F1, Helmut Marko: “Só precisamos de seis em dez votos”

Por a 2 Fevereiro 2021 14:00

A questão do congelamento dos motores continua a ser um dos temas dominantes da atualidade da F1. A Red Bull precisa que o congelamento seja aprovado, senão fica sem soluções para competir em 2022.

A Red Bull tem à espera um acordo com a Honda que prevê a cedência dos direitos intelectuais da unidade motriz nipónica, mas depende de uma maioria na próxima votação da Comissão da F1 para que esse plano tenha pernas para andar. Esperava-se que no final de janeiro o caso ficasse concluído, mas na última reunião não foi possível o consenso. No entanto Helmut Marko está otimista quanto ao futuro:

“Precisamos de seis em dez votos, por isso apenas uma maioria simples. Presumo que para além da Red Bull e Toro Rosso, as três equipas Ferrari (Ferrari, Alfa Romeo e Haas) e também a Renault concordarão“, disse Marko, que surpreendentemente não menciona a Mercedes, apesar de terem indicado abertamente o seu apoio à Red Bull.

A Ferrari tem sido a única a mostrar apoio à medida e a Renault tem estado do lado que não quer o congelamento. Toto Wolff diz que a Mercedes é a favor, mas curiosamente na última reunião terá sido a Mercedes a votar contra. Pode haver aqui um jogo do gato e do rato em que as equipas procuram adiar a decisão, algo vincado pela data da reunião que estava marcada para 11 deste mês e que agora passou para 21. Apesar de tudo, com o voto por maioria simples, a medida deverá mesmo avançar, até porque a F1 não se pode dar ao luxo de perder duas equipas, muito menos a Red Bull.

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Kashmir
Kashmir
3 anos atrás

“até porque a F1 não se pode dar ao luxo de perder duas equipas, muito menos a Red Bull.”
Mas o quê? Fechavam os portões da fábrica a cadeado?! Se a Red Bull sair o que não faltará é interessados em comprar a equipa e interesse da Red Bull em vender!
Ridícula a ideia que se fecha um portão e pronto… acabou.

Pity
Pity
Reply to  Kashmir
3 anos atrás

Não sei se seria assim tão simples. São duas equipas, uma de grande e outra de média dimensão. A Red Bull não iria querer vender barato, e nós tempos actuais, não sei se apareceriam compradores credíveis.

letsme
Reply to  Pity
3 anos atrás

Na verdade, acho que até é simples. Quer sair vende pelo melhor preço, não gosta do preço não sai e fica com motores Honda ou Renault.

Pity
Pity
Reply to  letsme
3 anos atrás

Mas eles não querem sair, e querem o motor Honda…

Kashmir
Kashmir
Reply to  Pity
3 anos atrás

A Red Bull querendo sair quererá de certo minimizar o impacto financeiro e manter instalações e pessoal de topo sem nenhum propósito ou proveito não será o caminho.
A história da F1 é feita disto mesmo, entradas e saídas de equipas. Basta pensar que a Honda vendeu as suas instalações e know how por 1€ (que um ano depois rendeu 155M dólares ao Ross Brawn) e essa estrutura ganhou 8 títulos em 12, 7 dos quais consecutivamente.
A oportunidade de ter uma infraestrutura vencedora como a da Red Bull não iria passar ao lado de interessados.

Pity
Pity
Reply to  Kashmir
3 anos atrás

Na minha modesta opinião, o Mateschitz não é tão burro coimo os tipos da Honda. Ele está na F1 por causa do negócio das latinhas azuis e vai ficar enquanto o negócio render, mesmo se não ganhar campeonatos, desde que ande lá perto e as vendas aumentem, ele estará satisfeito. É por isso que eu digo que, se ele pensar em vender as equipas, só o fará se obtiver lucro com isso, não as vai vender a preço de saldo.

Kashmir
Kashmir
Reply to  Pity
3 anos atrás

De acordo. Eu só estava a rebater a afirmação do texto: “até porque a F1 não se pode dar ao luxo de perder duas equipas, muito menos a Red Bull.” Não estava a assumir que a Red Bull ia vender ou deixar de vender, apenas digo que caso queira sair, a equipa enquanto estrutura e capital humano não desaparece do nada! Obviamente que irá ter uma continuação.

JP INAU
JP INAU
Reply to  Kashmir
3 anos atrás

Caro Kashmir, A Red Bull já desde há uns anos que assume que por ter 2 equipas, uma de topo e outra no segundo pelotão (que este ano obteve a sua segunda vitória), pode com toda a arrogância assumir uma posição idêntica á que a Ferrari tem assumido desde os anos 80, em que ou as coisas lhe correm de feição ou salta fora de repente. Eu acredito que se a ameaça da Ferrari é algo vã porque a Ferrari foi construída em volta da F1, e como tal a sua presença é essencial do ponto de vista comercial da… Ler mais »

Kashmir
Kashmir
Reply to  JP INAU
3 anos atrás

Em minha opinião um grupo da dimensão da Red Bull não pode terminar milhares de postos de trabalho sem esforço por manter os mesmos, seja sob a sua égide seja vendendo a estrutura a quem garanta o continuar desses trabalhos. Não seria bem aceite e a Red Bull como qualquer marca quer dar a mensagem certa. A ex equipa Honda é o exemplo disso mesmo. Para mais financeiramente, e por maior que seja o grupo, ninguém com inteligência descura esse ponto, e será muito mais vantajoso vender a equipa a fechar simplesmente portas. Continuo a achar que a Red Bull… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  JP INAU
3 anos atrás

“As equipas da RB são insignificantes no seio do gigante RB”
“a sua presença(da Ferrari na F.1) é essencial do ponto de vista comercial da marca e de todas do Grupo FIAT”
What else?

no-team
3 anos atrás

Ou seja, por um lado, mudanças dramáticas no que diz respeito à aerodinâmica. Por outro, congelamento total dos motores, isto em cima “tokens” e mais “tokens” para deixar a F1 no marasmo do costume. Claro que, quem mais ganha com este possível congelamento é a Mercedes, é aliás, a única a par da Red Bull. A Ferrari e a Renault não podem contribuir para esta medida, nem o vão fazer, até porque ambas as equipas estão a trabalhar com grande afinco e a investir imenso dinheiro, há tempo demais, para agora simplesmente deixar tudo como está. O desespero da RB… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Não se metessem a jeito para ninguém lhes querer dar o motor.

A Honda também não entendo. Sempre a sair e a entrar na f1. Mais 10 ou 15 anos e lá estão eles de regresso…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Quando dava jeito à RB: “Congelar os motores é matar a F1! Não podemos congelar!!!”
Quando não dá jeito à RB: “Temos de congelar os motores! É a única solução para salvar a F1!!!”

zbranco
zbranco
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Quem vai atrás vai sempre a reclamar que os da frente deviam parar um bocadinho para ser mais justo.

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