F1, GP de Las Vegas: Apesar de tudo, balanço positivo

Por a 19 Novembro 2023 12:30

Foi um fim de semana de muita festa, de emoções forte, de muitos altos e baixos, mas o balanço do GP de Las Vegas acaba por ser positivo, com uma das corridas mais animadas do ano.

Se durante o ano tivemos quase sempre um vencedor anunciado ainda antes da corrida, com o domínio de Max Verstappen e da Red Bull a ser por demais evidente, em Las Vegas tivemos indefinição até perto do fim, com a luta Versappen vs Leclerc a animar os fãs. Uma corrida animada, interessante nas lutas em pista e na estratégia.

O fim de semana começou da pior forma, com o caso da tampa, que adensou as dúvidas sobre o espetáculo “à americana”, que poucas vezes é apreciado deste lado do Atlântico. Apesar de ter sido um episódio que não devia ter acontecido, teve o condão de tornar o evento ainda mais falado. Pelo hype criado e pelas expetativas defraudadas na sexta. O espetáculo no sábado e no domingo compensou as críticas.

Pode-se gostar mais ou menos desta forma de apresentar a F1 e Max Verstappen, de forma muito franca e direta, colocou o dedo na ferida. O desporto deveria focar-se mais no desporto e não no espetáculo à volta e não se focar em fãs que não querem saber das corridas. É uma visão muito certa do que deve ser o caminho da F1. Mas, para um espetáculo pago a peso de ouro no caso de Las Vegas, apresentar apenas carros em pista seria pouco. As queixas dos pilotos, especialmente as de Verstappen, devem ser motivo de reflexão para a Liberty. O que se quer mostrar aos fãs? Uma festa em que por acaso acontece uma corrida, ou uma corrida de nível mundial com festa à mistura. É que para muitos fãs, pagar caro para ver tanta coisa não interessa e muitos certamente não se importariam de pagar menos para ver apenas a corrida. Do outro lado da balança, há os fãs que querem muito mais do que corridas. É preciso encontrar um equilíbrio (difícil de encontrar) que conjugue duas realidades distintas.

Las Vegas quer roubar a coroa ao Mónaco. Ao nível do desafio para os pilotos, Verstappen resumiu de forma eloquente: “Mónaco é a Champions League, Las Vegas é campeonato nacional”. Mas ao nível da festa e do glamour, Mónaco que se cuide. Que não perca a identidade que faz do Mónaco um evento especial, mas que também não se deixe descuidar, pois a aposta em Las Vegas é clara. Pelo menos em animação na pista, Las Vegas vai conquistar fãs mais facilmente do que as ruas do principado.

Se a tal tampa não tem saltado e exposto algumas fragilidades da organização, este teria sido um fim de semana em grande para a F1. Assim, foi também um fim de semana interessante de seguir, com uma corrida muito entretida (o rótulo de melhor corrida do ano parece algo exagerado), muita ação dentro e fora de pista e um início de reflexão sobre o que se pretende para a F1, que faz todo o sentido. Las Vegas parece ser uma boa adição ao calendário, quer se goste ou não da forma como nos é servido. E a Liberty, apesar de alguns tropeções, parece ter acertado mais uma vez.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado