George Russell continua a ser o piloto da Mercedes melhor classificado no mundial de Fórmula 1. Mais recentemente, em Miami, Lewis Hamilton conseguiu superar seu companheiro de equipa George Russell na qualificação, mas em corrida voltou a terminar atrás deste. Foi a quarta vez consecutiva que Hamilton terminou uma corrida atrás de seu companheiro de equipa em 2022.
Jacques Villeneuve escreveu na sua crónica no Formule1.nl, que a realidade dentro da Mercedes é diferente daquela que se viveu até agora, com Hamilton a ter de pilotar como fez nas suas primeiras épocas na Fórmula 1.
“George Russell está a surfar a onda, Lewis Hamilton está a tentar não se afogar. Depois de muitos anos de vitórias sem competição, é difícil acordar e perceber que já não é tão fácil. Tem agora de pilotar como fez nos seus dois primeiros anos na Fórmula 1, que é o que Russell está a fazer. Na corrida, Russell tomou a decisão: ‘deixem-me em pista, talvez haja um Safety Car’, e valeu a pena”.
O antigo piloto de Fórmula 1 acredita que o facto de ter perdido o campeonato em 2021 ainda pesa nos ombros de Lewis Hamilton. “Vai ser uma luta dura, mas Lewis é um piloto e um campeão. Sabe o que precisa ser feito e veremos se ainda tem energia para isso. Acho que perder o título mundial no ano passado é um fardo pesado para ele, que carregou durante todo o inverno. Estava amargurado e sente que foi roubado. Mas podemos ver pela forma como Max [Verstappen] está a pilotar, que não houve roubo e é um campeão merecido”.











J. Villeneuve é normalmente polémico nas suas intervenções sobre a F1. Mas penso que o ex-campeão mundial está no geral bastante certo em relação ao comentário. Lewis tinha como objectivo claro ser campeão na época passada e provávelmente retirar-se como o Campeão absoluto em termos dos recordes mais importantes da disciplina (e seria uma opção tão justa como outra qualquer). O facto de ter perdido o campeonato e de se ter sentido injustiçado em relação ao resultado, parece ter pesado bastante nos seus niveis motivacionais. A somar a isso têm que se defrontar com um jovem leão, bastante talentoso e… Ler mais »
Concordo que Hamilton pensaria em reformar-se no final do campeonato 2021. A vitória do verstappen mudou no entanto essa realidade. O que fez Hamilton pensar em mais uma temporada para alcançar o 8o título. A motivação era fácil de obter, fruto de épocas seguidas com um carro fabuloso. Problema é que, pela primeira vez desda a era híbrida que isso não acontece. Assim acredito que se o Hamilton acabar arredado do pódio no final do campeonato, e acima de tudo atrás do Russel, vai optar pela reforma, sob pena de a cada época acumular mais um mau campeonato. Ele mesmo… Ler mais »
O Hamilton ter perdido o título, não influiu em nada a continuação dele na F1, visto que já tinha renovado por mais dois anos antes do final da época passada, tendo, portanto, contrato até final de 2023. Como ele não se chama Nico Rosberg, acredito que vá cumprir o contrato até ao seu termo.
Injustiçado? Retirar-se como “Campeão absoluto”?! Falta de motivação? Bastante inteligente? A situação do Vettel é igual?….. E porque não Ham, o piloto que guia (guiou)bem, mas que correu sempre e só com carros de 1º nível ( e até copiados com a máquina de fotocópias) , e nas raras vezes que encontrou dificuldades perdeu. E a quem falta: Profissionalismo. Honestidade ( o único piloto que foi desqualificado por mentir aos comissários). Transparência( “Estou em Miami em férias!”. Desportivismo. Pode até levar 10 títulos mas para muitos ficará sempre o piloto com talento mas absolutamente afastado dos cânones do desportivismo e… Ler mais »
Nota-se aqui que H está mais em baixo….
J. Villeneuve desta vez até tem razão.
Hamilton tem estado a ser constantemente batido por Russell, sem espinhas e sem “mas”.
E a ultima frase do texto também é certíssima…
Cumprimentos
Na minha opinião o Russell está a ser a surpresa da temporada até agora, sempre achei que ele era muito bom, mas o que está a fazer com um carro inferior faz-me lembrar o que fazia o Senna com o Lotus. Está na equipa de um dos melhores pilotos de sempre, equipa essa completamente formatada para esse piloto e com um carro que me parece altamente instável e difícil de guiar, está a fazer um trabalho excelente. Forma com o Norris, Leclerc e Max o quarteto maravilha desta nova era da F1.
O Hamilton está em fim de carreira.O Russell está em principio. Não é melhor que o Bottas na minha opinião.
Se a AMG tivesse um carro dominante ao estilo dos últimos,largos,anos,claro que o Russell, tal como o Bottas, teria as asas bem aparadinhas. Obviamente.
Agora na situação em que eles andam este ano, tem mais liberdade,porque o chefe está fora de jogo.O Russell joga é com a saída do Hamilton…que poderá ser no fim deste ano,se as perspectivas do team não melhorarem.
A figura que este piloto já fez em 2022 não é de admirar, mostra que a carreira dele foi acompanhado de uma informação mediática digna de propaganda ( ver os monopólio dos media); pelo tom , pela exaltação, pelo engrandecimento da chuva de poles e vitórias que entraram nas estatísticas( porém, com +corridas ao ano que no passado). Propaganda que que “esquece” que ele se estreou com um McLaren- Mercedes (após muitos milhares de kms de testes) e não um Minardi, Toleman, Jordan ou Toro Rosso. E depois, ele ganhou 21 das suas 89 vezes nos primeiros 6 anos de… Ler mais »