F1, Jacques Villeneuve: “Já não há pilotos excecionais. Por isso, Verstappen destaca-se”

Por a 5 Agosto 2025 10:45

Jacques Villeneuve criticou duramente Yuki Tsunoda após o Grande Prémio da Hungria, rotulando-o de provavelmente o pior companheiro de equipa que Max Verstappen já teve. Os comentários de Villeneuve surgiram após um fraco desempenho da Red Bull, com Verstappen a terminar apenas em nono lugar. Villeneuve sugeriu que Verstappen se destaca não apenas pelo seu talento, mas porque os seus companheiros de equipa, incluindo Tsunoda, têm estado abaixo da média.

Villeneuve rejeitou as alegações de que o carro é demasiado adaptado a Verstappen, argumentando que Max simplesmente dá um melhor contributo para o desenvolvimento. Ele também observou que o grid da F1 atual carece de pilotos verdadeiramente excecionais, tornando o domínio de Verstappen ainda mais evidente.

Ele propôs juntar Verstappen com talentos comprovados como Leclerc, Alonso ou Norris para avaliar adequadamente o seu nível, ao mesmo tempo que afirmou que Tsunoda, apesar dos anos de experiência, não tem correspondido às expectativas e agora está visivelmente com dificuldades a lidar com a pressão.

“A Red Bull não está lá para dificultar a vida do segundo piloto. A questão é não haver muitos como o Max. Se olharmos para o passado, havia mais do que um ao seu nível no paddock. E depois havia alguns bons pilotos. E também alguns medianos.”

“Agora há muitos pilotos bons, em vez de somente alguns”, considera Villeneuve. “Já não há pilotos excecionais. Por isso, o Max destaca-se. É difícil colocar alguém ao lado dele. Porque se todos os pilotos que lutam entre si são apenas bons, todos parecerão ótimos.

Seria bom ver um Leclerc ao lado do Max para ver o quão bom ele realmente é. Ou seria bom colocar Alonso agora ao lado de Max. Seria bom colocar Norris ao lado de Max, para que pudéssemos realmente ver se Norris é excecional ou se é somente muito bom. Isso ajudaria a quantificar as coisas. Sabemos que Max é excecional, mas os pilotos ao seu lado não têm sido bons o suficiente e não adianta dizer: ‘Pobres deles’. Não, eles não são bons o suficiente.”.

“E foi isso que aconteceu com Tsunoda. Ele já tem quatro ou cinco anos de experiência. Ele deu o seu melhor e, claramente, não foi bom o suficiente. Ele foi colocado lá e não conseguiu. É simples e não dá para sentir pena dele. Ele teve a oportunidade de estar na equipa principal e não conseguiu. Ele foi promovido para a liga principal e dá para ver a frustração. E isso faz com que ele pilote ainda pior, porque sabe que não é rápido o suficiente no momento”, insistiu Villeneuve.

Com Verstappen a marcar 187 dos 194 pontos da Red Bull nesta temporada e Tsunoda a conseguir apenas 10, a equipa caiu para o quarto lugar na classificação dos construtores. O japonês é agora dono da pior série de um piloto Red Bull (excluindo desistências), ficando fora dos pontos desde o GP do Mónaco.

Photo: Philippe Nanchino /MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

6 comentários

  1. NOTEAM

    5 Agosto, 2025 at 11:43

    Interessante vindo do campeão do mundo mais sobrevalorizado da história da modalidade.

  2. Jose Marques

    5 Agosto, 2025 at 11:56

    Este tipo de conversa já enoja… este é melhor que aquele, aquele falta-lhe aquilo, aquele nunca chegará lá… Enfim… como eu costumo dizer, as coisas só tem a importância que nós lhes damos e neste momento o meu cafezinho é MUITO mais importante que a opinião e alguém.

  3. [email protected]

    5 Agosto, 2025 at 12:59

    Acho o Villeneuve sempre muito crítico, mas nunca tinha visto a grelha actual nesta sua perspectiva. Se não houver pilotos excepcionais, e todos forem muito bons, a verdade é que qualquer um que chegue, parecerá sempre muito bom. E pode efectivamente não ser o caso. A grelha actual tem um conjunto de rookies muito bons, mas vista nesta perspectiva, poderá não ser o caso.

  4. Canam

    5 Agosto, 2025 at 13:18

    O Vestappen, é um piloto excecional, com uma capacidade de domínio do carro que mais ninguém tem, inclusive o Hamilton nos tempos áureos. Agora há uns que desde sempre tem uma boa imprensa (media entenda-se – Senna foi o exemplo mais paradigmático) , outros, como o Vestappen nunca tiveram nem têm, e inclusivamente dos comissários e Ca, tem sempre a faca afiada para ele (veja-se o caso de domingo). O Villeneuve foi um campeão do mundo justíssimo, mas ficou por aí. Nos 10 melhores de sempre o Max está lá obviamente, o Villeneuve não.

  5. Pity

    5 Agosto, 2025 at 13:45

    Há dias, li algures o seguinte comentário, que subscrevo totalmente: “se a grelha tivesse 20 Verstappens, haveria um que seria primeiro, outro segundo… e haveria um que seria vigésimo”.
    Espera-se dum ex-campeão mundial e actual comentador, que seja uma pessoa informada, não que se limite a comentar baseado numa tabela classificativa. Se o Tsunoda é assim tão mau, como é que na Q1 ficou a um décimo do Verstappen? Claro que o japonês não é um génio, mas também não é nenhum Yuji Ide.

  6. Ricfil

    6 Agosto, 2025 at 18:55

    O que não falta ao Max é imprensa. Se a dele não é boaa ele se deve (com as manobras à carrinhos de choque e campeonatos entregues na secretaria). No restante comparar o Senna com o Max (pela qualidade técnica e pelo oposição que ambos tiveram) é comparar um Fiat a um Ferrari.

    Quanto ao Hamiltom, um Hamilton no seu prime em velocidade pura bate o Max 9 em cada 10 vezes. Tolo é quem julga o contrário. O Hamilton, quando ainda rookie, fez fugir da mesma equipa um Alonso bi campeão mundial (a la Prost in 89). O tal acabadinho de reformar o Schumacher. O Hamilton em 8 anos tinha 49 poles, o Max em 10 anos tem 44 poles.

    Ganhar juizo precisa-se.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado