“Comentários racistas” de Nelson Piquet sobre Lewis Hamilton alvo de declaração da F1

Por a 28 Junho 2022 11:45

As declarações já têm alguns meses mas foram repescadas e motivaram uma declaração pública por parte da F1. Num podcast brasileiro, Nelson Piquet comentou o incidente de Silverstone entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. Piquet usou o termo “neguinho” para se referir ao piloto britânico, quando comparava o incidente de 2021 com o incidente entre Ayrton Senna e Alain Prost:

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. “

“A linguagem discriminatória ou racista é inaceitável sob qualquer forma e não tem lugar na sociedade. Lewis é um embaixador incrível para o nosso desporto e merece respeito”, pode ler-se na declaração da F1 sobre o caso. “Os seus incansáveis esforços para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo em que estamos empenhados na F1”.

A Mercedes também emitiu uma declaração de apoio ao seu piloto , acrescentando: “Condenamos veementemente qualquer uso de linguagem racista e discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso desporto para combater o racismo, e é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, partilhamos uma visão para um desporto automóvel diversificado e inclusivo, e este incidente sublinha a importância fundamental de continuarmos a lutar por um futuro mais brilhante”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

58 comentários

  1. Pedro Vasco

    28 Junho, 2022 at 11:57

    Até acho que o comentário a expressão não tem intencionalidade de racismo mas sim de estupidez e falta de respeito… Piquet sempre foi un invejoso porque o Senna apagou os holofotes que estavam apontados a eles a referir se a um piloto que ganhou 7 titulos e 1 roubado deveria ter mais respeito…

  2. Nrpm

    28 Junho, 2022 at 12:14

    Em calhordice, o Piquet esteve sempre na Pole. Agora, vêm ajudar o ‘sucessor’, com umas declarações espantosas como estas. Haverá mais porque nunca teve tacto, nem educação, nem sensatez.
    Um verdadeiro ‘casca grossa’.

  3. Sky

    28 Junho, 2022 at 12:29

    Independentemente da falta de tacto ou respeito da linguagem de Piquet ( o que convenhamos, nunca foi o seu forte), acho muito interessante o “timing” deste “escândalo”, em vésperas de um GP da Inglaterra onde as hipóteses de Hamilton são muito remotas. O cínico em mim quase pensa que isto é para desviar atenções, e voltar a concentrar os holofotes na coqueluche do público inglês…

  4. [email protected]

    28 Junho, 2022 at 12:33

    Caraca, aqui no Brasil neguinho é um modo de falar, você pode ser branco, pardo, asiático, índio e etc e as pessoas te chamam de ‘neguinho’. esse questão de racismo está cada mais extrapolando os limites. Tem uma música brasileira, o nome é: EU SOU NEGUINHA, de autoria de Caetano Veloso. Entendam é um modo de falar.

  5. fafc

    28 Junho, 2022 at 12:54

    Timing conveniente, há 8 meses não era um comentário depreciativo… Ainda bem é que este, pelo menos, já tem vida feita, não vai ser queimado como o Vips. E as minhas condolências ao sir, que certamente está no chuveiro a chorar, pela enorme tristeza e depressão que o comentário lhe deve ter causado.

  6. HellRun

    28 Junho, 2022 at 13:17

    O Piquet não é o pai daquele personagem, que a mando do Flavio Briattore, se mandou para os rails, para provocar um safety car, e o Alonso ganhar a corrida? Como de facto, aconteceu? Quem sai aos seus…. espero que a filha tenha outros padrões morais. Quanto ao pai…caso perdido.

  7. Lisboa

    28 Junho, 2022 at 13:17

    E pronto, já estava a estranhar a ausência dos gritos de guerra de “Racista” neste fórum.

    Que triste a mania de trazerem dos EUA estas filosofias das Marias Ofendidas por tudo e por nada. Engraçado é que só trazem estas mariquices, vê lá se trazem o conceito da Saúde pagar-se, isto já não. Estou cansado desta falta de tacto, cansado destes cavaleiros pela justiça de barriga cheia.

    Como escreveu e MUITO BEM o forista “jbosco1958”, no Brasil a terminologia neguinho não tem a conotação racista que lhe querem colocar.

    Em Portugal também se diz a palavra PUTO para descrever rapazes ainda em criança, no entanto, no Brasil a palavra puto tem a mesmíssima conotação de puta.

    Agora pergunto eu, se os brasileiros exigirem que os portugueses deixassem de dizer puto vocês iam para de dizer??? Aí Jesus, caía o Carmo e a Trindade em Portugal se tal acontece.

    Então, se VOCÊS não mudavam, porque razão têm de mudar os brasileiros por conta das m£rdas dos americanos? Porque razão tem um povo de mudar a sua linguagem porque existe uns palhaços ofendidos a milhares de quilómetros de distância num outro continente?

    Se no Brasil neguinho não é racista, então os brasileiros não tem de mudar, assim como em Portugal puto não é ofensa e quem diz puto, diz a expressão judeu e índio para descrever crianças hiperativas.

    Vamos mudar as nossas expressões NÃO RACISTAS para acomodar as Marias ofendidas amaricadas norte-americanas?

    Nunca, então deixem de lutar pelas estupidezes dos outros, quando os mesmos outros, já são por natureza estúpidos.

    • ...

      28 Junho, 2022 at 14:06

      Excelente comentário!

    • [email protected]

      28 Junho, 2022 at 15:28

      Lisboa, morei no Porto por 2 anos maravilhosos, minha família é do Minho, certa vez ao comentar com uma amiga no Porto, sobre uma festa típica no Minho, acho que o Bom Jesus de Fão (praia lindíssima) falei: ‘A festa foi fantástica os putos e as putas se divertiram muito.’ Levei uma bronca pois ela me disse que puta não era menina e sim puta mesmo. Se queres rir e muito baixe esse livro de Mário Prata
      https://lelivros.love/book/schifaizfavoire-dicionario-de-portugues-mario-prata/

    • [email protected]

      28 Junho, 2022 at 22:12

      Puto , por muita tecla que você carregue par não dizer nada, é um termo menorizante.

      • Lisboa

        28 Junho, 2022 at 22:21

        🤣🤣🤣🤣
        O que foi, magoou no rabinho, foi???
        🤣🤣🤣🤣
        Vá, não te chateies que eu já tiro o dedo, vá não chores mais com o problema dos outros.
        Diz-me lá, o Hamilton também te vem defender quando te chamam conas?
        És dos que se ofende com tudo? É? Engraçado que não te vejo a ficar ofendido com o aumento de impostos em Portugal, mas aí “Jasus” se chamam de neguinho ao Hamilton, aí para tudo.

  8. letsme

    28 Junho, 2022 at 13:19

    Que sacanagem do sogro do Max

  9. Cágado1

    28 Junho, 2022 at 13:53

    O Hamilton, como cidadão brasileiro honorário, devia conhecer melhor a linguagem coloquial ‘do seu país’. Neguinho tem obviamente origem racista, mas há muito que não o é. Neguinho tornou-se mais ou menos o equivalente a gajo e pode perfeitamente ser utilizado para se referir a um branco, asiático, seja o que for. É só ler ou ouvir o resto da conversa, para ver que o Piquet está a usar em excesso linguagem coloquial. É uma característica sua: há muito que o Piquet é o maior do mundo e todos os restantes são bestas (no sentido brasileiro do termo). É desrespeitoso, mas não forçosamente racista.

    • [email protected]

      28 Junho, 2022 at 15:30

      Cágado, leia o meu post.

      • Cágado1

        28 Junho, 2022 at 19:12

        Eu vivi muitos anos no Brasil, no início da carreira do Nelson Piquet (antes da vinda para a Europa), até depois de ele ser campeão pela 1ª vez. Daí o meu post. Falo com o conhecimento de quem foi chamado muitas vezes neguinho; com o conhecimento de quem levou um estalo por dizer que lhe doía o cú; de quem teve uma padaria toda rindo porque pediu um cacete 🙂 …
        Essa gente acha que o mundo é todo igual. Não é. Experimentem chamar rapariga a uma moça brasileira.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado