Apesar de ter evoluído bem ao longo da época, os homens da Toro Rosso ficaram perplexos com a performance do carro em Interlagos.
Para Pierre Gasly, o fim de semana no Brasil foi mau e o francês acha que a equipa deve olhar de cima a baixo para todas as componentes para entender o que se passou:
“Sabemos que a pista [no Brasil] exige muito dos motores, especialmente com a subida na reta final, mas ficamos muito desapontados com o desempenho geral”, explicou Gasly. “Não na qualificação – foi fantástico chegar à Q3, o que não foi nada fácil, mas na corrida mostrámos um desempenho muito fraco e, no momento, não tenho respostas. Precisamos de rever tudo. “
“Tentamos diminuir o apoio aerodinâmico para compensar a falta de potência, mas isso dificulta a vida nas curvas porque deslizamos mais e a degradação dos pneus aumenta”, disse ele. “Quando você tem a vantagem com o motor, recuperamos o tempo nas rectas, e com essa diferença, podemos fazer as curvas um pouco mais devagar e ter uma boa volta no final, colocando menos energia nos pneus. Há um défice para os motores Mercedes e Ferrari, acho que isso nos coloca com a Renault numa situação um pouco mais difícil.”
“Não há nada mais que possamos fazer – sabemos onde nos falta desempenho, eles [Honda] sabem disso. Eu sei que eles estão a fazer tudo o que podem antes do próximo ano e tenho a certeza que vamos conseguir algumas melhorias para o próximo ano – mas não para a próxima corrida em Abu Dhabi. Eles estão empenhados, e acredito que para o próximo ano daremos mais um passo, mas não podemos recuperar a diferença num espaço de semana ou meses.”
Continua a haver alguma confusão no que diz respeito à Toro Rosso. Se numas semanas o trabalho da Honda é elogiado e a performance parece melhorar e é dito que está ao nível dos melhores, noutras semanas surge este discurso de que algo está mal e que a competitividade não é ainda a melhor. Todavia, a Honda está em modo 2019 pelo que os resultados deste ano são irrelevantes. Os nipónicos testam tudo o que podem para a nova época o que pode provocar estas flutuações no desempenho dos Toro Rosso. No entanto as dúvidas mantêm-se sobre a possível performance da Honda em 2019.












