito de quem são as culpas… nem me interessam as comparações…
É que eu comecei a ser “fan” da Scuderia em 91 e em 93 entrou o Todt… e desde que o Todt saiu… nunca mais a Scuderia foi “um exemplo” para ninguém…

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