F1, Grosjean: “A Renault teve receio”

Por a 9 Janeiro 2019 14:09

Romain Grosjean teve um 2018 de altos e baixos… ou melhor de baixos e altos, pois a época começou de forma desastrosa, com erros  comprometedores e terminou com o francês a mostrar bom andamento, compostura e bons resultados.

A Haas viveu muito do momento de forma dos seus pilotos, mas mostrou uma grande evolução em 2018. Terminou a época em quinto lugar, à frente de equipas com mais experiência, pois a estrutura americana tem apenas 3 épocas no seu CV. Grosjean acredita que a equipa deu um salto e que agora pertence ao grupo das equipas do meio da tabela, algo que ficou claro na luta com a Renault que precisou de usar alguns truques para travar o ímpeto da Haas, como aconteceu em Monza, em que a equipa francesa colocou um protesto devido ao uso indevido um fundo plano por parte da Haas, depois da FIA ter pedido às equipas para mudarem um pormenor nesse componente. A equipa não fabrica as suas peças e pediu um adiamento a FIA para a introdução do fundo para Singapura mas a FIA respondeu que se a Haas surgisse em Monza com fundo plano que estavam a usar, poderiam ser alvo de protesto por parte de outras equipas. A Renault aproveitou e fez o protesto e como o fundo plano estava ilegal, Grosjean perdeu sexto lugar (Sainz tinha sido oitavo e Hulkenberg 13º).

Para o piloto francês essa foi a prova de que a Renault estava com receio da Haas:

“Não acho que tenha sido uma atitude com desportivismo”, disse ele sobre o protesto da Renault. “Mas sim eles estavam com receio, o que é bom. Eles devem ter receio no futuro.”

“Há algumas coisas [que a equipa tem de melhorar]. Um exemplo é que não produzimos peças, por isso temos de as fabricar  fora e às vezes demora um pouco mais. Esse é um exemplo que eu posso dar , entre outros. Algo que levaria três dias para fazer, para nossa equipa talvez demore três semanas. Como o fundo plano, que não tivemos tempo de trocar para  Monza. O ganho de desempenho era zero. Absolutamente zero, mas nós não tivemos tempo  e Renault jogou com isso. O Gunther [Steiner] está bem ciente  do que é preciso fazer. Ele entende muitas coisas e isso é ótimo. Nós conversamos com muita frequência, mas ele está ciente das coisas que precisamos melhorar e é algo em que estamos a trabalhar. O resto é apenas um processo de crescimento normal que temos de fazer.”

A Haas ficou a 29 pontos da Renault. Se contarmos os oito pontos de Monza, 27 pontos que potencialmente poderiam ter sido ganhos em Melbourne, vemos que a Haas ficou muito perto de ultrapassar a Renault no campeonato, pelo que o raciocínio de Grosjean faz sentido. Mas é preciso ter em conta o trabalho de reestruturação que a Renault fez no ano passado e a evolução que é esperada pela parte do chassis e do motor. A Haas poderá subir ainda mais o nível em 2019 mas certamente que a Renault também fará o mesmo. Terão os franceses motivos para recear a Haas?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado