F1, GP da Austrália: Lando Norris faz a pole, Piastri fica a 0.084 seg.

Por a 15 Março 2025 06:14

O favoritismo da McLaren confirmou-se. Lando Norris e Oscar Piastri foram os homens mais rápidos na qualificação, com vantagem para Norris que assinou a primeira pole de 2025, de forma dominante face ao resto da concorrência. A diferença entre Norris e Piastri foi de apenas 0.084 seg., mas a diferença para Max Verstappen foi de 0.3 seg.

A McLaren dominou a qualificação, mas Max Verstappen provou que pode ser uma ameaça, especialmente para amanhã, com a chuva prevista. O piloto da Red Bull tirou tudo o que o seu RB21 tinha para dar, mas conseguiu apenas o terceiro lugar. Por outro lado, Liam Lawson, começou a sentir os efeitos da “Maldição Verstappen” com uma qualificação pobre (problemas no carro e uma volta longe do ideal ditou afastamento na Q1). George Russell conseguiu um excelente quarto tempo, enquanto o seu colega Kimi Antonelli ficou eliminado na Q1, com danos no fundo do seu carro.

Yuki Tsunoda fez uma excelente qualificação e colocou o seu Racing Bull em quinto, piscando o olho aos responsáveis da Red Bull com este resultado. Alex Albon fez o sexto tempo, num excelente esforço, ficando à frente de Charles Leclerc e Lewis Hamilton. A Ferrari parecia a maior ameaça à pole da McLaren, mas essa ameaça não se materializou, com uma prestação desapontante.

Pierre Gasly levou o seu Alpine até ao nono lugar (Jack Doohan foi 14º) e Carlos Sainz contentou-se com o 10º posto.

Destaque para o ritmo fortíssimo da McLaren, que é a clara favorita nesta fase, para a excelente prestação de Max Verstappen, que continua a fazer magia com o seu monolugar e para os tempos de Tsunoda a Albon. Gabriel Bortoleto também merece nota positiva por ter superado o seu colega de equipa e por ter conseguido uma primeira presença na Q2.

Nota negativa para a Aston Martin, longe do top 10, para Liam Lawson e Kimi Antonelli e especialmente para Oliver Bearman que está a ter um péssimo fim de semana. Um acidente no TL1, uma saída de pista no TL3 e uma qualificação que não aconteceu com problemas na sua caixa de velocidades.

Q1

Depois de várias semanas de antecipação, entusiasmo e muita expetativa, a F1 2025 mostrou finalmente a sua verdadeira face. O tempo de esconder o jogo, das dúvidas e das extrapolações terminou e os pilotos foram para a pista com apenas uma missão: serem os mais rápidos.

Com 38,7 °C de temperatura do asfalto, 31,7 °C de temperatura do ar e 50% de humidade, as nuvens começavam a pairar sobre Albert Park, numa sessão que viu a grande maioria dos carros entrarem na pista, assim que a luz verde se acendeu no final da via das boxes. George Russell e Kimi Antonelli iniciaram a sessão com pneus médios, enquanto o resto da concorrência começava com pneus macios.

O fim de semana de Oliver Bearman piorava sobremaneira, com um problema na caixa de velocidade. O jovem piloto da Haas, que estava a ter um péssimo fim de semana, via a sua sorte piorar ainda mais.

O seu colega, Esteban Ocon, foi o primeiro a marcar um tempo, no segundo 17, na mesma altura em que Bearman colocava um ponto final na sua participação nesta qualificação. Russell também começou no segundo 17, enquanto Jack Doohan, Nico Hülkenberg e Fernando Alonso iniciavam a sessão no segundo 16.

Os tempos de referência seguiram-se pouco depois, com Charles Leclerc a subir à primeira posição, destronado pouco depois por Lando Norris, batendo à porta do segundo 15, tirando quase meio segundo ao registo de Leclerc, com Lewis Hamilton ainda atrás de Alonso. O tempo de Oscar Piastri ficou apenas a 0.154 seg. do registo do seu colega. Max Verstappen também mostrou um bom andamento, separando os dois McLaren, instalando-se no segundo lugar.

No final dos primeiros dez minutos, apenas os homens da Racing Bulls não tinham tempo, mas já em pista para remediar essa situação. A meio da sessão, Russell conseguia o quarto tempo com os médios, uma boa operação para poupar um conjunto de pneus macios.

No final desta primeira fase da Q1, a ordem era Norris, Verstappen, Leclerc, Piastri, Alonso, Russell, Hamilton, Carlos Sainz, Alex Albon e Lance Stroll.

Pilotos como Liam Lawson (ligeira saída de pista), Doohan, Kimi Antonelli (aparente problema com a altura ao solo do seu monolugar) e Pierre Gasly estavam ainda longe do top 10. Na zona de eliminação estavam Gasly, Hulkenberg, Lawson, Ocon e obviamente Bearman, que estava nas boxes.

Liam Lawson voltou a ter uma péssima volta na segunda tentativa com pneus novos e a eliminação na Q1 ficava assim garantida. Na frente, Russell subia ao segundo lugar, Hadjar fazia o nono tempo e Doohan ficava com o oitavo registo, à frente de Gasly. Hamilton, assinava o sexto tempo.

Gabriel Bortoleto conseguiu um lugar na Q2 num esforço final muito bem conseguido. Eliminados ficavam Kimi Antonelli, Hulkenberg, Liam Lawson, Esteban Ocon e Oliver Bearman.

Na frente, Norris ficou com o melhor tempo (1:15.912), seguido de Russell, Verstappen, Leclerc e Piastri.

Q2

No arranque da Q2, Max Verstappen começava de faca nos dentes, entrando claramente no segundo 15, mesmo com algumas hesitações, especialmente no último setor. George Russell subia ao segundo lugar e pouco depois, Oscar Piastri tirava 0,2 segundo ao tempo de Verstappen, com Lando Norris a ficar a 0.088 seg. do seu colega de equipa. Charles Leclerc era o quinto mais rápido nesta fase, logo atrás de Alex Albon, Lewis Hamilton e Carlos Sainz.

A primeira volta de Fernando Alonso não foi a melhor, com uma ligeira saída de pista que prejudicou o esforço do espanhol. Já Yuki Tsunoda assinava o sexto registo, mostrando um ritmo muito interessante.

A meio da Q2 a ordem era Piastri, Norris, Verstappen, Russell, Leclerc, Tsunoda, Albon, Hamilton, Gasly e Sainz. Na zona de eliminação tínhamos Isack Hadjar, Lance Stroll, Gabriel Bortoleto, Alonso e Jack Doohan.

Nas segundas tentativas, a Ferrari mostrava-se em apuros, com Leclerc e Hamilton a não conseguirem mais do que quinto e sexto, dando pouco conforto para passarem à Q3.

Com três minutos para o fim da sessão e depois de trocarem de pneus, os carros regressaram à pista. Leclerc e Hamilton tentavam melhorar os seus tempos com o mesmo conjunto de pneus, para uma terceira tentativa.

Gabriel Bortoleto evitou um grande acidente, mas a sua volta ficou comprometida. Quando o pelotão tentava melhorar os registos, Lewis Hamilton fez um pião e comprometeu a volta de muitos adversários.

No final da Q2, ficavam eliminados Hadjar, Alonso, Stroll, Doohan e Bortoleto. Lando Norris (1:15.415) ficou com o melhor tempo, seguido de Piastri, Verstappen, Russell, Leclerc, Hamilton, Sainz, Tsunoda, Albon e Gasly.

Q3

A derradeira parte da primeira qualificação do ano começava com a notícia que George Russell não seria penalizado por, potencialmente, impedir a volta de Charles Leclerc. Apesar de Max Verstappen parecer a ameaça mais direta, Lando Norris e Oscar Piastri pareciam os grandes favoritos à pole.

A primeira volta de Piastri parecia prometedora, mas um erro na penúltima curva custou tempo precioso. Lando Norris via a sua volta apagada, enquanto Charles Leclerc passava para o topo da grelha, destronado por George Russell segundos depois. Foi sol de pouca dura, com Max Verstappen a tirar 0.024 seg. do tempo de Russell e a ficar com a pole provisória. O que parecia ser uma pole garantida para os homens da McLaren complicava-se na Q3 com erros dos seus pilotos.

A ordem antes das derradeiras voltas era Verstappen, Russell, Leclerc, Piastri, Albon, Tsunoda, Hamilton, Gasly, Sainz e Norris.

Na segunda tentativa, Oscar Piastri tirou quase 0.5 seg. ao tempo de Max Verstappen, com Norris a fazer melhor, tirando 0.084 ao tempo do seu colega. Verstappen assinou o terceiro tempo e ficava sem a pole para este ano, à frente de Russell, com Yuki Tsunoda a fazer um impressionante quinto tempo. Seguiram-se Albon, Leclerc, Hamilton, Gasly e Sainz a fechar o top 10. Norris ficou com a pole para o GP de Melbourne (1:15.096), com a companhia de Piastri na primeira linha da grelha.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

16 comentários

  1. Pity

    15 Março, 2025 at 6:37

    Tivemos algumas surpresas, boas e más.
    Norris a mostrar ao que vem e Piastri a “morder-lhe os calcanhares”. Verstappen não ficou tão longe como Marko vaticinava. Russell muito bem.
    Surpresas positivas: Tsunoda, Williams e Bortoleto, que conseguiu bater o seu muito experiente colega de equipa.
    A Ferrari desiludiu. Não esperava que batesse a McLaren, mas 7° e 8° foi muito pouco.
    Ma estreia de Lawson e da Haas.

    • Luis Filipe

      15 Março, 2025 at 8:30

      O Lawson que se cuide o Perez parece que ainda está disponível

      • Pity

        15 Março, 2025 at 9:07

        😀 Ainda é cedo para pôr o Lawson em risco, foi a primeira qualificação com a Red Bull, mas há um “pirata” (*) a mostrar-se.
        (*) pirata é parte da alcunha dada por chineses a japoneses num livro de Pearl Buck. Não cito a alcunha inteira, por respeito ao Tsunoda (e porque caía-me toda a gente em cima).

  2. Campos

    15 Março, 2025 at 6:41

    Passeio para Mclaren este ano!
    Eles ganharam cerca de 3/4 décimas só no último setor, logo foram os únicos a lá chegar ainda com pneu, isto mostra que carro trata muito bem os pneus e em corrida vai fazer a diferença para os restantes adversários.
    Uma palavra para prestação de Tsunoda, grande quinto lugar, a Williams bem também.
    A Ferrari, mais do mesmo depois de uma grande época falha no início da seguinte, nada novo. Vão sentir dificuldades e parece que vão ter alguns problemas para resolver pelo menos neste início de época, e a maior vantagem do carro do ano passado era na gestão dos pneus sendo que este não parece ter, vamos ver se o ritmo de corrida no treino 2 é verdadeiro ou se tinha menos combustível que a McLaren.
    Vamos esperar pela corrida, porque com previsão de chuva vamos ver se alguém da frente apostou mais numa afinação para esse cenário, sendo que nessas condições o Max é principal favorito!

  3. malhaxuxas

    15 Março, 2025 at 7:20

    Mais do mesmo. Vai ser uma seca!

  4. Guilherme Moreira

    15 Março, 2025 at 8:53

    Enfim, qualificação cheia de surpresas em termos dos não Mclaren e da hierarquia, acho que o pior cenário confirmou-se com a Mclaren que provou nos testes ter o melhor carro, a arrasar a concorrência com um chassis perfeito o carro com mais downforce aquele terceiro setor arrasou a concorrência, e a fechar a primeira linha da grelha pela primeira vez desde 2012, este Mclaren está um foguete está no ponto, vamos ver se é finalmente amanhã que um piloto australiano sobe ao pódio e pode até vencer o Piastri seria épico, mas com chuva não sei não, vamos ter surpresas provavelmente! Quanto ao resto atrás dos mclaren, muitas surpresas que eu não estava à espera, claro estou a falar do max e do red bull, que depois de todas as dificuldades nos testes e nos treinos livres, a conseguir voltas muito fortes e o Max a fazer uma qualificação diria perfeita com um carro claramente longe do Mclaren em termos de equilibrio e downforce, foi no braço sem duvidas! Mercedes e Russell, não tão surpresa, esperava até que ficassem mais proximos dos mclaren, penso que as temperaturas altas não ajudaram nada, acho que amanhã com chuva são candidatos á vitoria atrás dos mclaren e claro do max que pode bem ser o grande favorito à vitoria! Ferrari, absolutamente vergonhoso, trágico, desastroso, surpreendente, não há palavras, acho que pior era impossivel, a equipa ser batida pela williams e a racing bulls, que claramente deram um salto gigantesco em relação a 2024, mesmo assim muito mau, leclerc a bater largo o hamilton como era esperado, mas mesmo assim 7º lugar é humilhante para a scuderia, que pode ver a mclaren, red bull e mercedes ganhar muitos pontos amanhã, o carro parecia bom nos testes, mas parece ter problemas de downforce e de traseira, como o carro de 2023 e 2016, enfim acho que morreram todas as possibilidades de serem campeoes, foram pelo caminho errado! Excelentes voltas do Albon e Tsunoda, a baterem largo os seus colegas de equipa, Sainz parecia muito bem nos treinos livres mas hoje não teve unhas, Alpine muito bem o Gasly volta muito boa a provar o bom andamentos dos testes, carro com potencial para lutar com williams pelo 5º lugar no mundial de construtores, dos rookies claramente Hadjar a ser a estrela da companhia, com o Doohan muito bem e o Gabriel Bartoleto a calar os criticos e o dr. Helmut Marko a fazer uma volta extraordinaria! Quanto aos Aston Martin a confirmar os problemas dos testes, carro muito lento face à concorrencia não deram um salto ao nivel dos rivais, mesmo assim conseguiram melhor do que o esperado e meteram os 2 carros no Q2 mas tambem numa pista onde andaram muito bem nos ultimos 2 anos, Alonso a fazer uma Q1 espetacular com os 2 primeiros setores purple, penso que o tempo da Q1 acaba por ser melhor que o da Q2 salvo erro, mas não daria ainda assim para chegar à Q3, vamos ver se amanhã á chuva o Alonso salva os moveis e consegue uma gracinha e colocar este aston nos pontos, mas será extremamente complicado, muito trabalho para os engenheiros fazerem para tentar evoluir este carro e tentar dar alguma luta à williams e alpine e RB mas neste momento é bastante improvavel! Acho que tambem esta qualificação não reflita a verdadeira hierarquia da f1 2025, visto que muitas equipas podem ter optado por uma afinação de chuva por causa de amanhã e ser melbourne um layout diferente dos circuitos convencionais, acho que a China e sobretudo Japão e Bahrein darão uma melhor imagem e hierarquia real, acho que a Mercedes com as temperaturas frias expectáveis na china em Xangai, vai fazer uma gracinha e podem mesmo fazer a pole e vencer! Quanto aos rookies da mercedes e meio da red bull, já sei que vão cair em cima do Lawson sobretudo e do Kimi Antonelli, mas tenham calma foi a primeira qualificação do ano, tiveram problemas, certeza que amanhã vao subir lugares e fazer uma corrida de recuperação e nos proximos GP pelo menos o Antonelli que tem um carro mais equilibrado e facil de conduzir que o red bull, vai chegar ao Q3 sem grandes dificuldades! Bom GP e corrida a todos, e que vença o melhor com grande espetaculo!

    • Pity

      15 Março, 2025 at 9:14

      Sim, a Ferrari desiludiu, mas talvez tivessem uma afinação a pensar na chuva se amanhã. Se foi isso, pode ter sido uma boa jogada.

      • Campos

        15 Março, 2025 at 10:04

        Se assim for o Hamilton amanhã é forte candidato a lutar pela a vitória, mas largar no meio do pelotão pode criar alguns problemas e perder muito para a frente da corrida.
        Havia esta dúvida em relação à Ferrari, saber em que ponto se encontravam, o conceito é novo e vão ter que aprender o funcionamento do carro, convém é não perder muito tempo até extrair o melhor do carro, pois pode ser tarde de mais para lutar pelos títulos.

      • jo baue

        15 Março, 2025 at 10:23

        A 7 e 8 décimos ?

    • jo baue

      15 Março, 2025 at 10:21

      O Alonso é mesmo fantástico. O Astroll Martin uma bosta. O extraordinário Bortoleto, esse calou o Marko.

      A Ferrari é pior que bosta.
      O Mercedes é carro que permite aos seus pilotos vencerem pelo menos em Xangai, ao contrário do RB do neozelandês

      Curiosa e interessante análise.

  5. Cágado1

    15 Março, 2025 at 9:37

    Antonelli e Lawson muito longe dos chefes de fila, a mostrar que têm muito para aprender. Bortoleto a mostrar que é um piloto classe B e Doohan classe C 😉 – o que será o Lawson Dr. Marko? Ou será será que o problema não era só do Pérez?

    • jo baue

      15 Março, 2025 at 10:51

      O Antonelli quando chegou à curva 6 apanhou gravilha na pista e alargou ligeiramente a trajectória e ( algo estranhamente)danificando aí o fundo do carro, o que só na recta final o fez perder pelo menos 3 décimos ( ou décimas, para quem preferir) de acordo com a MB.

      Ao Lawson deram o ‘carro do Checo’ (?)

  6. Canam

    15 Março, 2025 at 9:52

    A relação de forças não se alterou basicamente. Como geralmente sempre acontece. Este Lawson se calhar ainda é pior do que o Perez. O Antonelli igualmente se candidata a grande flop. Mas ainda é tudo muito prematuro.

  7. Rui

    15 Março, 2025 at 11:37

    McLaren a começar muito bem ao contrário da Ferrari e de Bearman.
    Entre os rookies Hajdar à porta do top 10 e Bortoleto a mostrar que o Sauber afinal também anda. Williams com bom andamento com Albon a levar a melhor pra já. Bom resultado de Tsunoda e também de Lawson (boca para o conselheiro). Se calhar é melhor trocar de piloto na RB. Afinal Lawson já é companheiro de Verstappen há meses! Venha a chuva e o no fim ganha o Verstappen se não desistir.

  8. Scirocco

    15 Março, 2025 at 16:41

    Marko a provar que vê mais com um olho e fechado do que muitos ao ter afirmado que a McLaren está de momento intocável ( e que lhe valeu as costumeiras ofensas a afirmar que está a fazer “mind games”).
    A Ferrari só desiludiu para quem andava iludido. A Mercedes não está tão bem mas não é culpa do seu 1° piloto. Quanto aos estreantes temos que aguardar pois penso que Lawson e o Kimi tem mais para dar. Fantástico Tsunoda e Albon

  9. F1 FOR FUN

    15 Março, 2025 at 22:06

    Será que a Ferrari tem um setup de chuva? A pista está super molhada, está a F3 a correr no spray.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado