F1: James Vowles antecipa nova tempestade no mercado de pilotos em 2026
O mercado de pilotos da Fórmula 1 pode ter abrandado após a vaga de rumores deste ano, mas James Vowles, diretor da Williams, já antecipa a próxima grande movimentação – e acredita que não falta muito até acontecer.
As dificuldades da Red Bull em 2025 chegaram a alimentar especulações sobre uma possível mudança de Max Verstappen para a Mercedes em 2026. O neerlandês, porém, fez questão de reafirmar o seu compromisso com Milton Keynes no Grande Prémio da Hungria. Ainda assim, Vowles está convicto de que decisões de grande impacto – seja de Verstappen ou de outra estrela do pelotão – poderão redesenhar o mapa da F1 a partir de 2027.

“O final de 2026 será outro momento de grande movimentação no mercado de pilotos. Muitos contratos terminam nessa altura”, afirmou à Sky Sports F1.
Entre os nomes de peso cujo futuro ficará em aberto estão Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Pierre Gasly, além da dupla da Williams, Carlos Sainz e Alex Albon, fundamentais para o quinto lugar que a equipa ocupa atualmente no Mundial de Construtores.
Missão de Vowles é manter a sua dupla de pilotos
Vowles considera essencial manter os dois pilotos, que vê como peças-chave no projeto de longo prazo iniciado em Grove. A chegada de Sainz, em 2024, já foi entendida como um sinal claro da ambição da Williams.
“Tenho dois pilotos que acreditam no que estamos a fazer, na longevidade e no investimento da equipa, e no caminho para voltarmos a lutar por campeonatos. O meu papel é garantir que são justamente recompensados e que querem fazer parte desta jornada.”
Embora Albon seja cada vez mais reconhecido como um dos pilotos mais consistentes do pelotão – o que naturalmente desperta o interesse de outras equipas –, Vowles acredita que a Williams pode oferecer algo além de um contrato generoso.
“Se alguém lhes quiser oferecer o dobro, é uma escolha deles. Mas aqui são líderes, têm impacto direto no carro que teremos amanhã e no que construiremos no próximo ano. Isso não acontece em muitas equipas, onde os pilotos são quase tratados como entidades externas.”
O britânico garante já estar a preparar o terreno para 2026, com conversas antecipadas que assegurem a estabilidade do projeto. Determinado em consolidar a Williams como equipa vencedora a médio prazo, Vowles mostra-se pronto para enfrentar a próxima tempestade no mercado de pilotos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






