F1, Helmut Marko: “Mercedes perdeu o norte”

O arranque de época falhado por parte da Mercedes continua a dar que falar e Helmut Marko não iria perder a oportunidade de comentar a atualidade de uma equipa adversária. O responsável da Red Bull traçou um cenário negro para a Mercedes.
Com um carro que voltou a não corresponder às expetativas criadas, a Mercedes procura agora soluções para voltar a ser competitiva, mas essas soluções não são fáceis de encontrar, mais ainda com um limite orçamental. Marko acredita que a equipa perdeu o norte e que recuperar não será fácil:
“A Mercedes tem mais do que um obstáculo, isso é claro”, disse Marko ao OE24. “Eles não fizeram qualquer progresso em relação à época passada. Se olharmos para as diferenças, foi mesmo um passo atrás. Eles parecem ter perdido o norte. Estou curioso para ver o que vão fazer agora. Por causa do limite de custos, é um problema desenvolver o carro rotineiramente. Como é que se faz um carro completamente novo? A menos que consigam um “golden shot” (resolvam os problemas todos de uma vez), o que eu não acredito após experiências recentes”.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI
Por causa do limite de custos, é um problema desenvolver o carro rotineiramente
É preciso ter descaramento. Violaram o orçamento em 2021 e talvez o de 2022 (afirmação do Horner) e tem agora a lata de falar nisso?
Parecem-me que não foi só o norte que eles perderam… só na equipe técnica foram uma boa dúzia de nortes… a que se juntam mais uma boa dúzia de parcerias técnicas e tecnológicas que foram consideradas, pela nova geração técnica, como obsoletas e sem futuro… nota-se o resultado de toda a nova sabedoria… fantástico… Não vai ser fácil encontrar de novo o norte porque, a equipe se foi ajustando demais às vontades e caprichos da “estrela da companhia”…Dispersou energias e motivação meramente desportiva e técnica, com todo um conjunto de temas e políticas sociais, das mais variadas, para além de… Ler mais »
O problema do limite do orçamento é só seguir a Redbull e para a performance é falar com a Aston e pedir de volta o pacote que ele dizia que foi vendido há uns anitos
Claro que já cá faltava o Helmut a constatar o óbvio e bater no morto. Mas ele sabe bem o quão difícil é desenvolver um monolugar dentro do limite do orçamento, por isso o quebraram em 2021 que os beneficiou nesse ano e ainda beneficia agora, visto que não tiveram de tirar dinheiro ao carro de 2022 para vencer em 2021. Ao contrário da Mercedes que lutou até ao fim de 2021 e ainda fez o carro de 2022 tudo dentro do orçamento. Se calhar o que a Mercedes tem de fazer é ultrapassar o orçamento do catering e já… Ler mais »
Quem tem Adian Newey na equipa pode falar assim… Tirem de lá esse senhor e a Red Bull e vão ver