F1: Kimi Antonelli sentiu a pressão de correr em casa

Por a 19 Maio 2025 18:23

Kimi Antonelli admitiu ter sentido a pressão de correr em casa pela primeira vez durante o Grande Prémio de Emilia Romagna, considerando-o um fim de semana mental e emocionalmente intenso. Reconheceu que não geriu bem a sua energia, o que afetou o seu desempenho, e encara-o como uma experiência de aprendizagem para as corridas futuras.

Antonelli estava a rodar entre os seis primeiros e à frente do seu colega de equipa antes de um problema no acelerador o obrigar a desistir. Antonelli beneficiou de um Safety Car Virtual oportuno e tinha grandes esperanças para a segunda passagem, mas os problemas técnicos prejudicaram o seu desempenho.

“Foi um fim de semana muito intenso, mental e emocionalmente, e penso que, do meu lado, não consegui gerir as coisas da melhor forma”, afirmou. “Creio que, não fiz um bom trabalho a poupar a minha energia e senti que isso também afetou um pouco a condução. Não tinha tanta energia. Definitivamente, foi uma boa aprendizagem antes da próxima corrida em casa.”

“Definitivamente, não foi o final mais feliz de todos”, acrescentou Antonelli. “Foi difícil. Primeiro fiquei preso no comboio do DRS e, obviamente, os pneus sofreram um golpe, por isso estava apenas a tentar aguentar e depois tivemos sorte com o VSC e depois voltámos aos médios”.

“Para ser honesto, tinha grandes esperanças, mas depois de algumas voltas comecei a ter problemas com o acelerador e, no final, o motor avariou completamente. Claro que é uma pena, mas são coisas que acontecem e penso que, no geral, o ritmo não foi muito mau no final do dia. Mas não podia fazer mais nada e, mesmo assim, foi uma boa aprendizagem este fim de semana e vou ver o que posso melhorar como piloto para voltar mais forte no Mónaco.”

Foto: Philippe Nanchino /MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

11 comentários

  1. Danny Ric Fan Club

    19 Maio, 2025 at 18:43

    O homem desistiu com um problema mecânico; qual é a relação entre a avaria e a «pressão»? Querem ver que ele pressionou tanto o acelerador que este avariou?

    • Pity

      19 Maio, 2025 at 19:06

      São duas coisas diferentes, ditas durante as mesmas declarações. Ele não foi tão bem como em corridas anteriores, que ele justifica com a pressão de correr em casa, e a desistência por problemas mecânicos. não vejo onde está o problema.

      • jo baue

        20 Maio, 2025 at 12:24

        Mas convém precisar, já anda por aí muito veneno. Ele não esteve a 100% ( possívelmente só a 98%) porque ficou todo encolhido ou borrradinho de medo, ou com os nervos descontrolados porque corria em casa, como vocês o acusaram em Monza 8 para no dia seguinte serem desmentidos) , mas sim porque não teve 1 minuto de sossego com tantas solicitações à sua volta, chegou a o ponto de andar a passear no paddock com a sua turma na 6º feira ou sentar-se a conversar com as crianças da grelha de partida. O Toto e o pai Marco foram os culpados. Mas ele aprende rapidíssimo, em Monza já não vai ser assim.

        • Pity

          20 Maio, 2025 at 14:39

          Eu achei fofo ele levar a turma para uma “visita de estudo”, mostrou que a F1 ( ainda) não lhe subiu à cabeça, continua com os seus amigos da escola.
          Não foi só ele a não estar no seu melhor, o colega de equipa também não esteve e, talvez, a culpa não tenha sido só dos pilotos.
          Foi absolutamente natural ter uma pressão extra. 18 anos, a primeira vez em casa (literalmente), já que nasceu em Bolonha. Muita coisa para um jovem, que me parece tímido..

          • jo baue

            20 Maio, 2025 at 17:00

            É muito calmo, mas olhe que até é um jovem bastante sociável, ainda ontem fez questão de levar a sua equipa da MB, e mais uns amigos, a dar uma voltinhas no kartódromo ( Migliaro, a norte de Bolonha, para quem queira saber); ou 4a feira foi também visto a festejar euforicamente, enfiado no carrocel de carros, a vitória do Bolonha na Taça. E descontraído, não tem problemas em entrar de mão dada com a irmã ainda criança no paddock. É forte mentalmente.

  2. ...

    20 Maio, 2025 at 7:19

    Há por aqui pelo menos um idiota que não consegue entender que no mesmo GP um piloto possa sentir pressão por correr em casa e ter também problemas mecânicos, como se uma coisa tivesse que forçosamente estar relacionada ou fosse impeditiva da outra….(a inteligência não dá para mais coitado, alguém que lhe faça um desenho lol). Vindo de quem vem não me espanta, é só mais um para juntar ao rol de comentários idiotas que habitualmente escreve…

  3. Canam

    20 Maio, 2025 at 12:21

    É um jovem talentoso que poderá ganhar algum GP,mas ver nele um novo Hamilton é surrealismo !

    • Pity

      20 Maio, 2025 at 14:45

      Pelo menos, está a fazer menos erros no seu ano de estreia, do que o actual tetracampeão fez que, pela idade, é com quem deve ser comparado. Sete corridas ainda é muito pouco para certezas dessas.

      • Canam

        20 Maio, 2025 at 15:45

        O Vestappen não entrou na F1 com um carro para ganhar nem teve isso nos primeiros anos.
        O que não sucede com este…nem sucedeu com o Hamilton, nunca esquecer.

        • Pity

          20 Maio, 2025 at 16:07

          O Hamilton teve uma preparação que o Antonelli não teve. Embora ambos tenham feito milhares de quilómetros antes da estreia, o Hamilton pôde treinar com carros da época, enquanto o Antonelli teve de o fazer com carros de anos anteriores, além de que a Mercedes não está no nível em que estava a McLaren em 2007, nem o Hamilton se estreou com 18 anos.
          Não é porque o carro não é vencedor, que os pilotos “têm permissão” para baterem, como aconteceu com o Verstappen. A fogosidade, fruto da pouca idade, foi o factor determinante para tal. É nesse ponto que eu comparo os dois.

        • ...

          20 Maio, 2025 at 17:06

          O Antonelli tem um carro melhor que Max tinha quando se estreou mas o MB deste ano, até ver, está longe de ser um carro “para ganhar”. Quanto ao ganhar “algumas corridas”, estamos de acordo apenas acrescento “muitas”. O puto é mesmo bom, ainda tem muito que aprender (muita sopinha a comer lol), mas está a evoluir sem fazer grandes erros. O facto de andar sempre muito perto de Russell, só por si diz muito.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado