F1, GP da Bélgica: Pilotos queixam-se da visibilidade

Por a 30 Julho 2023 10:56

Os problemas de visibilidade em pista molhada mantém-se, mesmo com esta nova filosofia de difusores traseiros, que pretendem atirar o spray mais alto, de forma a minimizar a criação de uma parede de água. Mas os pilotos consideraram que a visibilidade continua muito má em condições de chuva.

“Estava em quarta velocidade na reta, meio pedal, e não conseguia ver a luz do George [Russell] à minha frente”, disse Daniel Ricciardo, da AlphaTauri, quando o Motorsport.com questionou sobre este problema “No final, obviamente estou contente por termos terminado a corrida. Penso que toda a gente está a salvo, mas a visibilidade… é uma pena. Já faço isto há algum tempo e não me lembro de nada assim. Obviamente, nos últimos anos tem sido mau. Mas há cinco, dez anos, corríamos nestas condições. Queremos correr, porque o molhado também é divertido. Mas, sinceramente, acho que o onboard capta bem o que não vemos. Qualquer coisa acima da quarta velocidade, provavelmente, é assim [cruza os dedos].”

Hulkenberg considerou que o spray só piorou desde a mudança para carros com efeito de solo em 2022.

“Diria que estes carros com efeito de solo pioraram a situação. Não me lembro que fosse tão mau”, disse o piloto da Haas. “É adivinhar, ter esperança e estamos sempre à procura das luzes intermitentes. Mas, a certa altura, o spray torna-se tão espesso que se perde a visão. Por isso, não é ótimo”.

George Russell, considerou que a falta de visibilidade é um problema maior em Spa do que noutros circuitos e propôs uma solução para tentar limpar mais água.

“Penso que fizeram um bom trabalho, dadas as circunstâncias. São condições muito difíceis e incrivelmente perigosas. Estamos a 300 km/h na reta e não conseguimos ver 50 metros à nossa frente. Parece particularmente mau neste circuito. Não sei se é a humidade ou as árvores, mas o spray parece não se dispersar e é como se estivéssemos a conduzir para uma nuvem. Senti que aquelas quatro voltas com o safety car não nos deram muito. Talvez uma solução para o futuro seja permitir-nos fazer 2-3-4 voltas a toda a velocidade de corrida e depois trazer o Safety Car para neutralizar o pelotão e voltar a acelerar, porque depois de duas voltas de corrida as coisas estavam muito melhores.”

Foto: Martin Trenkler

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado