F1: Liam Lawson aponta qualificação como ponto fraco a melhorar

Por a 11 Agosto 2025 11:13

Liam Lawson admitiu que a qualificação é atualmente a sua maior fraqueza na Fórmula 1 e que quer melhorar este aspeto até ao final da temporada para “fazer um trabalho melhor” no conjunto dos fins de semana.

Liam Lawson entrou em 2025 a representar as cores da Red Bull. Um sonho tornado realidade, depois de boas prestações na Racing Bulls. Mas o sonho depressa se tornou em pesadelo e apenas passado dois GP, foi despromovido, de regresso à Racing Bulls. Depois do regresso à sua primeira equipa, Lawson demorou a encontrar o ritmo, mas desde o GP do Mónaco que o piloto tem melhorado as suas prestações.

O neozelandês somou pontos em quatro das últimas sete corridas – sempre que conseguiu chegar à Q3 – mas, quando ficou fora da fase final da qualificação, não conseguiu recuperar lugares suficientes em corrida para pontuar. Até agora, Lawson contabiliza 20 pontos, contra os 22 do seu colega de equipa Isack Hadjar, que também alcançou mais quatro presenças na Q3.

Num pelotão intermédio extremamente equilibrado, ganhar posições em corrida é difícil devido à reduzida vantagem de ritmo, o que torna a qualificação ainda mais decisiva. É este o ponto que Lawson pretende melhorar.

“Se tivesse de escolher uma área, em geral, seria a qualificação. Com a importância que tem neste momento, porque todos estão muito próximos, mesmo em pistas que talvez sejam mais fáceis de ultrapassar, continua a ser difícil porque não se tem uma vantagem de três, quatro, cinco décimos no ritmo.

“Tem-se uma vantagem de um ou dois décimos no ritmo, e isso torna muito difícil ultrapassar. A qualificação é muito importante, define o seu fim de semana. Onde os nossos fins de semana têm falhado, pelo menos do meu lado, tem sido normalmente quando tempos uma qualificação mediana.

“Onde os nossos fins de semana têm sido fortes, é quando nos qualificamos bem. Esse é o objetivo principal: extrair tudo, garantir que temos o carro na melhor posição para a qualificação e, depois, para mim, tirar tudo dele e fazer um trabalho melhor.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado