F1: Grande Circo não pára e segue para a Áustria

Por a 28 Junho 2018 12:15

A F1 seguiu directamente da França para a Áustria, uma viagem curta mas sem pausas, naquele que é a segundo de três fins de semana seguidos, que ainda passará pela Grã-Bretanha, antes de ir para a Alemanha, a última prova antes da interrupção de um mês, que a F1 faz obrigatoriamente no verão.

O palco deste fim de semana é uma das pistas mais rápidas do do calendário… Red Bull Ring.

O Red Bull Ring começou a sua vida como  Österreichring em 1970, tendo recebido a F1 até 1987. Entretanto a pista foi remodelada de forma a aumentar a segurança. O responsável pela alteração traçado foi o inevitável Tilke mas desta vez não fez asneira e manteve a essência do circuito. A remodelação foi paga pela operadora de telecomunicações A1 e como tal a pista foi rebaptizada de A1-Ring. Recebeu a F1 de 1997 a 2003.

Entretanto o circuito começou a ser alvo de novas obras de requalificação mas as obras ficaram a meio e como tal o circuito não pôde ser usado nesse tempo. O destino do circuito parecia traçado mas  Dietrich Mateschitz ,dono da Red Bull, comprou o complexo. Depois de avanços e recuos, as obras foram concluídas  e a pista recebeu em 2011 o DTM e a F2, estando criadas as condições para o regresso da F1 que se concretizou em 2014.

É uma pista que mostra que a simplicidade é por vezes a chave do sucesso embora o declive que apresenta se torne num desafio, pois as velocidades são altas. Uma pista à antiga, onde não há o “pára arranca” dos novos traçados, com curvas a 90 graus. Aqui o que conta é a velocidade e o talento para andar mais depressa que os outros . É uma pista que à semelhança do Canadá, que exige ao nível da velocidade de ponta, mas mais fluída, que proporciona boas corridas.

 

O campeonato chega à Austria depois de mais uma cambalhota na liderança. O erro de Vettel na curva um em Paul Ricard  custou-lhe a corrida e a liderança de um campeonato renhido e muito bom de seguir. Hamilton não deixou escapar a oportunidade e tem agora 14 pontos de vantagem sobre o seu adversário directo. A luta entre os dois será um dos focos para este fim de semana mas os Red Bull poderão juntar-se a esta festa. A jogar em casa, os “Bull´s” querem aproveitar os pontos fortes do chassis para conseguirem um bom resultado. Ricciardo está em grande forma e Verstappen começa agora a mostrar todo o seu talento sem toques à mistura. Os finlandeses continuam numa fase de altos e baixos. Bottas tem tido o azar do seu lado e tem perdido muitos pontos sem culpa própria e Kimi tem alternado exibições positivas com outras mais apagadas.

Na luta do meio da tabela a Renault começa a instalar-se e tanto Hulkenberg como Sainz tem evidenciado andamentos muito bons, algo que deverá acontecer também na Áustria. Seguem-se a McLaren, que não pontua desde Barcelona e que continua sem solução para a crise, a Force India que tem melhorado, mas tem perdido alguns pontos de forma ingrata e a Haas, que parecia ter perdido o andamento do início do ano mas que em França voltou a surgir em bom nível.

No grupo que fecha as contas, temos uma Sauber cada vez mais ambiciosa, graças às excelentes prestações de Leclerc, uma Toro Rosso que terá agora ainda mais atenção por parte de todos, para ver como evoluiu a Honda que para o ano fornecerá a Red Bull (Hartley precisa mesmo de mostrar algo mais) e por fim a Williams que continua sem mostrar nada e que na Áustria não deverá ter o melhor traçado para voltar aos resultados positivos.

 

Horário:

Sexta

TL1;  10:00 – 11:30

TL2: 14: – 15:30

Sábado

TL3: 11:00 – 12:00

Qualificaçao: 14:00 – 15:00

Domingo

Corrida: 14:10

 

Dados da pista:

Cumprimento de pista: 4.326Km

Nº de voltas: 71

Distância de corrida: 307,02km

Volta mais rápida em corrida: 1:08:337 (Michael Schumacher, 2003)

Record de pista: 1’06.228 (Lewis Hamilton, 2016, Q2)

Nivel de Downforce: Médio/Baixo

Pneus:

 

 

Onboard da pista:

 

 

No ano passado foi assim

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado