F1, GP da Austrália: Toda a história até ao cancelamento

Por a 12 Março 2020 23:48

Depois de horas de incerteza, a FIA lançou finalmente uma declaração oficial em que confirma o cancelamento do GP da Austrália.

Foram horas de incerteza e confusão em Melbourne, num dos momentos que ficará para a história da F1. Os momentos de confusão sucederam e as dúvidas demoraram muito tempo a serem disspidadas.

O dia começou com a confirmação de que um membro da McLaren era portador do COVID-19, o vírus que alastra pelo mundo inteiro e que é agora uma emergência global. A ameaça do cancelamento pairava sobre o evento já desde a semana passada, com o aumento galopante de casos por todo o mundo. Mas os organizadores e a F1 fizeram de tudo para que o evento se realizasse.

A notícia da presença de pelo menos um portador confirmado do COVID-19 levou a McLaren a anunciar que não iria participar na prova, colocando em primeiro lugar a saúde e a segurança de todos. Parecia claro que não havia outra hipótese a não ser o cancelamento. Seguiram-se reuniões com as partes interessadas (Promotores, F1, equipas) e os rumores que foram saindo aumentavam a cada hora. A Sky Sports anunciou que o evento se iria realizar, para mais tarde ser desmentida pela BBC, ao que se seguiu a Autosport.com e a Reuters. A Sky voltou atrás e também noticiou que a prova não se iria realizar.

Apesar da noticia, o promotor local anunciou que as portas do recinto iriam abrir as 08:45 locais e que o público poderia entrar. Pouco depois, saía a notícia que o evento continuaria apenas com as provas de suporte e sem público. Por esta altura não havia confirmação do cancelamento da prova de F1. Surgiram relatos de pessoas à espera que as portas abrissem sem que tal acontecesse. Entretanto, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen já estavam nos voos em direcção à Europa e equipas como a McLaren, Mercedes, Ferrari e Renault tinham tudo preparado para desmontar as boxes.

Finalmente, depois de tanta incerteza, a FIA lançou um comunicado conjunto em que confirma o cancelamento:

Após a confirmação de que um membro da McLaren Racing Team deu positivo para o COVID-19 e a decisão da equipa de se retirar do Grande Prêmio da Austrália, a FIA e a Fórmula 1 convocaram uma reunião com os outros nove diretores de equipa na noite de quinta-feira. Dessas discussões concluiu-se, com a concordância da maioria das equipas, que a corrida não deveria prosseguir. A FIA e a Fórmula 1, com o apoio total da Australian Grand Prix Corporation (AGPC), portanto, decidiram que todas as atividades da Fórmula 1 para o Grande Prémio da Austrália estão canceladas.

Entendemos que esta é uma notícia muito decepcionante para os milhares de fãs e todos os titulares de ingressos receberão um reembolso total e um novo anúncio será comunicado em devido tempo.

Todas as partes levaram em consideração os enormes esforços da AGPC, Motorsport Austrália, funcionários e voluntários para organizar a jornada de abertura do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA 2020 em Melbourne, no entanto, concluíram que a segurança de todos os membros da família Fórmula 1 e de toda a comunidade, bem como a imparcialidade da competição são prioridades.

Assim a primeira jornada do campeonato caiu, a segunda poderá não acontecer pois além das quarentenas de vários membros das equipas, a situação em Itália poderá afetar seriamente a Ferrari, Alpha Tauri, Haas e Pirelli e pelas ações que estão tomadas por vários governos pelo mundo fora, as restrições às viagens deverão aumentar consideravelmente. Assim, os rumores apontam que a ronda asiática não deverá acontecer e alguns apontam que até o GP do Mónaco pode ser adiado ou cancelado. Esta situação pode ter consequências catastróficas para a F1. Resta aguardar pelos desenvolvimentos, mas para já o mais certo é, tal como o resto do mundo, a F1 fazer uma pausa e esperar por melhores dias

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado